segunda-feira, 1 de abril de 2019

Liturgia do dia 02/04/2019


Liturgia do dia 02/04/2019


Leituras
Ez 47,1-9.12
Sl 45(46),2-3.5-6.8-9 (R/. 8)
Jo 5,1-16

4ª semana da Quaresma

Terça-Feira


Primeira Leitura: Ez 47,1-9.12

1O homem fez-me voltar à entrada do Templo e lá vi uma corrente de água que brotava sob a soleira da Casa e corria para o oriente, pois a fachada do Templo estava voltada para o oriente. A água vinha de debaixo do lado direito do Templo, ao lado sul do altar. 2Ele levou-me pelo pórtico setentrional e fez-me girar por fora, para o pórtico externo, voltado para o oriente, e eis que a água escorria do lado direito. 3O homem saiu em direção ao leste, com o cordão de medição na mão, e mediu mil côvados. Depois, fez-me atravessar a água, que chegava até os tornozelos. 4Mediu mais mil côvados e fez-me atravessar a água, que atingia os joelhos. Mediu mais mil côvados e fez-me atravessar a água, que atingia a cintura. 5Mediu mais mil côvados e aí já era um rio impossível de se atravessar, pois a água era profunda demais. Era água em que se podia nadar, uma torrente impossível de se atravessar a pé. 6Disse-me então: “Viste, filho do homem?” E conduziu-me de volta ao longo da margem do rio. 7Ao voltar, vi grandes árvores sobre ambas as margens do rio. 8E disse-me o homem: “Esta água escorre para o distrito oriental e de lá desce para o vale do Jordão. Quando as águas chegarem ao mar em uma água corrompida, estas se tornarão saudáveis. 9Acontecerá que, em qualquer parte aonde chegar este rio, qualquer ser que por lá se movimente conservará a vida. Haverá grande quantidade de peixes, pois aonde o rio chega traz a saúde, e tudo que entra em contato com ele conservará a vida. 12E sobre ambas as margens do rio crescerão árvores frutíferas das mais variadas espécies, cujas folhas não murcharão e cujos frutos nunca acabarão; amadurecerão de mês em mês, pois aquelas águas vêm do Santuário. Os frutos servirão de alimento e as folhas de remédio”. 




Salmo:Sl 45(46),2-3.5-6.8-9 (R/. 8)

R.:Eis que o Deus de Israel está conosco; é o Deus de Jacó nosso refúgio!

2Deus é nosso refúgio e fortaleza, socorro permanente em nossa angústia. 3 Se a terra estremecer, não temeremos; nem se dentro do mar ruem montanhas.

5A cidade de Deus um rio alegra, o santuário do Altíssimo ele abraça. 6Quem a pode abalar? Deus nela habita: antes do amanhecer ele a socorre.

8Eis que o Deus de Israel está conosco; é o Deus de Jacó nosso refúgio! 9Oh, vinde ver as obras do Senhor, que espalhou pela terra os seus prodígios.



Evangelho: Jo 5,1-16

1Depois disso, ocorrendo uma festa dos judeus, subiu Jesus até Jerusalém. 2Existe em Jerusalém, próximo à Porta das Ovelhas, uma piscina chamada, em hebraico, Betezatá, com cinco colunatas. 3Debaixo delas ficava uma multidão de doentes, cegos, coxos, mutilados que esperavam a agitação da água, 4pois em dados momentos o anjo do Senhor descia à piscina; a água se agitava e o primeiro que lá entrava, depois que a água borbulhava, ficava curado, fosse qual fosse a sua doença. 5 Ora, encontrava-se ali um homem que estava doente havia trinta e oito anos: 6Quando Jesus o viu estendido e, sabendo que havia muito tempo que estava naquela situação, perguntou-lhe: “Queres sarar?”. 7O doente respondeu: “Senhor, não tenho ninguém que me faça mergulhar na piscina quando borbulham as águas. Quando chego, outro já desceu antes de mim!”. 8Jesus lhe disse: “Levanta-te, apanha teu leito e anda”. 9No mesmo instante o homem ficou curado. Apanhou seu leito e começou a andar. 10Era sábado. Por isso, os judeus disseram ao que tinha sido curado: “É sábado. Não te é permitido carregar o leito”. 11Ele se desculpou: “O que me curou ordenou também que eu pegasse o leito e andasse”. 12Perguntaram-lhe: “Quem foi o homem que te disse: ‘Toma teu leito e anda?’”. 13O que tinha sido curado não sabia quem era, porque Jesus tinha desaparecido na confusão que havia ali. 14Mais tarde, Jesus o encontrou no Templo e lhe disse: “Vê, ficaste curado. Não peques mais, para que te não aconteça coisa pior”. 15O homem saiu e foi avisar aos judeus que era Jesus quem o havia curado. 16Por isso os judeus perseguiam Jesus, porque fazia coisas assim no dia de sábado.



Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2019 - Ano C - São Lucas, Brasília, Edições CNBB, 2018.

Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola, 2016.

 


Boa Nova para cada dia



Vendo-o deitado e sabendo que já havia muito tempo que estava enfermo, perguntou-lhe Jesus: Queres ficar curado? (Jo 5,16).

O homem entrevado diante da piscina de Betesda não podia se mover para nela entrar e ser curado. Jesus sente grande compaixão daquele sofrimento de toda uma vida. Foram trinta e oito anos.

Notemos que é a compaixão de Jesus que vai provocar este milagre de cura daquele homem doente.

O sofrimento dele já fora bastante; neste caso Jesus fará um milagre.

Já vimos que para João Evangelista Jesus prefere que acreditem mais em suas palavras do que em seus milagres. Aqui Jesus fará o milagre sem que o doente Lhe peça: é Jesus quem pergunta se o doente quer ser curado. Diante de sua “permissão”, Jesus o cura.

A lição deste Evangelho é diferente da do Evangelho de ontem. Aqui vemos como Jesus ama as pessoas necessitadas de seu poder, e age espontaneamente.Diante de nosso sofrimento Deus se comove. E se não lhe fizermos exigências, mas nos abandonamos à sua clemência, Deus faz tudo aquilo de que precisamos.

A compaixão de Jesus neste fato tinha uma razão: uma doença que já durara a vida toda daquele pobre homem. Se Jesus o curou, significa que a compaixão de Jesus pode operar milagres em nós sem que Lhe peçamos. Ele entende mais do que nós mesmos nossas necessidades. Mas lembremos: estes milagres são tão rarosporque não necessários para confirmar nossa fé, que em Lourdes, quando acontecem, a Igreja demora muito tempo para reconhecê-los.

A lição deste Evangelho, portanto, é a revelação da misericórdia de Jesus que se compadece dos que sofrem, a ponto de fazer por eles milagres sem que eles mesmos o peçam. A bondade de Jesus é incalculável. Pensemos hoje sobre isto: até a que ponto calculamos a compaixão de Jesus de nós todos, Ele que é nosso Salvador?



Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário