sábado, 29 de abril de 2017

Liturgia do dia 29/04/2017

A imagem pode conter: texto

A imagem pode conter: texto
Leituras
At 6,1-7
Sl 32, 1-2. 4-5. 18-19 (R.22)
Jo 6,16-21

2ª Semana da Páscoa Ano A

Sábado

Primeira Leitura: At 6,1-7

1 Naquela época, o número dos discípulos aumentava e os que falavam grego começaram a se queixar contra os que falavam hebraico, porque suas viúvas estavam sendo esquecidas na distribuição diária de auxílios. 2 Por isso, os Doze convocaram a assembleia de todos os discípulos e disseram: “Não está certo deixarmos a pregação da palavra de Deus pelo serviço das mesas. 3 Por isso, irmãos, deveis escolher dentre vós sete homens bem conceituados, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, e nós os encarregaremos dessa função. 4 Quanto a nós, continuaremos a nos dedicar todo o tempo à oração e ao serviço da Palavra”. 5 A proposta agradou a toda a assembleia. Escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau, um convertido de Antioquia. 6 E foram apresentados aos apóstolos, que rezaram e impuseram as mãos sobre eles. 7 A palavra de Deus se difundia e o número dos discípulos aumentava consideravelmente em Jerusalém. Era grande também o número de sacerdotes que abraçaram a fé cristã.
Salmo: Sl 32, 1-2. 4-5. 18-19 (R.22)

R. Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!
1 Aclamai o Senhor, vós que sois justos: devem louvar a Deus os homens retos! 2 Dai graças ao Senhor ao som da harpa, na lira de dez cordas celebrai-o.

4 Pois é reta a palavra do Senhor, e tudo o que ele fez é verdadeiro. 5 Ele ama a justiça e a retidão, da graça do Senhor enche-se a terra.

18 Porém olha o Senhor pelos que o temem, aqueles que confiam em seu amor, 19 para livrar da morte as suas almas e fazê-los viver quando houver fome!
Evangelho: Jo 6,16-21

16 Pela tarde, desceram seus discípulos à beira do mar. 17 Entrando numa barca, dirigiram-se para a outra margem do mar, rumo a Cafarnaum. Já estava escuro e Jesus não tinha ido juntar-se a eles. 18 Soprava um forte vento e o mar estava agitado. 19 Já tinham remado uns cinco ou seis quilômetros, quando viram Jesus que se aproximava da barca, caminhando sobre o mar. Tiveram medo. 20 Ele os tranquilizou: “Não temais! Sou eu”. 21 Queriam recolhê-lo na barca, mas esta logo tocou a terra, no lugar para onde iam. Na sinagoga de Cafarnaum: o Pão da Vida.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2017 - Ano A - São Mateus, Brasília, Edições CNBB, 2016.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
... enxergaram Jesus, andando sobre as águas e aproximando-se da barca. E ficaram com medo. (Jo 6,19bcd).
Ontem meditamos sobre a multiplicação dos pães por Jesus, milagre preparatório para que os discípulos e o Povo Eleito entendessem a futura entrega da Eucaristia para a obtenção da Vida Eterna.
Ora, o mistério da Eucaristia é de uma profundidade tal que mal o entendemos.
E o milagre, que nela acontece, somente Deus pode realizar.
Estas coisas iam muito acima da capacidade de compreensão dos discípulos de Jesus.
Para que eles se firmassem na fé do que era humanamente impossível, Jesus precisava dar-lhes sinais do poder com que Deus agia através Dele.
É assim que podemos admirar e entender o milagre de Jesus andando sobre as águas do mar da Galileia. Nunca, em suas vidas, os discípulos tinham visto alguém andar sobre as águas, nem naquele mar nem em outro. Como, então, Jesus aparece-lhes em plena noite, caminhando com toda firmeza sobre as águas como se estivesse sobre a terra firme?
Ora, se Jesus podia fazer uma coisa tão prodigiosa como esta, por qual motivo os discípulos não acreditariam que Ele podia fazer do pão Seu Corpo, e do vinho Seu Sangue?
Entendamos também os sinais de Jesus e do poder de Deus agindo Nele.
Ele que multiplicou os pães, que caminhou sobre as águas, e, mais ainda, que ressuscitou Lázaro, tem de Deus o poder de fazer do pão Seu Corpo e do vinho Seu Sangue. E, mais do que tudo, pela Eucaristia, dar-nos a Vida Eterna.
Meditemos sobre tudo isto, com coração agradecido ao Pai e ao Filho.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário