terça-feira, 11 de abril de 2017

Liturgia do dia 11/04/2017

                       A imagem pode conter: texto

                       A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas
Leituras
Is 49,1-6
Sl 70, 1-2. 3-4a. 5-6ab. 15.17 (R.15)
Jo 13,21-33.36-38
Semana Santa - Ano A
Terça-Feira
Primeira Leitura: Is 49,1-6
1 Ouvi-me, ilhas! Atendei, povos longínquos! Javé me chamou do ventre materno, do seio materno pronunciou meu nome. 2 Fez de minha boca uma espada aguda; protegeu-me à sombra de sua mão. Fez de mim uma seta afiada, escondeu-me na sua aljava. 3 Ele me disse: “És meu Servo, ó Israel, no qual me glorificarei”. 4 Respondi: “Em vão tenho trabalhado, inutilmente consumi minhas forças!”. Mas meu direito está em Javé, minha recompensa em meu Deus. 5 Agora Javé falou, Ele que me formou no seio materno para ser seu Servo, para reconduzir-lhe Jacó, e congregar-lhe Israel. Serei glorificado aos olhos de Javé. Meu Deus é minha força. 6 Ele disse: “É pouco demais que sejas meu servo, para soerguer as tribos de Jacó, reconduzir os restos de Israel. Eu te destino a ser a luz das nações para que minha salvação atinja os confins do orbe”.
Salmo: Sl 70, 1-2. 3-4a. 5-6ab. 15.17 (R.15)
R. Minha boca anunciará vossa justiça.
1 Em ti, Senhor, encontro o meu refúgio; não seja confundido para sempre! 2 Protege-me e liberta, porque és justo; inclina o teu ouvido e vem salvar-me!
3 Sê para mim a rocha protetora, a forte cidadela que me abrigue, pois és o meu rochedo e fortaleza. 4a Liberta-me, meu Deus, das mãos do ímpio;
5 Pois és, Senhor meu Deus, minha esperança, e desde a juventude espero em ti. 6 Desde o meu nascimento és meu amparo, desde o seio materno, meu refúgio,
15 Minha boca dirá tua justiça; meus lábios, dia e noite, os teus auxílios, que já nem sei contar, tão numerosos!
17 Deus, desde a juventude me ensinaste; proclamei até hoje teus prodígios.
Evangelho: Jo 13,21-33.36-38
21 Depois de dizer isto, Jesus ficou muito comovido interiormente e declarou abertamente: “Eu afirmo: um de vós há de me trair”. 22 Os discípulos se entreolhavam, sem saber de quem ele falava. 23 Um de seus discípulos, aquele que Jesus amava, estava reclinado ao peito de Jesus. 24 Simão Pedro lhe fez sinal, como quem diz: “Pergunta a quem se refere”. 25 Ele se inclinou sobre o peito de Jesus e perguntou: “Senhor, quem será?”. 26 Jesus respondeu: “Aquele a quem eu der um pedaço de pão que vou umedecer no molho”. E, ensopando o pão, tomou-o e o deu a Judas, filho de Simão Iscariotes. 27 Logo que Judas recebeu o pão, Satanás entrou nele. Jesus então disse: “Faze logo o que pretendes fazer”. 28 Nenhum dos que estavam à mesa compreendeu porque Jesus tinha dito isto. 29 Como Judas cuidava da bolsa comum, alguns pensavam que Jesus lhe tivesse dito: “Compra o necessário para a festa” ou que lhe houvesse ordenado dar alguma coisa aos pobres. 30 Tomando o pedaço de pão, ele saiu logo. Já era noite. 31 Assim que, ele saiu, Jesus disse: “Agora foi glorificado o Filho do homem, e Deus foi glorificado nele. 32 Se Deus foi glorificado nele, Deus também o glorificará em si mesmo e glorificará dentro em breve. 33 Filhinhos, ainda estarei convosco por pouco tempo. Vós me procurareis, mas eu também vos digo agora como disse aos judeus: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir!’ 36 Simão Pedro lhe disse: “Senhor, para onde vais?” Jesus respondeu: “Não me podes seguir agora para onde vou. Mais tarde me seguirás”. 37 Pedro perguntou ainda: “Senhor, por que não te posso seguir agora mesmo? Darei a minha vida por ti!”. 38 Jesus disse então: “Darás a vida por mim? Pois eu te afirmo e esta é a verdade: não cantará o galo antes que me negues três vezes.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2017 - Ano A - São Mateus, Brasília, Edições CNBB, 2016.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“Agora foi glorificado o Filho do Homem, e Deus foi glorificado Nele” (Jo 13,31).
Jesus disse estas palavras quando, durante a última Ceia, Judas saiu do cenáculo para traí-Lo.
Não é estranho que no momento em que Jesus é traído diga que é glorificado tanto Ele como o Seu Pai?
Por mais estranho que nos pareça, para Jesus sua glorificação estava na Sua Morte. Entenderemos porque, sabendo que para Jesus somente por meio de Sua Morte realizaria o glorioso Plano Divino de Salvação de toda a humanidade.
É aqui que vemos a importância da Morte de Jesus.
É por este motivo que devemos venerá-Lo no momento em que morre sobre a Cruz. Sem sua morte na Cruz até hoje estaríamos sob a culpa de nossos pecados, impedidos de receber o perdão de Deus, sem perspectiva de Salvação.
Não nos esqueçamos de que o Evangelho de hoje foi escrito por São João Evangelista. Para ele a Glória de Jesus Cristo está, em primeiro lugar, em Sua Morte de Cruz. Esta é a Glória da Salvação de toda a humanidade.
São João Evangelista não precisará dizer, depois, que a Glória de Jesus também estará em Sua Ressurreição.
É a Glória que nos será dada a participar.
É a participação da natureza divina do Cristo Ressuscitado, Deus como o Pai.
No Evangelho de hoje podemos, portanto, aprofundar nossa compreensão sobre a Glória de Jesus em Sua Morte e em Sua Ressurreição.
Neste Tempo de Quaresma concentremo-nos na Glória que o Pai dá ao Filho que vai para a Morte de Cruz.
Por Jesus, deixemo-nos comover e juntamente com Ele sofrer pela Salvação do mundo.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário