terça-feira, 21 de novembro de 2017

Liturgia do dia 21/11/2017

A imagem pode conter: texto


Leituras
Zc 2,14-17
Lc 1,46-47. 48-49. 50-51. 52-53. 54-55 (R.Cf.54b)
Mt 12,46-50

Apresentação de Nossa Senhora - Memória

Terça-Feira

Primeira Leitura: Zc 2,14-17

14 Dá gritos de alegria, e rejubila-te, filha de Sião, pois venho morar em teu meio, oráculo de Javé. 15 Nações numerosas ligar-se-ão a Javé, naquele dia, e tornar-se-ão para ele um povo e elas morarão no meio de ti. Assim saberás que Javé dos exércitos me enviou a ti. 16 E Javé possuirá Judá, como sua herança sobre a Terra santa, e ele ainda escolherá Jerusalém. 17 Silêncio! todo homem, diante de Javé, pois ele surge de sua morada santa.
Salmo: Lc 1,46-47. 48-49. 50-51. 52-53. 54-55 (R.Cf.54b)
R. O Senhor se lembrou de mostrar sua bondade.
46 Minha alma engrandece o Senhor, 47 meu espírito alegra-se intensamente em Deus meu Salvador,

48 porque olhou para a humildade da sua serva. De agora em diante, todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49 porque o Todo-Poderoso fez em mim grandes coisas. Santo é Seu Nome

50 Sua misericórdia se estende de geração em geração sobre os que o temem. 51 Manifestou a força de seu braço, dispersou os homens de coração soberbo.

52 Derrubou os poderosos de seus tronos e elevou os humildes. 53 Deixou os famintos satisfeitos, despediu os ricos de mãos vazias.

54 Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se da sua misericórdia 55 conforme tinha prometido aos nossos pais.
Evangelho:  Mt 12,46-50

Naquele tempo: 46 Enquanto Jesus ainda estava falando ao povo, sua mãe e seus irmãos se achavam do lado de fora, procurando falar com ele. 47 Alguém lhe disse: “Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem falar contigo”.48 Ele respondeu a quem o informava: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?”. 49 Então, Jesus apontou com a mão para os seus discípulos e disse: “Eis aqui minha mãe e meus irmãos. 50 Porque todo aquele que faz a vontade do meu Pai que está no céu, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2017 - Ano A - São Mateus, Brasília, Edições CNBB, 2016.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“Quem é minha mãe e quem são os meus irmãos?”(Mt 12,48b).
Nesta memória da Apresentação de Nossa Senhoralemos o Evangelho de São Mateus, 12,46-50.
Segundo antiga tradição cristã a Mãe de Jesus, ainda criança, foi apresentada ao Templo de Jerusalém para ser consagrada a Deus.
Embora não tenhamos documentos escritos para provar este fato, a Igreja entendeu que a Mãe do Filho de Deus devia ter vivido toda sua existência consagrada a Deus. Por este motivo foi posta, num determinado momento de sua infância, esta consagração.
Somente uma comprovação da santidade de Maria aparece no Evangelho, quando o Anjo Gabriel a saúda afirmando que ela é ‘Cheia de Graça’ . “Cheia de Graça” porque desde antes de seu nascimento Deus a fez sem pecado original. Por isso ela desde sempre a fez consagrada a Ele.
Jesus viu e admirou em Sua Mãe esta consagração e esta santidade.
Quantas vezes Ele, desde criança, terá confirmado como Sua Mãe vivia perfeitamente a vontade de Deus e como estava em constante união com Deus Pai.
Ele terá pensado: “um dia vou propor Minha Mãe como modelo do cumprimento da Lei de Deus”.
E este dia chegou.
Foi quando, estando Ele ocupado com a multidão que O ouvia, disseram-lhe que Sua Mãe e seus irmãos aguardavam um momento de falar com Ele. Naquele momento Jesus se lembrou da santidade de Sua Mãe e disse: “... todo aquele que faz a vontade de Meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e Minha Mãe” (Mt 12,50bc).
Nós não fazemos a vontade do Pai de Jesus?
Se o fazemos, imitamos não só Sua Mãe. Imitamos o próprio Jesus.
Sejamos firmes e constantes no cumprimento da Vontade de Deus. Nisto estaremos com Jesus, que nos disse: “... vós orareis assim: Pai nosso, que estais nos céus, santificado seja o Vosso Nome” (Mt 6,9).
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário