sábado, 22 de abril de 2017

Liturgia do dia 22/04/2017

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé


A imagem pode conter: texto


Leituras
At 4,13-21
Sl 117, 1.14-15. 16ab.18. 19-21 (R. 21a)
Mc 16,9-15

Oitava da Páscoa - Ano A

Sábado

Primeira Leitura: At 4,13-21

Naqueles dias: Os chefes dos sacerdotes, os anciãos e os escribas,13 Em face desse desassombro de Pedro e João ficaram admirados, considerando que eram gente analfabeta e simples. Reconheceram nos porque tinham sido companheiros de Jesus, 14 mas não sabiam o que dizer contra eles, porque viam o doente curado, de pé, ao lado deles. 15 Então, ordenaram que saíssem da sala do Conselho e começaram a discutir entre si: 16 “Que faremos com estes homens? Aconteceu um milagre notável por meio deles; e todos os moradores de Jerusalém ficaram sabendo disso e então não podemos negá-lo.17 Mas, para que a notícia não se espalhe ainda mais entre o povo, vamos proibir rigorosamente que mencionem mais esse nome a quem quer que seja”. 18 Então os chamaram e proibiram-lhes taxativamente que de jeito nenhum falassem ou ensinassem em nome de Jesus. 19 Mas Pedro e João responderam: “Cabe a vós decidir diante de Deus: devemos obedecer a vós ou a Deus? 20 Porque não podemos calar sobre o que vimos e ouvimos”. 21 Eles então os ameaçaram ainda mais e por fim os soltaram. Não puderam castigá-los por causa do povo: toda a gente louvava a Deus pelo que tinha acontecido.
Salmo: Sl 117, 1.14-15. 16ab.18. 19-21 (R. 21a)

R. Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes.

1 Dai graças ao Senhor porque ele é bom: “O seu amor se estende pelos séculos!”.

14 O Senhor é meu louvor e minha força, ele foi para mim a salvação. 15 “Clamores de triunfo e de alegria ressoam pelas tendas dos fiéis.

A destra do Senhor fez maravilhas, 16 a destra do Senhor me levantou, a destra do Senhor fez maravilhas.”

18 O Senhor castigou-me na verdade, mas não me abandonou nas mãos da morte.
19 Abri-me, vós, as portas da justiça e entrarei dando graças ao Senhor! 20 “Sim, esta é a porta do Senhor; só quem é justo pode atravessá-la.” 21 Graças a ti, Senhor, porque me ouviste e te tornaste a minha salvação!
Evangelho: Mc 16,9-15

9 Tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, Jesus apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual havia expulsado sete demônios. 10 Ela foi contar o fato aos que tinham sido seus companheiros, que estavam angustiados e choravam. 11 Pois bem, eles, ouvindo dizer que Jesus estava vivo, e que ela o tinha visto, não acreditaram. 12 Depois disto, ele apareceu sob outra forma, a dois deles que estavam a caminho do campo. 13 Eles voltaram e contaram o fato aos outros; mas nem estes acreditaram. 14 Por fim, ele apareceu aos Onze, quando estavam à mesa. E reprovou severamente a sua teimosa incredulidade, porque não acreditaram nem naqueles que o tinham visto ressuscitado. 15 E disse: “Ide ao mundo inteiro, proclamai o Evangelho a todas as criaturas.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2017 - Ano A - São Mateus, Brasília, Edições CNBB, 2016.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
A aparição de Jesus Ressuscitado se deu primeiro a Maria Madalena. Ela vai avisar os discípulos que Jesus estava vivo. Eles não acreditaram.
Em seguida Jesus apareceu a dois discípulos que saíam de Jerusalém. Eles foram avisar os discípulos, que novamente não acreditaram.
Por fim Jesus aparece aos onze. E os repreende porque não creram nem em Madalena nem nos dois discípulos que O tinham visto numa estrada fora de Jerusalém.
Sobre qual detalhe da Ressurreição de Jesus este Evangelho quer insistir?
Insiste na incredulidade dos próprios discípulos às testemunhas que Jesus lhes enviara.
Para nós isto é um recado forte: devemos crer nas testemunhas que Jesus nos mandou. E foram Maria Madalena, outras mulheres, e todos os apóstolos.
Outras testemunhas são enumeradas por São Paulo, além daquelas que os Evangelhos mencionam (1Cor 15,8).
A mensagem deste Evangelho, sobre a Ressurreição de Jesus, portanto, é a mesma do Evangelho que narra a incredulidade de São Tomé. Isto é, mesmo sem ter visto Jesus Ressuscitado, cremos que ele vive.
Reforcemos nossa fé em Jesus Cristo ressuscitado. E saibamos que desta fé depende nossa salvação eterna.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário