terça-feira, 28 de março de 2017

Liturgia do dia 29/03/2017

                      A imagem pode conter: texto


Liturgia do dia 29/03/2017


Leituras
Is 49,8-15;
Sl 144, 8-9. 13cd-14. 17-18 (R. 8a);
Jo 5,17-30

4ª Semana da Quaresma

Quarta-Feira

Primeira Leitura: Is 49,8-15

8 Assim fala Javé: “No tempo oportuno te ouvi, no dia da salvação te ajudei. Formei-te e te destinei a ser a Aliança do povo, para restabelecer o país, para distribuir herdades devastadas, 9 para dizer aos prisioneiros: ‘Saí!’, e aos que estão nas trevas: ‘Aparecei!’. Comerão ao longo de todos os caminhos, nas colinas haverá pastagens. 10 Não mais terão fome e sede, não os molestará calor nem sol. Pois os guiará quem deles se compadece, conduzindo-os às fontes das águas. 11 Farei um caminho de todos os montes, e as estradas serão niveladas. 12 Uns vêm de longe, outros do Norte e Ocidente, outros do país de Sinim”. 13 Céus, exultai! Jubila, terra! Bradai alegremente, montes! Pois Javé consola seu povo e tem piedade de seus aflitos! 14 Dizia Sião: “Javé abandonou-me, o Senhor se esqueceu de mim”. 15 “Uma mulher olvida a criança de peito? Não estimará o filho de suas entranhas?Embora alguma se esquecesse, eu jamais te esqueceria!
Salmo: Sl 144, 8-9. 13cd-14. 17-18 (R. 8a)

R. Misericórdia e piedade é o Senhor.

8 O Senhor é bondoso e compassivo, lento em irar-se e cheio de ternura. 9 Benigno é o Senhor para com todos, de todos que criou se compadece.
13cd O Senhor é fiel ao que promete, é todo amor em tudo o que ele faz. 14 Ampara todo aquele que vacila, reergue os que se curvam sob os fardos.

17 Justo é o Senhor em todos os seus planos, ele é bondoso em suas obras todas. 18 Perto está o Senhor de quem o invoca, de todos que o invocam de verdade.
Evangelho: Jo 5,17-30
17 Jesus, no entanto, lhes respondeu: “Meu Pai continua a trabalhar até agora, por isso eu também trabalho”. 18 Por causa destas palavras é que os judeus mais obstinadamente procuravam matá-lo. Na verdade, além de violar o sábado, dizia que Deus era seu próprio pai, fazendo-se, deste modo, igual a Deus. 19 Jesus falou de novo: “Eu vos afirmo e esta é a verdade: o Filho nada pode fazer por si mesmo, a não ser o que vê o Pai fazer. Tudo o que ele fizer, fará igualmente o Filho. 20 Porque o Pai ama o Filho e mostra-lhe tudo o que faz. E lhe mostrará ainda coisas maiores que estas, das quais ficareis maravilhados. 21 Como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá vida, também o Filho dá vida a quem quer. 22 Porque o Pai não julga ninguém, mas confiou ao Filho todo julgamento, 23 para que todos honrem o Filho como honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai, que o enviou. 24 Eu vos afirmo e esta é a verdade: quem escuta minha palavra e acredita naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será julgado, mas passou da morte à vida. 25 Eu afirmo e esta é a verdade: vem a hora, e ela já está aí, na qual os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus e os que a ouvirem viverão. 26 Como o Pai tem a vida em si mesmo, assim concedeu ao Filho ter vida em si mesmo, 27 e deu-lhe o poder de julgar, porque é o Filho do homem. 28 Não vos admireis: vem a hora na qual os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz; 29 os que tiverem feito boas obras sairão para a ressurreição da vida; os que tiverem agido mal, ressuscitarão para serem condenados. 30 Não posso fazer nada por mim mesmo. Julgo segundo o que ouço; e o meu julgamento é justo, porque não procuro a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2017 - Ano A - São Mateus, Brasília, Edições CNBB, 2016.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
... meu julgamento é justo, porque não procuro fazer a minha vontade, mas a vontade Daquele que me enviou. (Jo 5,30d).
O Evangelho de ontem nos mostrou como Jesus e os judeus tiveram um comportamento diferente diante do doente da piscina de Betesda. Os judeus não fizeram nada pelo doente, mas Jesus o curou e o mandou de volta para casa.

No Evangelho de hoje vemos Jesus tomando a iniciativa de falar com os judeus que presenciaram aquela cura.
E neste Evangelho, São João Evangelista nos dá muitas lições teológicas ditas por Jesus sobre si mesmo. Por este motivo, convém que leiamos em casa este Evangelho depois de tê-lo ouvido na Liturgia da Palavra.
Estas lições são sobre o relacionamento de Jesus com Deus Pai.
Jesus manifesta perfeita obediência e dependência de Deus Pai. E por isto, Deus Pai lhe dá poderes, como o de curar e fazer milagres. O Pai Lhe dá o poder de julgar as pessoas. Já neste mundo Jesus julgou os judeus que o rejeitaram e condenaram à morte injustamente.
No entanto o julgamento definitivo que Jesus fará será depois da ressurreição dos mortos. E quando este momento chegar, Jesus nos diz, será justo juiz, porque fará tudo o que é vontade do Pai. E o Pai é bom, e por isto plenamente justo. Jesus, por isto, jamais condenará injustamente alguém: como o Pai, Ele é bom e justo.
Ora, estes pensamentos nos levam a refletir sobre o momento em que todos deveremos comparecer diante do tribunal de Jesus Cristo no Juízo Final (2Cor 5,10). Isto é, certo. Ninguém poderá escapar. Se, porém, reconhecemos que somos pecadores e em tempo nos arrependemos, chegaremos ao tribunal de Jesus tendo-O como nosso defensor, pois por nós, pecadores, Ele deu Sua vida.
Não tenhamos medo de Jesus. Ideias deste tipo são propostas pelo inimigo da natureza humana, o demônio, para que fiquemos no desespero ao pensarmos no Juízo Final.
Pelo contrário, tenhamos a certeza de que Ele nos salvará por sua bondade e misericórdia. Não foi com estes sentimentos que Ele curou o doente da piscina de Betesda?
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário