sábado, 10 de junho de 2017

Liturgia do dia 10/06/2017

A imagem pode conter: texto


A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo


Leituras
Tb 12,1.5-15.20
Tb 13,2. 6. 7. 8 (R. 2a)
Mc 12,38-44

9ª Semana do Tempo Comum - Ano A

Sábado

Primeira Leitura: Tb 12,1.5-15.20

1 Quando terminaram as núpcias, Tobit chamou seu filho Tobias e disse-lhe: “Filho, trata de pagar o salário ao homem que te acompanhou, acrescentando ainda uma gratificação”.5 Chamou, então, Tobias a Rafael, e disse-lhe: “Toma em paga a metade de tudo quanto trouxeste da viagem e vai-te em paz”. 6 À vista disso, Rafael chamou à parte os dois e disse-lhes: “Bendizei a Deus e celebrai-o. Dai-lhe glória e graças em presença de todas as criaturas vivas pelos benefícios que vos outorgou, a fim de que louvásseis ao Senhor e glorificásseis o seu Nome. Anunciai dignamente as obras de Deus a todos os homens e não hesiteis em dar-lhe graças. 7 O segredo do rei, é bom guardá-lo escondido: as obras de Deus, porém, é justo proclamá-las e louvá-las. Fazei o bem, e o mal não vos atingirá. 8 Mais vale a oração com o jejum, e a esmola com a justiça do que a riqueza com a injustiça. É melhor dar esmola que acumular muito ouro. 9 A esmola salva da morte e purifica de todo o pecado. Os que dão esmola serão saciados de vida. 10 Aqueles, porém, que cometem pecado e injustiça são inimigos da sua própria vida. 11 Anunciar-vos-ei a verdade plena e não vos ocultarei coisa alguma. Já vos declarei e disse: ‘O mistério do rei, é bom guardá-lo em segredo; as obras de Deus, porém, é glorioso proclamá-las’. 12 Eis, pois, que, quando oráveis, tu e Sara, eu apresentava a memória das vossas preces diante da glória do Senhor; o mesmo fazia eu, quando sepultavas os mortos. 13 Quando não hesitaste em te levantar, deixando o teu almoço, para ir enterrar o defunto, então, fui mandado a ti, a fim de te pôr à prova. 14 Mas Deus também me enviou para curar a ti e a Sara, tua nora. 15 Eu sou Rafael, um dos sete santos anjos que assistem e têm acesso à majestade do Senhor”.20 Agora, louvai o Senhor sobre a terra e dai-lhe glória. Eis que subo para Aquele que me enviou. Escrevei a narrativa de todas estas coisas que vos aconteceram”. Dito isto, elevou-se.
Salmo: Tb 13,2. 6. 7. 8 (R. 2a)
R. Bendito seja Deus, que vive eternamente!
2 “Bendito seja Deus que vive eternamente e pelos séculos perdura o seu reinado! Ele castiga e se compadece; conduz às profundezas das moradas subterrâneas e salva da grande ruína. Ninguém há que fuja da sua mão.

6 Se a ele vos converterdes, de todo coração e alma, diante dele praticando a verdade, sua Face voltar-se-á para vós e jamais se ocultará.

7 Considerai o que vos tem feito exaltai-o a plena voz. Louvai o Senhor da Justiça, glorificai o Rei dos Séculos!

8 Na terra de meu cativeiro, eu o bendigo e anuncio seu poder e sua grandeza à nação dos pecadores. Convertei-vos, pecadores, praticai a justiça diante dele! Quem sabe não condescenderá, tornando-se misericordioso para convosco?
Evangelho: Mc 12,38-44

38 E Jesus dizia ainda, no seu ensinamento: “Tomai cuidado com os mestres da lei que gostam de circular por aí com roupas vistosas, de receber saudações nas praças, 39 de ocupar as primeiras cadeiras nas sinagogas e os primeiros lugares nos banquetes, 40 e devoram os bens das viúvas encobrindo tudo isso com longas orações! Serão julgados com o maior rigor!”. 41Tendo-se sentado diante do cofre de esmolas, reparava como o povo colocava moedas ali. E muitos ricos colocavam bastante dinheiro. 42 Veio também uma pobre viúva que colocou duas moedas de pouco valor. 43 Jesus então chamou seus discípulos e lhes disse: “Eu vos declaro esta verdade: esta viúva pobre deu mais que todos os outros que atiravam o seu dinheiro no cofre, 44 porque todos deram do que lhes sobrava; ela, porém, deu tudo quanto possuía, todo o seu sustento”.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2017 - Ano A - São Mateus, 
Brasília, Edições CNBB, 2016.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário,
2016.
Boa Nova para cada dia
Mc 12,38-44
“ ... esta pobre viúva deu mais do que todos os outros que ofereceram esmolas ... ” (Mc 12,43c).
A lição que Jesus deu ao povo reunido no Templo foi, desta vez, lição de completo abandono em Deus. A viúva que levou ao cofre do Templo as duas únicas moedas que tinha para se sustentar, foi o exemplo apontado por Jesus aos seus discípulos para mostrar como não teme pela vida quem põe sua existência nas mãos de Deus.
Foi o modo de Jesus nos dizer o mesmo que no passado tinha acontecido com o profeta Elias. Este profeta fora mandado por Deus a uma cidade fora de Israel, a Sarepta, onde devia pedir que uma viúva o sustentasse. Ora, aquela viúva ia fazer um pão, para si e para seu filho, com o resto de farinha e óleo que tinha; e, depois, ia esperar a morte (1R 17,12). Porém Elias lhe pede que faça para si primeiro um pão. Em seguida a viúva fez pães para ela e para seu filho, durante todo o tempo em que Elias ficou em Sarepta. Nem a farinha nem o óleo faltaram. Foi um milagre de Deus, porque a viúva confiou no profeta.
A viúva de Jerusalém confiou em Deus. Desfez-se das moedas que garantiriam seu sustento para entregá-las ao cofre, de onde sairiam esmolas para outros pobres.
Jesus não nos deu este exemplo apenas para que o admirássemos.
Ensinou-nos o desprendimento dos bens da terra para termos completa confiança em Deus, que cuida de nós mais do que podemos imaginar. É a mesma lição que Jesus deu a seus discípulos mostrando as aves do céu, cuja vida é garantida por Deus (Mt 6,26).
Aprendamos a lição da viúva de Jerusalém. Ponhamos somente em Deus a esperança de nossa vida neste mundo e a da Vida Eterna após nossa ressurreição.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário