quinta-feira, 8 de junho de 2017

Liturgia do dia 08/06/2017

A imagem pode conter: texto


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto


Leituras
Tb 6,10-11; 7,1.9-17; 8,4-9a
Sl 127, 1-2. 3. 4-5 (R. Cf. 1a)
Mc 12,28b-34

9ª Semana do Tempo Comum - Ano A

Quinta-Feira

Primeira Leitura: Tb 6,10-11; 7,1.9-17; 8,4-9a
10 Ora, tendo eles chegado à Média, quando já se aproximavam de Ecbátana, 11 disse Rafael ao jovem: “Tobias, meu irmão!”. Este respondeu: “Eis-me aqui”. E aquele: “Devemos ficar esta noite em casa de Ragüel. Este homem é teu parente e possui uma filha chamada Sara; 7,1 Quando chegaram a Ecbátana, disse Tobias: “Irmão Azarias, leva-me logo a Ragüel, nosso irmão”. Ele o conduziu à casa de Ragüel. Encontraram-no sentado à entrada do pátio, e logo o cumprimentaram. Ragüel respondeu-lhes: “Saudações efusivas, irmãos! De todo coração sede bem-vindos!”. E introduziu-os em casa.9 Tendo-se eles lavado e sentado para comer, disse Tobias a Rafael: “Irmão Azarias, pede a Ragüel que me dê Sara, minha irmã, por esposa”. 10 Ragüel ouviu esta palavra e respondeu ao jovem: “Come, bebe e passa a noite tranquilo, pois não há ninguém a quem toque tomar por esposa minha filha Sara, a não ser tu, irmão; assim como também não tenho o direito de a entregar a outro homem senão a ti, pois és o meu parente mais próximo. Devo, porém, dizer-te a verdade, filho: 11 já a dei a sete maridos dentre os nossos irmãos, e morreram todos na noite em que iam a ela. Todavia, filho, come e bebe agora e o Senhor agirá por vós”. 12 Tobias replicou: “Não comerei nem beberei antes que resolvas a minha situação”. Respondeu Ragüel: “Faço-o: é a ti que ela deve ser dada, conforme a sentença do Livro de Moisés, e do céu foi decidido que ela te seja entregue. Leva, pois, tua irmã para casa. Doravante, serás seu irmão e ela tua irmã; é dada a ti, a partir de hoje, por toda a eternidade. E o Senhor do céu vos faça felizes esta noite, filho, e derrame sobre vós misericórdia e paz!”. 13 A seguir, Ragüel chamou Sara, sua filha; tendo-se esta aproximado, tomou-lhe a mão e entregou a Tobias, dizendo: “Leva-a conforme a Lei e de acordo com a sentença que está escrita no Livro de Moisés, a qual manda que te seja dada por esposa. Toma-a, pois, e leva-a, alegre, para a casa de teu pai. O Deus do céu vos guie em paz!”. 14 Chamou-lhe depois a mãe, mandou trazer uma folha de papiro e escreveu o contrato matrimonial, declarando que dava Sara por esposa a Tobias, conforme a sentença da Lei de Moisés; por fim, selou o documento. Foi então que começaram a comer e beber. 15 Mais tarde, Ragüel chamou Edna, sua esposa, e disse-lhe: “Irmã, prepara o outro quarto e leva Sara para lá”. 16 Edna entrou no outro quarto e fez a cama, como o marido lhe dissera; depois levou Sara para ele e chorou pela sorte desta. Enxugou, porém, as lágrimas e disse-lhe: 17 “Coragem, filha! O Senhor do céu te dê alegria em lugar da tua tristeza! Coragem, filha!”. E saiu. 8,4 Depois disto, os pais de Sara saíram do quarto e fecharam a porta. Tobias, então, levantou-se do leito e disse à esposa: “Irmã, levanta-te, oremos e peçamos ao Senhor nos dê sua graça, e sua proteção”. 5 Levantou-se ela, e ambos puseram-se a orar e a implorar que lhes fosse enviada, a salvação. Disse Tobias: “Bendito és tu, Deus de nossos pais, e bendito é o teu Nome para sempre por todas as gerações! Louvem-te os céus e todas as tuas criaturas, por todos os séculos! 6 Criaste Adão e lhe deste Eva, sua esposa, como amparo valioso, e de ambos procedeu a linhagem dos homens; com efeito, disseste: ‘Não é bom que o homem esteja só;façamos-lhe uma auxiliar semelhante a ele’. 7 Ora, Senhor, bem o sabes, não é com paixão depravada que agora tomo por esposa esta minha irmã, mas é com intenção pura. Digna-te de ter compaixão dela e de mim, e juntos cheguemos a uma adiantada idade”. 8 E ambos responderam ao mesmo tempo: “Assim seja, assim seja!”. 9 Dito isso, dormiram noite adentro.

Salmo: Sl 127, 1-2. 3. 4-5 (R. Cf. 1a)
R. Felizes todos que respeitam o Senhor!
1 Feliz és tu que temes o Senhor e andas no seu caminho! 2 Ganharão tuas mãos o pão que comes, e viverás feliz.

3 Tua esposa é a parreira carregada no coração da casa. Brotam teus filhos como as oliveiras em torno à tua mesa.

4 Eis com que bens será abençoado o que teme o Senhor! 5 De Sião te abençoe, e possas ver Jerusalém feliz; vê-la feliz ao longo dos teus dias.
Evangelho: Mc 12,28b-34
Naquele tempo 28 Um dos mestres da lei, que os tinha ouvido discutir, vendo que Jesus havia respondido bem, chegou perto dele e perguntou: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?”. 29 Jesus respondeu: “O primeiro é este: Ouve Israel: O Senhor nosso Deus é o único Senhor; 30 e amarás o Senhor teu Deus de todo o coração, com toda a tua alma, com toda a tua inteligência e com todas as tuas forças. 31 O segundo é este: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há mandamento maior que estes”. 32 O mestre da lei lhe disse: “Ótimo, Mestre! Tens razão em dizer que ele é o único e que não há outro além dele. 33 Amá-lo de todo o coração, com toda a inteligência e com todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo: estes dois mandamentos valem mais do que todos os holocaustos e todos os outros sacrifícios”. 34 Jesus, vendo que ele havia falado com sabedoria, replicou-lhe: “Não estás longe do Reino de Deus!”. E ninguém mais tinha coragem de interrogá-lo.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2017 - Ano A - São Mateus, Brasília, Edições CNBB, 2016.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
Mc 12,28b-34
Outro mandamento maior do que estes não existe. (Mc 12,31b)
Deus nos deu dez mandamentos e a Igreja nos dá cinco. Dos dez da Lei de Deus somente três se referem ao amor a Deus; os outros sete são sobre o amor ao próximo.
Como é que Jesus reduz todos os dez a dois apenas, isto é, ao amor a Deus e ao amor ao próximo? Ele é claro: se procuramos simplificar os dez mandamentos para ajudar nossa memória, sabemos que tudo o que fizermos por amor a Deus e por amor ao próximo corresponde aos dez.
Mas, quando examinamos nossa consciência para uma confissão, precisamos de detalhes, que são os dez mandamentos na lista completa. A intenção de Jesus, portanto, foi de nos ajudar a manter nossa consciência sempre atenta ao essencial da Lei de Deus. É para termos este hábito, como atenção amorosa a Deus sempre.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário