quarta-feira, 7 de junho de 2017

Liturgia do dia 07/06/2017


Leituras
Tb 3,1-11a.16-17a
Sl 24, 2-4a. 4b-5ab. 6-7bc. 8-9 (R. 1b)
Mc 12,18-27

9ª Semana do Tempo Comum - Ano A

Quarta-Feira

Primeira Leitura: Tb 3,1-11a.16-17a

Naqueles dias:1 Entristeci-me, então, no mais profundo da minha alma; gemi e chorei; a seguir, fui para o pátio de casa e pus-me a orar com gemidos: 2 “Justo és tu, Senhor! Todas as tuas obras são justas e todos os teus caminhos, misericórdia e fidelidade; proferes um juízo verídico por toda a eternidade. 3 Agora, Senhor, recorda-te de mim, olha-me, e não me castigues por meus pecados e transgressões, nem pelos pecados que meus pais cometeram em tua presença. 4 Não obedeceram aos teus mandamentos; por isso nos entregaste à pilhagem, ao cativeiro e à morte; fizeste de nós objeto de escárnio, comentários e ultraje de todos os gentios entre os quais nos dispersaste. 5 E agora poderias executar sobre mim muitos juízos verídicos por causa dos meus pecados, pois não cumprimos os teus preceitos, e não caminhamos na verdade, diante de ti. 6 E agora trata-me como te aprouver: manda que meu espírito me seja tomado, para que eu desapareça da face da terra e novamente me torne pó; com efeito, melhor é para mim morrer que viver, pois tive de ouvir opróbrios mentirosos, e grande tristeza me acabrunha. Senhor, permite que eu seja libertado desta angústia, faze-me chegar à morada eterna e não afastes de mim, Senhor, a tua Face; pois é melhor para mim morrer e não mais ouvir opróbrios que sentir na vida tanta dor!” Tobit chora em Nínive. 7 Naquele mesmo dia aconteceu que Sara, filha de Ragüel, em Ecbátana, na Média, teve de ouvir também injúrias de uma das servas de seu pai. 8 Fora dada como esposa a sete maridos; todavia Asmodeu, o mau demônio, os matara antes que pudessem aproximar-se dela como esposos. Disse-lhe, pois, a serva: “És tu que matas os teus maridos! Eis que já foste dada a sete homens, e de nenhum até agora tiveste benefício. 9 Por que nos espancas por terem morrido os teus maridos? Vai te embora com eles, e não vejamos filho nem filha de ti, por toda a eternidade!”. 10 Naquele dia, a alma de Sara se encheu de tristeza, e ela se pôs a chorar; subiu, então, ao sótão da casa de seu pai e quis enforcar-se. Todavia, refletiu novamente e disse consigo mesma: “Poderiam zombar de meu pai e dizer-lhe: ‘Tiveste uma filha única, bem-amada, e ela se enforcou por causa das suas desgraças’. Desta forma levaria eu para a região dos mortos a velhice de meu pai, consumida pelo luto. É melhor, pois, que não me enforque, mas peça ao Senhor a morte, para não mais ter de ouvir opróbrios em minha vida”. 11a Nesse momento, estendeu Sara os braços para a janela e orou nestes termos: “Bendito és tu, Deus misericordioso; e bendito seja o teu Nome; por todos os séculos!
16 Desta vez foi ouvida a oração de ambos em presença da Glória de Deus; 17a e foi enviado Rafael para curar a ambos.
Salmo: Sl 24, 2-4a. 4b-5ab. 6-7bc. 8-9 (R. 1b)
R. A vós, Senhor, eu elevo a minha alma.
2 confio em ti, não venha a envergonhar-me: não triunfem de mim meus inimigos! 3 Pois quem confia em ti não se envergonha, mas quem falta à palavra sem motivo. 4a Revela-me, Senhor, os teus caminhos.
4b Faze-me conhecer tuas veredas! 5 Pela tua verdade me orientes, pois és o Deus da minha salvação.

6 recorda-te de mim no teu amor! Não te esqueças, Senhor, do teu amor, nem da tua bondade: são eternos. 7 Não lembres minhas faltas quando moço; nem, em tua bondade, os meus pecados.

8 O senhor é bondade e retidão, ele ensina o caminho aos pecadores. 9 Guia pela justiça os pequeninos, ensina ao povo humilde a sua estrada.
Evangelho: Mc 12,18-27

Naquele tempo: 18 Alguns saduceus foram procurá-los. Eles ensinam que não há ressurreição. E lhe fizeram esta pergunta: 19 “Mestre, Moisés determinou: Se alguém tem um irmão e este morre deixando a mulher sem filhos, ele deverá casar-se com a viúva para dar uma descendência ao irmão falecido. 20 Ora, havia sete irmãos. O primeiro casou e morreu sem deixar descendência. 21 O segundo casou com a viúva e morreu sem descendência; do mesmo modo o terceiro. 22 E nenhum dos sete deixou descendência. Depois de todos eles, morreu a mulher. 23 Na ressurreição, quando ressuscitarem, de qual deles será a mulher, se todos os sete a tiveram por mulher?”. 24 Jesus respondeu: “Por acaso não estareis vós mesmos em erro, por não conhecerdes nem as Escrituras, nem o poder de Deus? 25 Pois, quando ressuscitarem dentre os mortos, não haverá nem esposo nem esposa, mas serão como anjos no céu. 26 E sobre a ressurreição dos mortos, não lestes no livro de Moisés, no episódio da sarça, como Deus lhe disse: Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó? 27 Ele não é um Deus dos mortos, mas de vivos. Vós estais num grande erro”.
Leituras:
Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2017 - Ano A - São Mateus, Brasília, Edições CNBB, 2016.
Citações bíblicas:
Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia

Mc 12,18-27
“Com efeito, quando os mortos ressuscitarem, os homens e as mulheres não se casarão, pois serão como os anjos do céu”
(Mc 12,25)
O Evangelho de hoje nos mostra Jesus sendo confrontado por judeus.
Desta vez foram os saduceus que armaram uma trama, por eles considerada perfeita, para prender Jesus.
Os saduceus não acreditavam na ressurreição.
E será a partir do problema que inventaram que Jesus lhes ensinará que há vida depois da morte. Isto é, até os saduceus admitiam que não tinham morrido para sempre, depois desta vida na terra, os Patriarcas Abraão, Isaque e Jacó. Isto Jesus lhes diz para provar que depois da morte terrena há uma Vida Eterna.
Precisamente na Vida Eterna é que os homens e mulheres não precisam se casar e gerar mais filhos. Estarão acima da existência temporal. Estarão na eternidade. Serão como anjos que vivem para sempre e não geram outros anjos.
Foi com estas explicações que Jesus resolveu o falso problema da viúva de sete maridos. Depois que morresse, se houvesse ressurreição, diziam eles, de qual dos sete maridos seria esposa?
Jesus provou que depois desta vida temporal na terra há uma Vida Eterna na qual já vivem os Patriarcas de Israel.
Deste modo os saduceus tiveram que admitir que em Jesus havia uma sabedoria que homem algum tinha. Ele era a Sabedoria de Deus.
Confiemos na sabedoria de Jesus e no poder de Deus.
Ficaremos firmes na fé diante dos desafios que o mundo nos traz contra ela.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário