terça-feira, 2 de abril de 2019

Liturgia do dia 03/04/2019


Liturgia do dia 03/04/2019


Leituras
Is 49,8-15
Sl 144(145),8-9.13cd-14.17-18 (R/.8a)
Jo 5,17-30

4ª semana da Quaresma

Quarta-Feira


Primeira Leitura: Is 49,8-15

8Assim fala Javé: “No tempo oportuno te ouvi, no dia da salvação te ajudei. Formei-te e te destinei a ser a Aliança do povo, para restabelecer o país, para distribuir herdades devastadas, 9para dizer aos prisioneiros: ‘Saí!’, e aos que estão nas trevas: ‘Aparecei!’. Exultai porque Javé consola seu Povo! Comerão ao longo de todos os caminhos, nas colinas haverá pastagens. 10Não mais terão fome e sede, não os molestará calor nem sol. Pois os guiará quem deles se compadece, conduzindo-os às fontes das águas. 11Farei um caminho de todos os montes, e as estradas serão niveladas. 12Uns vêm de longe, outros do Norte e Ocidente, outros do país de Sinim”. 13Céus, exultai! Jubila, terra! Bradai alegremente, montes! Pois Javé consola seu povo e tem piedade de seus aflitos! Vê, eu te gerei na palma da minha mão 14Dizia Sião: “Javé abandonou-me, o Senhor se esqueceu de mim”. 15 “Uma mulher olvida a criança de peito? Não estimará o filho de suas entranhas?Embora alguma se esquecesse, eu jamais te esqueceria!



Salmo: Sl 144(145),8-9.13cd-14.17-18 (R/.8a)

R.: O Senhor é bondoso e compassivo!

8O Senhor é bondoso e compassivo, lento em irar-se e cheio de ternura. 9Benigno é o Senhor para com todos, de todos que criou se compadece.

13cdO Senhor é fiel ao que promete, é todo amor em tudo o que ele faz, 14Ampara todo aquele que vacila, reergue os que se curvam sob os fardos.

17 Justo é o Senhor em todos os seus planos, ele é bondoso em suas obras todas. 18Perto está o Senhor de quem o invoca, de todos que o invocam de verdade.



Evangelho:Jo 5,17-30

17Jesus, no entanto, lhes respondeu: “Meu Pai continua a trabalhar até agora, por isso eu também trabalho”. 18Por causa destas palavras é que os judeus mais obstinadamente procuravam matá-lo. Na verdade, além de violar o sábado, dizia que Deus era seu próprio pai, fazendo-se, deste modo, igual a Deus. 19 Jesus falou de novo: “Eu vos afirmo e esta é a verdade: o Filho nada pode fazer por si mesmo, a não ser o que vê o Pai fazer. Tudo o que ele fizer, fará igualmente o Filho. 20 Porque o Pai ama o Filho e mostra-lhe tudo o que faz. E lhe mostrará ainda coisas maiores que estas, das quais ficareis maravilhados. 21Como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá vida, também o Filho dá vida a quem quer. 22Porque o Pai não julga ninguém, mas confiou ao Filho todo julgamento, 23para que todos honrem o Filho como honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai, que o enviou. 24Eu vos afirmo e esta é a verdade: quem escuta minha palavra e acredita naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será julgado, mas passou da morte à vida. 25Eu afirmo e esta é a verdade: vem a hora, e ela já está aí, na qual os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus e os que a ouvirem viverão. 26Como o Pai tem a vida em si mesmo, assim concedeu ao Filho ter vida em si mesmo, 27 e deu-lhe o poder de julgar, porque é o Filho do homem. 28Não vos admireis: vem a hora na qual os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz; 29os que tiverem feito boas obras sairão para a ressurreição da vida; os que tiverem agido mal, ressuscitarão para serem condenados. 30Não posso fazer nada por mim mesmo. Julgo segundo o que ouço; e o meu julgamento é justo, porque não procuro a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.



Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2019 - Ano C - São Lucas, Brasília, Edições CNBB, 2018.

Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola, 2016.



Boa Nova para cada dia



... os judeus ... procuravam tirar-Lhe a vida, porque ... afirmava ainda que Deus era seu Pai e se fazia igual a Deus. (Jo 5,18)

Para São João Evangelista fica muito claro que desde o início de sua pregação Jesus se afirmava claramente “Filho de Deus”.

Mas por que os outros Evangelhos não acentuam esta filiação divina de Jesus com maior frequência?

É porque São João Evangelista escrevia para uma comunidade cristã que já sabia, pela Ressurreição de Jesus, que Ele era Filho de Deus, encarnado no seio da Virgem Maria por ação do Espírito Santo.

Os judeus odiavam Jesus sem entenderem este significado de Sua filiação divina. 

Na concepção deles, Jesus estava dizendo que Deus poderia ter filhos de uma simples mulher, um ser humano. Isto ofendia a superioridade de Deus sobre os homens. Para os gregos os deuses podiam se casar com mulheres, seres humanos que não eram do mesmo nível divino.

Para os judeus Jesus faria, assim, o Deus de Israel descer ao nível dos deuses pagãos. Por isto, Jesus devia ser morto, por ter “blasfemado” diante de Caifás (Mt 26,65).

Nós, no entanto, sabemos corretamente, por nossa fé o que é a Filiação divina de Jesus. Demos graças a Deus. Dizemos no Credo: “Creio em Jesus Cristo, Filho único de Deus Pai”. Que isto nos baste.



Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário