terça-feira, 28 de novembro de 2017

Liturgia do dia 28/11/2017

A imagem pode conter: texto



Leituras
Dn 2,31-45
Dn 3,57. 58. 59. 60. 61 (Cf. 59b)
Lc 21,5-11

34ª Semana do Tempo Comum - Ano A

Terça-Feira

Primeira Leitura: Dn 2,31-45

Naqueles dias, disse Daniel a Nabucodonosor 31 Tu, ó rei, tiveste uma visão. Ei-la: uma estátua, grande estátua, muito brilhante, erguia-se diante de ti, de aspecto terrível. 32 A cabeça desta estátua era de ouro escolhido; o peito e os braços eram de prata; o ventre e as coxas eram de bronze; 33 as pernas, de ferro; os pés, parte de ferro e parte de argila. 34 Estavas a olhá-la; quando, sem intervenção de ninguém, uma pedra se desprendeu e feriu a estátua nos pés, parte de ferro e parte de argila, quebrando-os. 35 Então se desfizeram, de uma só vez, o ferro, a argila, o bronze, a prata e o ouro, como se fossem palha que o vento leva para fora da eira no verão. Não sobrou nem vestígio deles. A pedra que atingira a estátua tornou-se um grande monte que encheu toda a terra. 36 Este é o sonho, cuja interpretação exporemos na presença do rei; 37 Tu, ó rei, rei dos reis, a quem o Deus do Céu confiou o reino, o poder, a força e a glória 38 — os filhos dos homens e os animais do campo, as aves do céu, em qualquer lugar que moram, ele os colocou em tuas mãos, fazendo-te soberano de todos eles —, és a cabeça de ouro. 39Depois de ti surgirá outro reino, inferior ao teu, e um terceiro reino, de bronze, que dominará sobre toda a terra. 40 Um quarto reino será forte como ferro, como o ferro que esmaga e despedaça tudo; como o ferro esmagador, ele esmagará e quebrará a todos eles. 41Quanto aos pés que viste, parte de argila e parte de ferro, é um reino que será dividido; participará da firmeza do ferro, pelo que viste ferro misturado com argila. 42 Os pés, parte de ferro e parte de argila: o reino será parte firme e parte frágil. 43 Como viste o ferro misturado com barro, eles se misturarão por meio de matrimônio recíproco, sem formar um conjunto resistente, como ferro não se liga com argila. 44 Nos dias deste reino, o Deus do Céu suscitará um reino que não será jamais destruído: este reino não passará a outro povo; antes, esmigalhará e aniquilará todos estes reinos, durando ele mesmo eternamente, 45 conforme viste que uma pedra foi arrancada do monte sem intervenção de ninguém, esmigalhando o ferro, o bronze, a argila, a prata e o ouro. O grande Deus revelou ao rei o que está para vir. O sonho é verídico, fiel é a sua interpretação”.
Salmo: Dn 3,57. 58. 59. 60. 61 (Cf. 59b)
R. Louvai-o e exaltai-o pelos séculos!
57 Obras do Senhor, bendizei ao Senhor.
58 Anjos do Senhor, bendizei ao Senhor.
59 Céus, bendizei ao Senhor.
60 Águas sobre os céus, bendizei ao Senhor.
61 Forças do Senhor, bendizei ao Senhor.
Evangelho: Lc 21,5-11
Naquele tempo: 5 Como alguns lhe observassem que o Templo era construído de belas pedras e ornado com ricos donativos, Jesus disse: 6 “Virão dias em que, de tudo quanto contemplais, não ficará pedra sobre pedra: tudo será destruído”. 7 Perguntaram-lhe: “Mestre, quando acontecerá isto? Qual será o sinal para indicar o momento em que estas coisas vão acontecer?”. 8 Ele respondeu: “Tende cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome dizendo: ‘Eu sou o Messias!’, e ainda: ‘O tempo está próximo!’.Não os sigais.9 Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não vos assusteis: é preciso que, primeiro, isto aconteça, mas não será logo o fim”. 10 Depois lhes disse: “Levantar-se-á povo contra povo e reino contra reino.11 Haverá grandes terremotos e, em várias partes, pestes e fomes, bem como fenômenos espantosos no céu.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2017 - Ano A - São Mateus, Brasília, Edições CNBB, 2016.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“ ... acontecerão coisas pavorosas e grande sinais serão vistos no céu”. (Lc 21, 11cd).
Um dia Jesus observou como algumas pessoas, em Jerusalém, olhavam para a solidez das construções junto do Templo, imaginando que permaneceriam por séculos sem fim.
Mas Jesus as adverte. Tudo neste mundo terá um fim, num dia determinado por Deus.
Não será desta vez que Jesus dirá que não sabe nem o dia nem a hora do fim do mundo. Mas desta vez diz o que sabe sobre os sinais que serão dados antes do fim.
Ele disse que o Templo seria destruído. Não ficaria pedra sobre pedra.
Ora, este primeiro sinal já aconteceu.
Mas Jesus deu outros sinais: antes do fim haverá no mundo guerras e revoluções.
Estes sinais já estão acontecendo. Basta ouvir as notícias nos meios de comunicação. Mas isto, é verdade, tem acontecido deste os tempos de Jesus e antes Dele. No entanto, Jesus fala de guerras e revoluções bem antes do fim. Portanto deveremos ficar atentos. Serão guerras e revoluções que terão a clara marca de um aviso do fim, embora, ainda agora, não saibamos como.
Jesus também deu como sinais do fim do mundo grandes desastres naturais: terremotos, maremotos, tsunamis, erupção de vulcões. Mas isto já tem acontecido desde o começo do mundo.
Quando, então, tais desastres naturais serão os verdadeiros sinais do fim do mundo? Somente podemos supor que quanto acontecerem as pessoas saberão que aqueles sinais serão diferentes, terão a marca do fim próximo. Quem viver verá.
Jesus, por fim, predisse fomes e pestes. Isto tem acontecido desde o início da história da humanidade.
Quando estes sinais serão verdadeiros anúncios do fim do mundo?
Jesus nos faz supor que quando acontecerem as pessoas os entenderão como verdadeiros sinais de fim de mundo.
Se em nossos dias estes fatos nos assustam mais numa época do que em outra, seu efeito é positivo: sabemos que no fim do mundo será assim. Como não sabemos nem o dia nem a hora, continuamos perseverantes numa vida longe dos pecados que no Juízo Final poderão nos condenar ao inferno.
Afinal, todos estes sinais devem acontecer para cada geração da humanidade.
Todas devem se lembrar que o fim do mundo tem data e hora que somente Deus sabe.
Se só Deus sabe, pode ser amanhã.
E com esta consciência, estamos prevenidos por Jesus: estejamos prontos para qualquer momento em que o Juízo Final pode acontecer. Mas não chegaremos a ele desprevenidos. Jesus nos disse tudo o que podia dizer, do que Ele sabia. Sejamos gratos a Ele. E sigamos seu conselho: “Quem perseverar até o fim será salvo” (Mt 24,13).
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário