segunda-feira, 12 de junho de 2017

Liturgia do dia 12/06/2017

A imagem pode conter: texto


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, atividades ao ar livre e texto


Leituras
2Cor 1,1-7
Sl 33 (34),2-3.4-5.6-7.8-9 (R. 9a)
Mt 5,1-12a

10ª Semana do Tempo Comum - Ano A

Segunda-Feira

Primeira Leitura: 2Cor 1,1-7

1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, à Igreja de Deus estabelecida em Corinto, e a todos os santos que estão em toda à Acaia: 2 a vós graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo! 3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda consolação. 4 Ele nos consola em todas as nossas aflições, para que nós possamos consolar os outros em qualquer provação, por meio daquela consolação que nós mesmos recebemos de Deus. 5 Porque, assim como são abundantes os sofrimentos de Cristo em nós, assim também, graças a Cristo, é abundante a nossa consolação. 6 Se passamos por sofrimentos, é para vossa consolação e salvação. Se somos consolados, é igualmente para vossa consolação. E isto vos permite suportar com paciência os mesmos sofrimentos que também nós suportamos. 7 Nós temos a vosso respeito uma firme esperança. Sabemos que, tendo parte em nossos sofrimentos, também tereis parte em nossa consolação.
Salmo: Sl 33 (34),2-3.4-5.6-7.8-9 (R. 9a)
R. Provai e vede quão suave é o Senhor!
2 Bendirei ao Senhor em qualquer tempo, terei sempre na boca o seu louvor! 3 Hei de glorificar-me no Senhor, escutem os humildes e se alegrem!

4 Engrandecei comigo o nosso Deus, exaltemos unidos o seu nome! 5 Pois sempre que o busquei, ele me ouviu; de todas as angústias me livrou.

6 Se olhardes para ele, brilhareis; não sofrerão vergonha as vossas faces. 7 Um infeliz gritou, e Deus o escuta; de todas as angústias ele o salva.

8 O anjo do Senhor vigia alerta, solícito em livrar quem teme a Deus. 9 Provai, e vede como Deus é bom, feliz quem busca nele o seu refúgio!
Evangelho: Mt 5,1-12a
1 Vendo Jesus as multidões, ele subiu ao monte. Quando sentou, seus discípulos chegaram para perto dele. 2 Tomou a palavra e ensinava-os assim: 3 “Felizes os pobres em espírito, porque a eles pertence o reino dos céus. 4 Felizes os aflitos, porque serão consolados. 5 Felizes os mansos e humildes, porque herdarão a terra da promessa. 6 Felizes os famintos e sedentos da justiça, porque serão saciados. 7 Felizes os misericordiosos, porque serão tratados com misericórdia. 8 Felizes os puros de coração, porque verão a Deus. 9 Felizes os promotores da paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10 Felizes os perseguidos por causa da justiça, porque a eles pertence o reino dos céus. 11 Felizes sereis quando vos ofenderem, perseguirem e disserem todo tipo de calúnia contra vós por minha causa. 12 Ficai alegres e contentes, porque grande será a vossa recompensa no céu. Pois assim é que perseguiram os profetas que vos precederam.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2017 - Ano A - São Mateus,
Brasília, Edições CNBB, 2016.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário,
2016.
Boa Nova para cada dia
Bem-aventurados os puros de coração porque verão a Deus (Mt 5,8).
Mt 5,1-12 contém a Bem-aventuranças.
Jesus já tinha anunciado o Reino de Deus, e agora mostra como devem ser os que nele querem entrar.
Poderíamos considerar cada uma das bem-aventuranças.
No entanto vamos continuar nossa meditação sobre o coração puro que vê a Deus, tal como é o Coração Imaculado da Mãe de Jesus. Foi o que meditamos no sábado passado.
Há uma riqueza muito grande na tradição católica sobre o coração puro.
Alguns Santos Padres nos explicam como se chega à purificação do coração e o que resulta desta pureza espiritual.
São Gregório de Nissa nos ensina como Deus purifica nosso coração para que O “possamos ver”. É sua 6ª homilia, sobre as Bem-aventuranças, aqui abreviada, mas para ser saboreada linha por linha:
- Creio que Deus queira mostrar-se face a face a quem tem os olhos da alma bem purificados; mas isto segundo ensina Cristo: “O Reino de Deus está dentro de vós (Lc 17,21)”.
- Quem purificou seu coração poderá contemplar a imagem da Natureza Divina na beleza de sua própria alma [pois nela está o Reino de Deus].
- Se Você tirar a sujeira que cobre seu coração, dentro de Você resplenderá a Divina Beleza.
- A Divindade, de fato, é pureza. Nela não há vício algum, paixão alguma; está longe de todo mal.
- Se em Você estão estas realidades, sem dúvida dentro de Você está Deus.
- Quando, portanto, sua alma for pura de todo tipo de vícios, livre de paixões, de defeitos, e sem qualquer tipo de mancha, então Você será feliz pela limpidez de sua vista...
- Tiradas dos olhos espirituais as trevas materiais,
- Você terá a santa visão [de Deus] na pura serenidade do coração.
Assim termina São Gregório de Nissa. Por nossa conta podemos continuar esta meditação desejando chegar à máxima pureza de coração para vermos Deus, como promete Jesus em Mt 5,8.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana
de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário