sexta-feira, 2 de junho de 2017

Liturgia do dia 02/06/2017

A imagem pode conter: texto


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

Leituras
At 25,13b-21
Sl 102, 1-2. 11-12. 19-20ab (R. 19a)
Jo 21,15-19

7ª Semana da Páscoa Ano A

Sexta-Feira

Primeira Leitura: At 25,13b-21

13 Tinham já passado alguns dias quando chegaram a Cesareia o rei Agripa e Berenice para cumprimentar a Festo. 14 Como se demorassem lá por alguns dias, Festo expôs ao rei o caso de Paulo, dizendo: “Temos aqui um homem que está preso desde o tempo de Félix’’. 15 Quando estive em Jerusalém, os sacerdotes-chefes e os anciãos dos judeus apresentaram uma queixa contra ele e reclamavam a sua condenação. 16 Eu lhes respondi que não é costume romano condenar uma pessoa sem que, antes, seja acareada com seus acusadores e tenha oportunidade de se defender. 17 Então eles vieram comigo para cá e eu sem demora, logo no dia seguinte, tomei meu lugar no tribunal e mandei buscar esse homem. 18 Ora, os acusadores o cercaram, mas não apresentaram nenhum daqueles graves crimes que eu imaginava. 19 Tinham contra ele só algumas questões referentes à religião deles, e em particular a um certo Jesus que já morreu, mas que Paulo insistia em afirmar que continua vivo. 20 Fiquei perplexo ante uma controvérsia dessa natureza e perguntei se ele queria ir a Jerusalém, para lá ser julgado o seu caso. 21 Mas Paulo apelou e pediu que seu caso fosse reservado à decisão de Augusto. Mandei que ficasse detido pelos guardas até que eu pudesse remetê-lo a César.
Salmo: Sl 102, 1-2. 11-12. 19-20ab (R. 19a)
R. O Senhor pôs o seu trono lá nos céus.
1Bendize o teu Senhor, ó minha alma; louve todo o meu ser seu santo nome! 2 Sim, bendize o Senhor, ó minha alma, não esqueças nenhum de seus favores!

11 Mais alto do que o céu por sobre a terra, é o amor do Senhor pelos que o temem. 12 Mais longe que o oriente do ocidente, ele afastou de nós nossos pecados.

19 No céu foi que o Senhor ergueu seu trono, abrange o seu reinado o mundo inteiro. 20ab Bendizei o Senhor, seus anjos todos, fortes e poderosos mensageiros.
Evangelho: Jo 21,15-19
15 Depois de terem comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes outros?”. Ele respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo!” Ele lhe disse: “Apascenta os meus cordeiros”. 16 Perguntou pela segunda vez: “Simão, filho de João, tu me amas?”. Ele respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo!”. Disse-lhe Jesus: “Cuida de minhas ovelhas”. 17 Pela terceira vez, perguntou-lhe Jesus: “Simão, filho de João, tu me amas?”. Pedro ficou triste porque Jesus lhe perguntou pela terceira vez: “Tu me amas?”. E, então, respondeu: “Senhor, sabes tudo. Tu sabes que te amo!”. Jesus lhe disse: “Apascenta minhas ovelhas. 18 Eu te afirmo e esta é a verdade: quando eras moço, costumavas apertar teu cinto e andavas por onde querias; quando, porém, fores velho, estenderás as mãos, um outro te apertará o cinto e te levará para onde não queres”. 19 Disse isto para dar a entender de que modo Pedro iria morrer e glorificar a Deus. Depois destas palavras, Jesus lhe disse: “Segue-me”.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2017 - Ano A - São Mateus, Brasília, Edições CNBB, 2016.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
Jo 21,15-19
15e, depois de comerem, perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?”.
A cena que o Evangelho nos apresenta é comovedora.
Jesus pergunta a São Pedro, três vezes, se O ama mais do que os outros discípulos.
São Pedro responde ‘sim’, a todas as três. Três vezes não por acaso. Duas afirmações repetidas tinham valor “legal”, como a Lei exigia num tribunal a quem devia dar um testemunho ou fazer um juramento perante juízes (Dt 17,6; 19,15). Uma terceira afirmação não deixava mais dúvida alguma. Jesus esperou uma confirmação definitiva de Simão Pedro.
Jesus fez estas perguntas a São Pedro diante dos outros discípulos. Todos ouviram aquele diálogo. Constataram como São Pedro ficou triste por Jesus lhe exigir três vezes um ‘sim’.
No entanto até hoje, quando lemos este Evangelho, admiramos tanto a insistência de Jesus como a firmeza e autenticidade de São Pedro. Ele que tinha traído Jesus três vezes antes, agora não o trairá mais nem uma única vez. Um dia daria a própria vida para provar que Jesus Cristo é o Filho de Deus.
Jesus quer de nós firmeza em nosso amor a Ele.
Nós queremos firmeza em nosso amor a Jesus Cristo, para podermos até mesmo dar a vida por Ele.
É sobre estes pontos que o Evangelho de hoje nos leva a rezar.
Façamos, portanto, estes pedidos a Deus, certos de sermos atendidos, porque Jesus mesmo o pediu e o deseja para nós.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário