sábado, 24 de novembro de 2018

Liturgia do dia 21/10/2018


Liturgia do dia 21/10/2018


Leituras
Is 53,10-11
Sl 32(33),4-5.18-19.20.22(R/. 22)
Hb 4,14-16
Mc 10,35-45 ou abrev. Mc 10,42-45

29º Domingo do Tempo Comum

Domingo

Primeira Leitura: Is 53,10-11

10 Javé quis consumi-lo com sofrimentos. Se ele oferece a vida em expiação, verá uma descendência, prolongará seus dias, e a vontade de Javé se cumprirá por ele. 11 Por tudo que sofreu, verá a luz e ficará saciado por seu conhecimento. Por suas dores, meu servo justo justificará muitos, tomando sobre si as iniquidades deles.

Salmo: Sl 32(33),4-5.18-19.20.22(R/. 22)
R. Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, pois, em vós, nós esperamos!4 Pois é reta a palavra do Senhor, e tudo o que ele fez é verdadeiro. 5 Ele ama a justiça e a retidão, da graça do Senhor enche-se a terra.

18 Porém olha o Senhor pelos que o temem, aqueles que confiam em seu amor, 19 para livrar da morte as suas almas e fazê-los viver quando houver fome!

20 Nossas almas esperam no Senhor: é ele o nosso auxílio e o nosso escudo.
22 Venha a nós, ó Senhor, a tua graça: colocamos em ti nossa esperança!Segunda Leitura: Hb 4,14-16

Irmãos: 14 Tendo, pois, um grande sumo sacerdote, que atravessou os céus, Jesus, o Filho de Deus, conservemos firmemente a profissão de fé que proclamamos. 15 Não temos um sumo sacerdote incapaz de se compadecer de nossas fraquezas. Pelo contrário, ele foi tentado em tudo como nós o somos, mas não cometeu pecado. 16 Aproximemo-nos, pois, com confiança do trono de Deus, onde está a graça, para alcançar a misericórdia e encontrar a graça para a ajuda no momento oportuno.
Evangelho: Mc 10,35-45

Naquele tempo: 35 Chegaram perto de Jesus os filhos de Zebedeu, Tiago e João, e lhe disseram: “Mestre, queremos que nos concedas o que te vamos pedir”. 36 Ele lhes perguntou: “Que quereis que eu vos faça?”. 37 Responderam: “Concede que na tua glória estejamos sentados, um à tua direita e outro à esquerda”. 38 Mas Jesus replicou: “Não sabeis o que pedis. Podeis beber o cálice que vou beber, ou ser batizados com o batismo com que vou ser batizado?”. 39 Eles lhe responderam: “Podemos!”. Jesus então lhes disse: “Bebereis o cálice que vou beber e sereis batizados com o batismo com que vou ser batizado. 40 Mas não pertence a mim conceder que vos senteis à minha direita ou à minha esquerda. Isto é para aqueles aos quais foi preparado”.41 Os outros dez, que tinham ouvido, começaram a se zangar contra Tiago e João. 42 Jesus os chamou para perto de si e lhes disse: “Sabeis que os que são tidos como governantes das nações exercem seu domínio sobre elas, e os chefes, o seu poder. 43 Entre vós não deve ser assim. Aquele de vós que quiser ser o maior, seja o vosso servidor. 44 E aquele de vós que quiser ser o primeiro, seja o servo de todos. 45 Pois o próprio Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos”.
Evangelho: Leitura Facultativa: abrev. Mc 10,42-45Naquele tempo, 42 Jesus os chamou para perto de si e lhes disse: “Sabeis que os que são tidos como governantes das nações exercem seu domínio sobre elas, e os chefes, o seu poder. 43 Entre vós não deve ser assim. Aquele de vós que quiser ser o maior, seja o vosso servidor. 44 E aquele de vós que quiser ser o primeiro, seja o servo de todos. 45 Pois o próprio Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos”.Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.Boa Nova para cada dia“O FILHO DO HOMEM NÃO VEIO PARA SER SERVIDO, MAS PARA SERVIR E DAR A SUA VIDA COMO RESGATE PARA MUITOS”. (Mc 19,45)O centro da mensagem contida nesta Liturgia da Palavra é a entrega de Jesus, de sua vida, para a Salvação de todas as pessoas do mundo.Na Primeira Leitura lemos:Meu servo, o justo,fará justos inúmeros homens,carregando sobre si suas culpas (Isaías 53,11)É uma afirmação que aparece várias vezes nos Hinos do ‘Servo de Javé’ dos livros de Isaías. O ‘Servo de Javé’ recebe de Deus esta missão: sua vida é para a Salvação de todo o Israel, em primeiro lugar, pois é para o Povo Eleito que Isaías escreve, e para a Salvação de todas as demais nações sobre a terra.Nesta missão o ‘Servo de Javé’ sofre ao longo de sua vida, e no fim dela morre como um sacrifício agradável a Deus para obter o perdão dos pecados de todos.O resultado que assim o ‘Servo de Javé’ conseguirá, será o de tornar ‘justos’ todos os que foram perdoados por Deus, assim como ele, o ‘Servo de Javé’, por sua vez, sempre foi ‘justo’.A tradição cristã não podia ver na figura do ‘Servo de Javé’ senão Jesus Cristo. Ele, o Justo, tornou justos, perante Deus, santos e imaculados, todos os que Nele creram e que em Seu nome foram batizados, tornando-se filhos de Deus.No Evangelho está a confirmação desta interpretação da Igreja sobre o ‘Servo de Javé’ de Isaías 53. Jesus mesmo diz de Si:“ ... o Filho do Homem não veio para ser servido,mas para servire dar a sua vida como resgate para muitos” (Mc 19,45)Estas palavras de Jesus neste Evangelho finalizam o diálogo Dele com seus discípulos, que não tinham entendido como Jesus mesmo se identificava com o ‘Servo de Javé’. Ora, o ‘Servo de Javé’ era manso e humilde obediente à vontade amorosa de Deus para a Salvação de toda a humanidade. Os discípulos precisavam aprender tudo isto de Jesus, eles que pretendiam uma ilusória vida de glória terrena num reino, o Reino de Deus, que não era deste mundo, mas espiritual e salvador.Vejamos o que nos diz a Segunda Leitura.No início da Igreja uma comunidade cristã de origem judaica teve também dificuldade em entender o poder salvador definitivo da morte de Jesus. Eles, depois de terem pecado mesmo tendo sido batizados, achavam que deviam retornar aos ritos purificadores judaicos para serem perdoados por Deus. O autor da Epístola aos Hebreus os corrige, dizendo-lhes que a Salvação dada por Jesus foi plenamente suficiente para apagar todos os pecados, tanto os cometidos antes do Batismo como os cometidos depois dele.O que aquela comunidade devia fazer? O autor da Epístola lhes diz:Aproximemo-nos então,com toda a confiança, do trono da Graça,para conseguirmos misericórdiae alcançarmos a Graça de um auxílio no tempo oportuno (Hb 4,16).Isto é, todos os cristãos daquela comunidade receberiam a Salvação eterna merecida por Jesus Cristo com Sua morte quando eles chegassem ao fim da vida terrena e ao Último Dia do Juízo Final.Assim como aquela comunidade judaico-cristã, nós, com todos os que aguardam do céu nosso Salvador Jesus Cristo, somos alimentados espiritualmente pelo pensamento que o Salmo Responsorial nos traz:... o Senhor pousa o olhar sobre os que o tememe que confiam esperando em Seu amor,para da morte libertar as suas vidas [Sl 32(33),18-19].Foi isto o que Jesus realizou por nós. Esta é a razão de nossa esperança.Portanto, corrijamos nossas compreensões, se não forem corretas, sobre tudo o que devemos a Ele, o ‘Servo de Javé’, o Filho de Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo.Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário