sábado, 24 de novembro de 2018

Liturgia do dia 26/11/2018


Liturgia do dia 26/11/2018


Leituras
Ap 14,1-3.4b-5
Sl 23(24),1-2.3-4ab.5-6 (R/. cf. 6)
Lc 21,1-4

34ª Semana do Tempo Comum

Segunda-Feira

Primeira Leitura: Ap 14,1-3.4b-5

Leitura do Livro do Apocalipse de São João

1 Eu João tive uma visão: eis que o Cordeiro estava de pé no Monte Sião e com ele cento e quarenta e quatro mil, que traziam escritos na testa o nome dele e o nome de seu Pai. 2 E ouvi uma voz do céu, como a voz de muitas águas e como a voz de grande trovão. A voz que eu ouvi era como a de harpistas tocando as suas harpas. 3 Cantavam um cântico novo diante do trono, dos quatro seres vivos e dos anciãos. Ninguém podia aprender o cântico, a não ser os cento e quarenta e quatro mil que foram resgatados da terra. 4b São eles que acompanham o Cordeiro por onde quer que vá. São resgatados dentre os homens, como primícias para Deus e para o Cordeiro. 5 Na sua boca não se achou mentira: eles são irrepreensíveis.
Salmo: Sl 23(24),1-2.3-4ab.5-6 (R/. cf. 6)
R. É assim a geração dos que buscam vossa face, ó Senhor, Deus de Israel.
1 É do Senhor a terra e o que a reveste, o mundo inteiro e todos os que o habitam. 2 Foi ele quem firmou-a sobre os mares quem a consolidou por sobre as águas.

3 “Quem subirá ao monte do Senhor, quem entrará no seu lugar sagrado?” 4 O homem de mãos limpas e alma pura, que não tem no pecado o pensamento, nem engana, jurando, os semelhantes.

5 Este terá a bênção do Senhor e a justiça de Deus, seu Salvador. 6 “Assim é a geração dos que o procuram, e do Deus de Jacó buscam a face!
Evangelho: Lc 21,1-4

1 Levantando os olhos, Jesus viu que os ricos depositavam as suas ofertas no cofre do Templo. 2 Viu também uma pobre viúva que colocava ali duas moedas de cobre. 3 Então ele disse: “Eu vos asseguro: esta pobre viúva deu mais do que todos os outros. 4 Pois todos aqueles deram do que lhes sobrava, mas esta deu, da sua indigência, tudo o que lhe ficava para viver’’.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“A viúva, em sua pobreza, ofertou tudo quanto tinha para viver”
 (Lc 21,4).
A estória que São Lucas descreve no Evangelho de hoje é a mesma descrita por Mc 12,38-44.
A mensagem desta estória é sobre a importância que as pessoas dão a Deus. E esta importância difere de pessoa a pessoa, como também da intensidade do amor que sentem por Deus. Umas amam mais a Deus que outras.

No caso dos ricos, que depositaram no cofre do Templo muitas moedas, aquelas que não lhes fariam falta alguma, a importância que davam a Deus era mínima. No entanto saíram do Templo pensando ter feito muito mais do que a pobre viúva.
No caso da pobre viúva, a importância que ela atribuía a Deus era a máxima. Foi o que demonstrou, oferecendo o máximo de que dispunha, mesmo que apenas duas moedinhas quase sem valor. Em sua humildade não se considerou uma pessoa importante como aqueles ricos. Ela saiu do Templo lamentando não ter mais amor a oferecer a Deus. Os ricos, no entanto, pensaram que Deus devia ser-lhes muito grato pelas ricas moedas que doaram.
Jesus chega ao final da estória deixando-nos a pergunta: quem foi mais agradável a Deus neste episódio diante do cofre do Templo? E quem agradou menos a Deus?

Somos inteligentes para responder a estas duas perguntas de maneira correta: é claro que foi a viúva. Deus não olha as aparências e sim os corações. E o coração daquela pobre mulher era rico de amor a Ele. Mas o coração dos ricos era rico de amor próprio. Para eles, Deus podia ficar em segundo lugar.
Este fato da vida de Jesus os dá o que pensar.Reflitamos e tiremos o proveito, mudando nossas atitudes perante Deus; nem pensemos que a lição deste Evangelho nada tem a nos questionar. Tem. Sejamos sinceros e cheguemos a um grande amor a Deus por meio da humildade que Ele aprecia. Ofereçamos a Ele tudo o que temos como significado de nossa vida e existência. A pobre viúva chegou a este ponto. Nós também podemos fazer o mesmo.

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário