quinta-feira, 27 de abril de 2017

Liturgia do dia 27/04/2017

A imagem pode conter: texto

A imagem pode conter: 2 pessoas
Leituras
At 5,27-33
Sl 33, 2.9. 17-18. 19-20 (R. 7a)
Jo 3,31-36

2ª Semana da Páscoa Ano A

Quinta-Feira

Primeira Leitura: At 5,27-33

Naqueles dias: 27 Levaram-nos à presença do Conselho, onde o Sumo Sacerdote os repreendeu 28 com estas palavras: “Já vos proibimos terminantemente de ensinar nesse nome; e no entanto enchestes Jerusalém com vossa doutrina e quereis tornar-nos responsáveis pelo sangue desse homem!” 29 Então Pedro e os apóstolos responderam: “É preciso obedecer mais a Deus do que aos homens. 30 O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, que vós matastes, suspendendo-o na cruz. 31 Deus, porém, com o seu poder, o exaltou a Príncipe e Salvador, para conceder ao povo de Israel a conversão e o perdão dos pecados. 32 Somos testemunhas dessas coisas como também o Espírito Santo, dado por Deus aos que lhe obedecem”. Intervenção de Gamaliel e libertação dos apóstolos. 33 Ouvindo isso, ficaram furiosos e queriam matá-los.
Salmo: Sl 33, 2.9. 17-18. 19-20 (R. 7a)
R. Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido.
2 Bendirei ao Senhor em qualquer tempo, terei sempre na boca o seu louvor!

9 Provai, e vede como Deus é bom, feliz quem busca nele o seu refúgio!

17 O olhar do Senhor procura os maus, para apagar da terra o seu vestígio. 18 Quando clamam por ele, logo atende; de todas as angústias os liberta.

19 Do coração aflito ele está perto, ele conforta o espírito abatido. 20 As aflições afluem sobre o justo, mas o Senhor de todas o liberta.

Evangelho: Jo 3,31-36

31 O que vem do alto está acima de todos; o que vem da terra é terrestre e fala coisas da terra. O que vem do céu é superior a todos 32 e dá testemunho do que viu e ouviu; mas ninguém aceita seu testemunho. 33 Quem aceita seu testemunho atesta que Deus é veraz. 34 Aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque Deus lhe dá o Espírito sem medida. 35 O Pai ama o Filho e entregou tudo nas suas mãos. 36 Quem crê no Filho tem a vida eterna; quem recusa crer no Filho não verá a vida; mas permanece sobre ele a ira de Deus”.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2017 - Ano A - São Mateus, Brasília, Edições CNBB, 2016.
Citações bíblicas:
Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
Aquele que acredita no Filho possui a Vida Eterna.
Aquele, porém, que rejeita o Filho, não terá a Vida, pois a ira de Deus permanece sobre ele. (Jo 3, 36)
Este Evangelho nos convida a continuar a reflexão iniciada ontem.
Em sua conversa com Nicodemos Jesus volta a insistir na necessidade de acreditar Nele para ter a Vida que Ele, ressuscitado, terá depois de sua Paixão e Morte.
Mas aqui entra um elemento novo que Jesus não mencionou antes: a ira de Deus Pai recai sobre os que rejeitam o Seu Filho. De fato Jesus disse, no Evangelho lido ontem (Jo 3,16-21), que Ele, a luz que veio a este mundo (Jo 3,19), foi rejeitada por muitos. Para o Evangelho de João estes muitos são claramente os chefes religiosos de Israel que não acreditaram em Jesus como Filho de Deus. Logicamente concluímos que os chefes religiosos de Israel ficaram sob a ira de Deus e não terão a Vida Eterna. Ora, isto é a condenação eterna (Jo 3,18).
Portanto mais uma reflexão decorre da Ressurreição de Jesus: contra a vontade de Deus a Ressurreição de Jesus não traz somente salvação com o perdão dos pecados, mas sua recusa é causa de condenação para quem não a aceita. Crer e não crer em Jesus ressuscitado divide a humanidade em dois grupos opostos. Demos graças a Deus se perseveramos entre os que Jesus não condena mas salva.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário