segunda-feira, 5 de junho de 2017

Liturgia do dia 05/06/2017

A imagem pode conter: texto

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Leituras
Tb 1,3; 2,1a-8
Sl 111,1-2. 3-4. 5-6 (R. 1a)
Mc 12,1-12

9ª Semana do Tempo Comum - Ano A

Segunda-Feira

Primeira Leitura: Tb 1,3; 2,1a-8

3 Eu, Tobit, caminhei pelas vias da verdade e da justiça; pratiquei muita beneficência todos os dias da vida e dei numerosas esmolas a meus irmãos e à minha gente, que, cativos, haviam sido comigo deportados para Nínive, na região dos assírios.2,1 Sob o reinado de Asar-Hadon, voltei, pois, para minha casa, e minha mulher Ana e meu filho Tobias me foram restituídos. Ora, em nossa festa de Pentecostes, que é a Festa das Semanas, foi-me preparado um bom almoço, e reclinei-me para comer. 2 Todavia, ao ver a mesa recoberta de muitas iguarias, disse a meu filho Tobias: “Filho, sai, e se encontrares, entre os nossos irmãos cativos em Nínive, algum pobre que se recorde do Senhor de todo o coração, conduze-o cá, a fim de que coma junto comigo. Eis, filho, que te espero até voltares”. 3 Saiu, pois, Tobias, à procura de algum dos nossos irmãos que estivesse na indigência. Ao regressar, disse: “Pai!”. Respondi-lhe: “Eis-me aqui, filho”. Continuou Tobias: “Há alguém de nossa gente atirado morto na praça pública, onde o estrangularam com uma corda”. 4 Levantei-me, então, deixando a refeição sem a ter provado, e levei o cadáver da praça para um dos quartos, a fim de o sepultar ao pôr do sol. 5 A seguir, voltei, lavei-me e almocei em luto, 6 recordando-me das palavras do profeta Amós, que este proferira, sobre Betel: “Vossas festas se mudarão em luto, e todos os vossos cantos, em lamentações fúnebres”, 7 e desatei a chorar. Quando, mais tarde, se pôs o sol, saí, cavei uma fossa e sepultei-o. 8 Os meus vizinhos, porém, zombavam de mim, dizendo: “Ele não tem medo! Já o procuraram para o matar por causa disso, e teve de fugir; todavia, ei-lo de novo a sepultar os mortos!”.
Salmo: Sl 111,1-2. 3-4. 5-6 (R. 1a)
R. Feliz aquele que respeita o Senhor!
1 Feliz o homem que é temente a Deus, que nos seus mandamentos se compraz! 2 Poderosa será sua linhagem e a sua geração abençoada.

3 Reina sempre a fartura em sua casa, jamais hão de cessar suas esmolas. 4 Luz nas trevas, cintila para os justos, cheio de compaixão e de piedade.

5 O bom se compadece, empresta ao próximo, dispõe com equidade dos seus bens. 6 Jamais vacilará sua conduta, o justo será sempre relembrado.
Evangelho: Mc 12,1-12

Naquele tempo: 1 Jesus começou a lhes falar em parábolas: “Um homem plantou uma vinha, rodeou a com uma cerca viva, cavou um lagar, construiu uma torre. Depois, arrendou-a viticultores e partiu para longe. 2 E no tempo devido, enviou um servidor aos viticultores para receber a sua parte da produção da vinha. 3 Mas eles o agarraram, o chicotearam, e fizeram com que voltasse de mãos vazias. 4 Enviou-lhes então outro servidor, mas também bateram na cabeça dele e o insultaram. 5 Mandou-lhes ainda outro, que eles mataram. E ainda muitos outros, dos quais espancaram uns e mataram a outros. 6 Restava-lhe ainda alguém: seu filho bem-amado. Ele lhes enviou este último, dizendo: ‘Respeitarão meu filho’. 7 Mas os viticultores combinaram entre si: ‘Este é o herdeiro. Vamos matá-lo para que a herança seja nossa’. 8 Agarraram-no, mataram-no e o jogaram fora da vinha. 9 O que fará o senhor da vinha? Matará os viticultores e arrendará a vinha a outros. 10 Não lestes esta passagem da Escritura: A pedra que os construtores rejeitaram é a que se tornou a pedra principal; 11 isto é obra do Senhor e é admirável a nossos olhos?”. 12 Eles tentavam prendê-lo, mas tiveram de novo medo do povo. De fato, tinham compreendido bem que a parábola era dirigida a eles. Então eles o deixaram, e se retiraram.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2017 - Ano A - São Mateus, Brasília, Edições CNBB, 2016.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
Mc 12,1-12
Os chefes dos judeus procuraram prender Jesus, pois compreenderam que havia contado a parábola para eles. (Mc 12,12ab).
Em seus confrontos com os chefes dos judeus Jesus correu riscos extremamente sérios.
É o que nos mostra o fato narrado no Evangelho de hoje.
Jesus contou a parábola dos assassinatos dos enviados pelo dono da vinha. Ele tinha, claramente, a intenção de mostrar aos chefes judeus o crime que iam fazer levando-O à morte.
Por um lado, Jesus advertia os judeus com esta parábola; por outro, mostrava como era tão difícil convencê-los de que deviam aceitá-Lo como o enviado de Deus.
No entanto desta ocasião de ser preso pelos judeus Jesus escapou, porque eles tiveram medo da multidão que O apoiava.
Daquele momento até o dia em que os judeus realmente prenderam Jesus, Ele não desistiu de dar-lhes sinais de ser o Messias, o Filho de Deus. Portanto os chefes dos judeus tiveram muito tempo para pensar e finalmente admitir que Jesus somente lhes traria o bem.
Porém, os fatos aconteceram como conhecemos: depois de constatar que Jesus fazia suficientes sinais provando ser o Filho de Deus, mesmo assim decidiram matá-Lo. De fato, no Evangelho de São João Evangelista está escrito:
... os principais sacerdotes e os fariseus convocaram o Sinédrio; e disseram:
Que estamos fazendo, uma vez que este homem opera muitos sinais? (Jo 11,47).
A oposição que os judeus fizeram a Jesus em seu tempo não deixa de existir no nosso, oposição que tantos judeus de hoje como não judeus, ateus, inimigos da Igreja e outros, continuam fazendo.
Apesar disto a Igreja de Jesus Cristo continua viva.
Ele mesmo garantiu a São Pedro que as portas do inferno nada poderiam contra a Igreja:
... eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja,
e as portas do inferno
não prevalecerão contra ela. (Mt 16,18).
Saibamos que é normal que existam inimigos de Jesus e de sua Igreja.
Mas saibamos também que Deus reservou um dia para julgar todos os que são contra Jesus e sua Igreja e os condenar. Será o Juízo final. Disto Jesus nos garante, como o fez no término da parábola que lemos hoje:
O que fará o dono da vinha?
Ele virá e destruirá os agricultores... (Mc 12,9).
Vivamos neste mundo perverso sem perder esperança. Por fim, Jesus Cristo vencerá todos os seus inimigos e com Ele celebraremos Sua vitória, também nossa.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário