segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Liturgia do dia 07/07/2018


Liturgia do dia 07/07/2018


Leituras
Am 9,11-15
Sl 84(85),9.11-12.13-14 (R/. 9)
Mt 9,14-17

13ª Semana do Tempo Comum

Sábado

Primeira Leitura: Am 9,11-15

Assim diz o Senhor: 11 Naquele dia, eu levantarei de novo a tenda de Davi, essa mesma que estava caindo; consertarei as suas fendas, reerguerei as suas ruínas, e a reconstruirei como nos dias antigos, 12 para que eles possuam o resto de Edom, e todas as nações sobre as quais o meu Nome foi pronunciado, oráculo de Javé que fará tudo isto. 13 Eis que dias hão de vir — oráculo de Javé — nos quais se seguirão de perto aquele que prepara o plantio e aquele que faz a colheita, aquele que esmaga a uva e aquele que faz a plantação. As montanhas ficarão gotejantes do suco das uvas, e ele escorrerá de todas as colinas. 14 Eu farei voltar do exílio os cativos de Israel, meu povo; eles reconstruirão as cidades devastadas, e voltarão a habitá-las; plantarão vinhedos e beberão de seu vinho, farão pomares e comerão de seus frutos. 15 Eu os plantarei de novo na terra deles, e eles não serão mais arrancados dessa terra que eu lhes dei, diz Javé, teu Deus!
Salmo: Sl 84(85),9.11-12.13-14 (R/. 9)

R. O Senhor anunciará a paz para o seu povo.

9 Escuto o que nos diz o Senhor Deus: é sem dúvida a paz que ele promete. A paz para o seu povo e seus amigos, corações que se voltam para ele.

11 O Amor e a Verdade hão de encontrar-se, pois a Justiça e Paz se oscularão. 12 Da terra brotará fidelidade, a justiça do céu se inclinará.

13 O Senhor nos dará a sua bênção, e nossa terra então dará seu fruto. 14 Eis que a justiça irá à frente dele, virá no seu encalço a salvação.
Evangelho: Mt 9,14-17

14 Então, os discípulos de João chegaram perto de Jesus e perguntaram: “Por que motivo nós e os fariseus jejuamos tanto e os teus discípulos não jejuam?”.15 Jesus respondeu: “Será que os convidados para um casamento podem ficar tristes, enquanto o esposo está com eles? Tempo virá em que o esposo lhes será arrebatado, e então jejuarão. 16 Ninguém costura um remendo de pano novo numa roupa velha, porque esse pedaço rompe a roupa e o rasgão fica maior. 17 Nem se coloca vinho novo em velhos recipientes de couro, porque do contrário eles arrebentam, o vinho escorre e os recipientes se estragam. Pelo contrário, põe-se vinho novo em recipientes novos e ambos se conservam”.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“Por qual razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?” (Mt 9,14b).
Lembremo-nos de nossas considerações sobre o que Jesus disse aos fariseus no jantar em casa de São Mateus: Quero misericórdia e não sacrifício.
Ele queria dizer que a misericórdia divina era o que Ele, como Salvador, vinha trazer aos pecadores.
Jesus é a presença da bondade de Deus no mundo. Ele veio trazer aos pecadores a alegria do perdão.
Quando os discípulos de São João Batista perguntam a Jesus: “Por qual razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?”, Jesus lhes dá a entender que Ele é a alegria do perdão de Deus aos pecadores. Portanto enquanto Ele estivesse neste mundo, este tempo devia ser considerado de festa, de anistia, de alegria geral. Ele usa precisamente a comparação com a alegria que domina as festas de casamento. Por isso diz, referindo-se a si como o noivo, e a seus discípulos como convidados: “Por acaso os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles?”.
A vinda de Jesus, o Salvador, ao mundo, é a alegria dos homens que Nele encontram o perdão, a recuperação da dignidade perdida pelo pecado, e tudo isto por ação do amor misericordioso de Deus revelado em Jesus Cristo.
Agradeçamos a Deus com coração sincero e feliz.

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário