sábado, 24 de novembro de 2018

Liturgia do dia 22/10/2018


Liturgia do dia 22/10/2018


Leituras
Ef 2,1-10
Sl 99(100),2.3.4.5 (R/. 3b)
Lc 12,13-21

29ª Semana do Tempo Comum

Segunda-Feira

Primeira Leitura: Ef 2,1-10

Irmãos:1 E vós estáveis mortos pelas ofensas e pecados, 2 nos quais vivíeis antes, segundo o modo de ser deste mundo, segundo o Príncipe do império do ar, este espírito que ainda atua nos rebeldes. 3 Antes, nós todos também éramos como eles. Vivíamos segundo as inclinações da carne, satisfazendo seus caprichos e desejos, e sendo, por natureza, filhos da ira, como os outros. 4 Mas Deus, rico em misericórdia, pela imensa caridade com que nos amou, 5 nos deu de novo a vida com o Cristo, quando estávamos mortos pelos nossos pecados! É por graça que agora estais salvos! 6 Ressuscitou-nos com ele e nos levou aos céus em Cristo Jesus! 7 Quis mostrar assim, aos séculos futuros, as extraordinárias riquezas da sua graça, por sua bondade para conosco em Cristo Jesus. 8 Porque é de fato pela graça que estais salvos, por meio da fé; não por mérito vosso, mas por dom de Deus. 9 E não por obras, para que ninguém se glorie. 10 De fato, somos obra dele, criados em Cristo Jesus para fazermos as boas obras que Deus estabeleceu de antemão para que as praticássemos.
Salmo: Sl 99(100),2.3.4.5 (R/. 3b)
R.O Senhor mesmo nos fez, e somos seus.
2 rendei culto ao Senhor com grande júbilo, vinde a ele com cantos de alegria!

3 Sabei-o todos: é o Senhor que é Deus, foi ele que nos fez e somos dele, somos seu povo, ovelhas do seu campo.

4 Transponde seus portais rendendo graças, seus átrios penetrai cantando hinos, seu nome bendizei, dando-lhe glória!

5 Bom é o Senhor, e o seu amor eterno, fiel de geração em geração.
Evangelho: Lc 12,13-21

Naquele tempo: 13 Alguém do meio da multidão disse a Jesus: “Mestre, dize a meu irmão que reparta comigo a nossa herança”. 14 Jesus lhe respondeu: “Meu amigo, quem me constituiu vosso juiz ou vosso árbitro?”. 15 Disse então ao povo: “Tomai cuidado com qualquer tipo de avareza, porque a vida de um homem, embora ele esteja na fartura, não depende das suas riquezas”. 16 Depois contou-lhes a seguinte parábola: “Havia um homem rico cujas terras tinham produzido boa colheita. 17 E ele pensava consigo mesmo: ‘Que farei, se não tenho lugar onde colocar a colheita?’. 18 Depois disse: ‘Isto é o que vou fazer: vou demolir os meus celeiros, construir outros maiores e ajuntarei aí todos os meus bens e direi à minha alma: 19 Ó minha alma, tens muitos bens depositados para longos anos; descansa, come, bebe, goza da vida’. 20 Mas Deus lhe disse: ‘Louco, nesta mesma noite ela te será tomada! E para quem ficará o que ajuntaste?’. 21 Assim acontece com quem ajunta riqueza para si, em vez de se enriquecer diante de Deus”.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“Descansa, come, bebe, aproveita!” (Lc 12,19).
Esta crítica de Jesus a pessoas apegadas à vida neste mundo, é atualíssima.
É grande o número de pessoas, neste mundo materializado em que vivemos, que pensa somente em acumular bens materiais em quantidade para garantir um futuro seguro nesta terra. Acontece que nossa vida não é apenas material nem apenas terrena. Nossa existência é espiritual e destinada à eternidade.
Ninguém gosta de pensar que, ao início do dia seguinte, será encontrado morto.
Ninguém gosta de pensar que o dia em que vive no presente poderá ser o último de sua vida.
A hora da própria morte ninguém sabe, mas todos sabem que a morte é certa.
E, pior ainda, quem tem consciência pesada, não gosta sequer de lembrar-se que depois de morrer vai comparecer diante do tribunal de Deus.
É tudo isto o que Jesus nos ensina por meio da parábola contida neste Evangelho.
Tendo aprendido esta lição, estaremos sempre conscientes de que nossa morte pode chegar a qualquer momento. Quando pedimos a Deus uma boa morte, desejamos chegar a Seu encontro santos e irrepreensíveis.
Esta é a maneira correta de pensar sobre nossa passagem deste mundo para a União com Deus na Vida Eterna. Foi para isto que Deus nos deu garantias quando nos fez seus filhos e filhas no dia em fomos batizados. Deus não nos quer perder porque como Pai nos ama.
Se nos prepararmos assim, o fim de nossa vida será uma alegria antecipada a cada dia, pois a cada dia podemos entrar na felicidade eterna. Que este pensamento nos console e fortifique contra todos os temores comuns a todos sobre a hora da morte.
O homem da parábola é o perfeito exemplo de quem se deixou levar apenas pelos bens materiais; ele acreditava no que dizia: “Descansa, come, bebe, aproveita!” (Lc 12,19).
Se Jesus nos preveniu, neste erro não cairemos.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário