segunda-feira, 1 de abril de 2019

Liturgia do dia 01/04/2019


Liturgia do dia 01/04/2019


Leituras
Is 65,17-21
Sl 29(30),2.4.5-6.11-12a e 13b (R/. 2a)
Jo 4,43-54

4ª semana da Quaresma

Segunda-Feira


Primeira Leitura:  Is 65,17-21

17Pois, criarei novos céus e uma terra nova e não se lembrará mais do passado, nem voltará mais ao espírito. 18Mas é uma alegria e uma jubilação para todo o sempre que eu crio, pois eis que eu crio Jerusalém para a jubilação, e seu povo para a alegria. 19Exultarei por Jerusalém, alegrar-me-ei por meu povo. Não mais se ouvirá voz de choro nem voz de gritos. 20Ali não haverá mais recémnascidos que vivam poucos dias, nem ancião que não complete seus dias. Pois o mais jovem morrerá com a idade de cem anos, e quem não atingir cem anos será considerado amaldiçoado. 21Edificarão casas e nelas habitarão; plantarão vinhas e comerão o seu fruto.



Salmo: Sl 29(30),2.4.5-6.11-12a e 13b (R/. 2a)

R.: Eu te exalto, Senhor, porque me ergueste!

2Eu te exalto, Senhor, porque me ergueste e não deixaste rir meus inimigos. 4Retiraste do abismo a minha alma reanimaste, Senhor, a minha vida, dos que descem à cova me tiraste.

5Vós, fiéis do Senhor, salmodiai; ao seu nome, que é santo, rendei graças! 6Dura um momento só a sua cólera, mas a sua bondade, a vida toda. Se o pranto vem à noite visitar-nos, ressurge de manhã nossa alegria.

11Tem compaixão de mim, Senhor, escuta-me e sejas, ó meu Deus, o meu amparo! 12aTu transformaste em festa as minhas lágrimas. 13b Louvar-te-ei, Senhor, eternamente.



Evangelho: Jo 4,43-54

43Passados os dois dias, ele saiu dali, rumo à Galileia. 44Jesus mesmo tinha dito que nenhum profeta é honrado em sua pátria. 45Quando chegou à Galileia os habitantes o acolheram bem: tinham visto tudo o que ele havia feito em Jerusalém, durante a festa, pois eles também tinham ido à festa. 46Voltou, então, a Caná da Galileia, onde havia mudado a água em vinho. Achava-se ali um oficial do rei, cujo filho estava doente em Cafarnaum. 47Ele tinha ouvido dizer que Jesus havia voltado da Judeia para a Galileia. Foi procurá-lo e suplicava-lhe que descesse e curasse seu filho que estava à morte. 48 Jesus lhe disse: “Se não virdes milagres e prodígios, não acreditareis!”. 49O oficial do rei insistiu: “Senhor, desce antes que meu filho morra!”. 50Jesus respondeu: “Volta para casa, teu filho vai viver”. O homem acreditou na palavra que Jesus lhe disse e partiu. 51Já tinha chegado à descida, quando seus servidores lhe vieram ao encontro, gritando: “Teu filho vai bem!”. 52Ele perguntou a hora em que o menino se sentira melhor e informaram-no: “Ontem, a uma da tarde, a febre o deixou”. 53O pai verificou, então, que nessa hora é que Jesus tinha dito: “Teu filho vai viver”. Por isso ele acreditou com toda a sua família. 54Este foi o segundo sinal que Jesus fez na volta da Judeia para a Galileia.



Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2019 - Ano C - São Lucas, Brasília, Edições CNBB, 2018.

Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola, 2016.



Boa Nova para cada dia



Esse foi o segundo milagre que Jesus fez, depois de voltar da Judéia para a Galileia (Jo 4,54).

O primeiro milagre de Jesus aconteceu nas bodas de Caná, segundo o Evangelho de João. O segundo aconteceu em Cafarnaum.

São João surpreende em enumerar os milagres de Jesus, coisa que outros evangelistas não fazem. Mas aqui está um detalhe que consideramos pouco. Para São João Jesus preferia que as pessoas acreditassem nele sem que precisasse fazer milagres. De fato neste mesmo Evangelho Jesus se queixa ao oficial do rei, que lhe pediu este segundo milagre, de que somente acreditariam Nele se Ele fizesse milagres; disse-lhe Jesus: Se não virdes milagres e prodígios, não credes... (Jo 4,48). Não será isto que acontece também em nossos dias, talvez conosco mesmos?

Muita gente vai às seitas “evangélicas” pedindo milagres aos “pastores” ou falsos “apóstolos”, e se deixam explorar economicamente por eles.

Existem até católicos que são sedentos de milagres, do espetacular. Não nos basta a garantia de Jesus de que teremos tudo o que precisarmos porque nos entregamos a Deus em nosso Batismo? Ele disse: “pedi e recebereis... (Lc 11,9)”. Se Ele disse, Ele cumpre.

Portanto não é necessário que Jesus faça milagres para confirmar nossa fé. Nele nós cremos, e isto confirmamos a cada vez que recitamos o Credo. Isto quer dizer que Jesus não precisa fazer milagres. Pelo contrário, ficar à espera deles todos os dias não é sinal do espírito de fé em Deus. Deus é nosso Pai. Ele nos dá o pão de cada dia, nos protege e nos dará o maior milagre possível: nossa entrada na Vida Eterna.



Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário