segunda-feira, 10 de abril de 2017

Liturgia do dia 10/04/2017

                              A imagem pode conter: texto 

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas
Leituras
Is 42,1-7
Sl 26, 1. 2. 3. 13-14 (R. 1a)
Jo 12,1-11

Semana Santa - Ano A

Segunda-Feira

Primeira Leitura: Is 42,1-7

1 Eis meu Servo que sustenho, meu eleito, preferido de minha alma. Pus sobre ele meu espírito. Ele levará o direito às nações. 2 Ele não gritará nem elevará o tom, nem fará ouvir sua voz nas ruas. 3 Ele não quebrará o caniço rachado nem apagará a chama vacilante. Ele proclamará com firmeza o direito, 4 sem cansar-se nem desfalecer, até implantar a justiça na terra, pois as ilhas esperam o seu ensino. 5 Assim fala o Deus Javé que criou e desdobrou os céus, estendeu a terra, deu-lhe vegetação, deu respiração ao povo que a habita e sopro aos seres que se movem. 6 “Eu, Javé, chamei-te na justiça, tomei-te pela mão, formei-te e te destinei a ser a aliança do povo e a luz das nações, 7 para abrir os olhos dos cegos, para fazer sair os cativos da prisão, e da masmorra os que habitam nas trevas.
Salmo: Sl 26, 1. 2. 3. 13-14 (R. 1a)

R. O Senhor é minha luz e salvação.
1 Só Deus é minha luz e salvação: de quem teria medo? É ele a proteção da minha vida; quem me fará tremer?

2 Quando meus opressores e inimigos me atacam com maldade, buscando devorar a minha carne, tropeçam, vão ao chão.

3 Se um exército erguer-se contra mim, não terei medo algum; se contra mim travar-se uma batalha, ainda assim confio.

13 Hei de ver a bondade do Senhor na terra dos que vivem! 14 Espera no Senhor! Força e coragem! Espera no Senhor!
Evangelho: Jo 12,1-11
1 Seis dias antes da Páscoa, foi Jesus a Betânia, onde morava Lázaro, a quem tinha ressuscitado dos mortos. 2 Tinham preparado ali um jantar para ele. Marta estava servindo enquanto Lázaro estava à mesa com Jesus. 3 Então Maria pegou uma boa quantidade de perfume de nardo puro, de grande valor, ungiu com ele os pés de Jesus e os enxugou com os cabelos. A casa inteira se encheu com o aroma do perfume. 4 Judas, o Iscariotes, aquele que o havia de entregar, disse então: 5 “Por que não foi vendido este perfume por trezentas boas moedas de prata para dar aos pobres?”. 6 Dizia isto, não porque se preocupasse com os pobres, mas porque era ladrão e, tomando conta da bolsa comum, furtava o que ofereciam. 7 Jesus disse: “Deixa Maria em paz. Ela o guardou para esta unção em vista do dia do meu sepultamento. 8 Os pobres estão sempre no meio de vós. Mas eu nem sempre estou”. 9 Muitos judeus souberam que ele estava lá e foram, não somente por causa de Jesus, mas também para ver Lázaro, que Jesus tinha ressuscitado dos mortos. 10 Então os sacerdotes-chefes decidiram matar também a Lázaro, 11 pois, por sua causa, muitos se afastavam dos judeus e criam em Jesus.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2017 - Ano A - São Mateus, Brasília, Edições CNBB, 2016.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
Seis dias antes da Páscoa,
Jesus foi a Betânia, onde morava Lázaro,
que Ele havia ressuscitado dos mortos (Jo 12,1).
O Evangelho data o dia em que Jesus foi à casa de Lázaro em Betânia: seis dias antes da Páscoa.
Em seu íntimo, Jesus sabia que aquela era sua última semana de vida.
Mas não o disse a ninguém. Apenas insinuou sua morte quando, durante aquela refeição, Maria derrama perfume de nardo puro sobre seus pés.
Observemos a atitude de Maria: ela homenageia Jesus lavando seus pés com perfume. Era costume lavar com água apenas os pés dos hóspedes, como norma de bom acolhimento e boa educação. Maria gasta uma grande quantidade do perfume mais caro daquele tempo.
Observemos a atitude de Judas Iscariotes: ele acha que foi um desperdício o derramamento daquele perfume nos pés de Jesus. Judas revela, em seu íntimo interesseiro, o maior desrespeito por Jesus. Como Judas guardava a bolsa comum e dela roubava dinheiro, logo calculou o lucro que teria. Então disse:
Por que não se vendeu este perfume por trezentas moedas de prata, para dar aos pobres? (Jo 12,5).
A Judas os pobres nada importavam, como não lhe importava mais Jesus que cuidava dos pobres. Judas se deixou levar pela cobiça do dinheiro. No entanto, Judas tinha ouvido antes Jesus dizer: “Não podeis servir a Deus e ao dinheiro” (Mt 6,24).
Observemos também a atitude sumos sacerdotes: eles souberam que muitos judeus passavam para o lado de Jesus. Eles corriam o risco de perderem autoridade moral e religiosa sobre aquele povo. Decidiram então, matar Lázaro (Jo 12,10). Não viam a contradição em que se colocavam, pois Jesus, que ressuscitara Lázaro uma vez, o ressuscitaria uma segunda. Então a situação para os sumos sacerdotes seria ainda mais aterradora. No entanto, não mataram Lázaro, mas sim Jesus, uma semana depois.
As figuras de toda esta cena nos interpelam.
De modo especial a figura de Maria nos mostra o tratamento que devemos a Jesus: respeito, reverência, homenagem com tudo o que tinha de maior valor.
E Judas Iscariotes nos assusta: seu coração estava corroído pela cobiça do dinheiro. Jesus não tinha dito que era muito difícil a um rico entrar no Reino de Deus? (Mt 19,23). Como Judas pôde ouvir Jesus dizer isto e não se precaver contra a cobiça pelo dinheiro?
Entendemos Judas sabendo que como ele também nós podemos sofrer a mesma tentação. Se o dinheiro nos afasta do Reino de Deus, temos tempo, nesta vida, de abandonar este caminho. Se este é nosso caso, não esperemos a Quaresma do ano que vem para esta conversão.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário