terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

SANTO DO DIA 27 DE FEVEREIRO DE 2018.


SANTO DO DIA 27 DE FEVEREIRO DE 2018.

São Gabriel das Dores - devoto da Virgem Maria.

Grande devoto da Virgem Maria, São Gabriel das Dores foi dócil ao deixar tudo e assumir sua vocação.

Nascido a 1838 em Assis, na Itália, dentro de uma família nobre e religiosa, recebeu o nome de batismo Francisco, em homenagem a São Francisco.

Na juventude andou desviado por muitos caminhos, e era dado a leitura de romances, festas e danças. Por outro lado, o jovem se sentiu chamado a consagrar-se totalmente a Deus, no sacerdócio ministerial. Mas vivia ‘um pé lá, outro cá’. Ou seja, nas noitadas e na oração e penitência.

Aos 18 anos, desiludido, desanimado e arrependido, entrou numa procissão onde tinha a imagem de Nossa Senhora. Em meio a tantos toques de Deus, ouviu uma voz serena, a voz da Virgem Maria, que dizia que aquele mundo não era para ele, e que Deus o queria na religião.

Obediente a Santíssima Virgem, na fé, entrou para a Congregação dos Padres Passionistas. Ali, na radicalidade ao Evangelho, mudou o nome para Gabriel, e de acordo também com a sua devoção a Nossa Senhora, chamou-se então: Gabriel da Dores.

Antes de entrar para a Congregação, já tinha a saúde fraca, e com apenas 23 anos partiu para a glória, deixando o rastro da radicalidade em Deus.

Em meios as dores, São Gabriel viveu o santo Evangelho.

São Gabriel das Dores, rogai por nós !

Meditando o Evangelho de hoje Dia Litúrgico: Terça-Feira, 27 de Fevereiro



Meditando o Evangelho de hoje

Dia Litúrgico: Terça-Feira, 27 de Fevereiro

Evangelho de hoje: Mt 23,1-12
TEMPO DA QUARESMA

Dirigindo-se, então, Jesus à multidão e aos seus discípulos, disse: "Os escribas e os fariseus sentaram-se na cadeira de Moisés. Observai e fazei tudo o que eles dizem, mas não façais como eles, pois dizem e não fazem. Atam fardos pesados e esmagadores e com eles sobrecarregam os ombros dos homens, mas não querem movê-los sequer com o dedo. Fazem todas as suas ações para serem vistos pelos homens, por isso trazem largas faixas e longas franjas nos seus mantos. Gostam dos primeiros lugares nos banquetes e das primeiras cadeiras nas sinagogas. Gostam de ser saudados nas praças públicas e de ser chamados rabi pelos homens. Mas vós não vos façais chamar rabi, porque um só é o vosso preceptor, e vós sois todos irmãos. E a ninguém chameis de pai sobre a terra, porque um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. Nem vos façais chamar de mestres, porque só tendes um Mestre, o Cristo”. [...]

Comentário

Jesus critica fortemente as atitudes dos fariseus e doutores da Lei por sua incoerência de vida. Quem quiser entrar no Reino de Deus tem de ser servidor, e não superior. Deus gosta de quem se dispõe a promover a integridade dos seus filhos. Os que falam, mas não fazem serão julgados por sua conduta. Não vale a pena gastar a vida com falsidade. O bom exemplo é um trono de bênçãos e atrai a salvação. Crer é acolher com maturidade a Boa-Nova que Jesus oferece, sendo coerentes com a fé professada. Um bom cristão segue Cristo, a Verdade suprema, e sua autoridade está centrada na Palavra da justiça.

FONTE: http://www.avemaria.com.br/evangelho

Terça-feira – 2ª Semana da Quaresma 27 Fevereiro 2018


Terça-feira – 2ª Semana da Quaresma


Liturgia do dia 27/02/2018


Liturgia do dia 27/02/2018


Leituras
Is 1,10.16-20
Sl 49(50),8-9.16bc-17. 21.23 (R/. 23b)
Mt 23,1-2

2ª semana da Quaresma

Terça-Feira

Primeira Leitura: Is 1,10.16-20

10 Ouvi a palavra de Javé, príncipes de Sodoma! Ouvi a ordem de nosso Deus, povo de Gomorra! 16 Lavai-vos, purificai-vos. Afastai vossa maldade de minha vista, cessai de fazer o mal, 17 aprendei a fazer o bem. Procurai o direito, socorrei o oprimido, sede justos para com o órfão, defendei a viúva!”. 18 “Vinde e discutamos”, diz Javé. “Vossos pecados, embora escarlates, branquearão como neve; embora rubros como púrpura, tornar-se-ão como lã. 19 Se quiserdes e escutardes, provareis dos frutos da terra. 20 Se vos obstinardes na revolta, a espada vos devorará”, pois a boca de Javé falou.
Salmo: Sl 49(50),8-9.16bc-17. 21.23 (R/. 23b)
R. A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.
8 Não por teus sacrifícios eu te acuso: tenho sempre a meus pés teus holocaustos. 9 Não tomarei os bois da tua casa, nem desejo as ovelhas do teu pasto.

16 Ao pecador, porém, Deus interroga: “Como ousas recitar os meus preceitos, trazer minha aliança em tua boca? 17 Tu, que deixas de lado os meus conselhos, e à minha advertência dás as costas.

21 Eis tudo o que fizeste, e eu calaria? Pensas que eu seja acaso como tu? Disso te acuso, e o lanço no teu rosto.

23 Quem oferece ação de graças, honra-me; darei a salvação ao homem reto”.

Evangelho: Mt 23,1-12

Então, Jesus declarou ao povo e a seus discípulos: 2“Os mestres da lei e os fariseus ocupam a cátedra de Moisés. 3 Fazei e observai, então, tudo o que vos disserem, mas não vos guieis pelo seu modo de agir, porque ensinam e não praticam. 4 Amarram pesados fardos e os colocam nas costas dos outros, mas eles próprios não os querem mover nem com a ponta do dedo.5 Praticam todos os seus atos para atraírem a atenção dos outros. 6 Alargam assim os seus filatérios, e alongam as franjas dos seus mantos. Apreciam os primeiros lugares nos banquetes e as primeiras cadeiras nas sinagogas. Gostam de receber saudações nas praças e de ser chamados de ‘Rabi’ pelos homens. 8 Quanto a vós, não queirais ser chamados de Rabi, porque não tendes senão um só Mestre é sois todos irmãos. 9 A ninguém deis o nome de Pai aqui na terra, porque não tendes senão um Pai: o que está nos céus. 10 Nem vos intituleis mestres, porque não tendes senão um Mestre: o Cristo.11 O maior dentre vós se faça vosso servidor. 12 Quem se exaltar será humilhado e quem se humilhar será exaltado.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
... fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. (Mt 23,5a).
Mt 23,1-12 é uma das passagens em que Jesus mais critica os escribas e fariseus.
Por qual motivo?
Pela notória hipocrisia deles.
Hipocrisia porque sabiam muito bem o que a Lei de Deus ensinava e exigia. Eles exigiam do povo a observância da Lei e de muitos preceitos, mas eles mesmos não os cumpriam. Por isso era hipócritas.
Esta é uma lição dura. Dura se tivermos nosso coração duro ao que Deus pede amorosamente de nós. Os hipócritas são vazios do amor por Deus e cheios de soberba, de amor por si mesmos.
É completamente diferente o comportamento das pessoas que amam a Deus.
Os salmos continuamente nos falam da alegria de cumprir a Lei de Deus por amor a Ele.
Os Mandamentos da Lei de Deus insistem em amar a Deus e ao próximo, e cumprindo-os, não somente conhecemos o verdadeiro motivo que Deus lhes deu, como conhecemos também o íntimo, o “coração” de Deus.
Deus é amor. Não há motivo para cumprir seus Mandamentos por egoísmo e hipocrisia.
Do mau exemplo dos escribas e fariseus tiremos uma lição negativa: não seremos como eles.
Da repreensão que Jesus lhes fez, tiremos uma lição positiva, porque nos é dada por Ele, que nos amou primeiro e por nós deu sua vida. Sabemos, de fato, em quem cremos (2Tm 1,12), em Jesus Cristo.
Nesta Quaresma tenhamos a coragem de nos enfrentar a nós mesmos e às nossas hipocrisias. Talvez as cultivemos como flores de nosso jardim, pois a hipocrisia acaricia nosso egoísmo.
Sabemos, de fato, como combater esta planta daninha: esquecendo-nos de nós mesmos, deixando-nos envolver pelo amor de Deus. Assim o amor a Deus e ao próximo será nossa defesa contra a hipocrisia: seremos autênticos para com todos.

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

SANTO DO DIA 18 DE FEVEREIRO DE 2018.




SANTO DO DIA 18 DE FEVEREIRO DE 2018.

São Teotônio - Fundador da Nova Ordem dos Cônegos Regulares.

São Teotônio viveu uma vida retirada para contemplar o Senhor.

Nascido em Ganfei, Portugal, no ano de 1082, São Teotônio recebeu uma ótima formação. Primeiramente, junto a um convento beneditino de Coimbra; depois, ao ser assumido por seu tio Crescêncio, Bispo de Coimbra, ele foi correspondendo à graça de Deus em sua vida. Com a morte do tio, dirigiu-se para Viseu, onde terminou seus estudos básicos e recebeu o dom da ordenação sacerdotal.

Homem de oração e penitência, centrado no mistério da Eucaristia, e peregrino, fez duas viagens à Terra Santa, que muito marcaram a sua história, até que os cônegos de Santo Agostinho pediram que ele ficasse ali como um dirigente, mas, em nome da obediência, ele não poderia fazê-lo, uma vez que já ocupava o cargo de prior da Sé de Viseu. No retorno, abriu mão deste serviço e se dedicou ainda mais à evangelização.

Ele já era conhecido e respeitado por muitas autoridades. Inclusive, o rei Afonso Henriques e a rainha, dona Mafalda, por motivos de guerra, acabaram retendo muitos cristãos e ele foi interceder em prol desses cristãos. Muitos foram liberados, mas o santo foi além. Como já tinha fundado, a pedido de amigos, a Nova Ordem dos Cônegos Regulares sob a luz da Santa Cruz, aos pés do Mosteiro, ele não só acolheu aqueles filhos de Deus, mas também pôde mantê-los como um verdadeiro pai. No mosteiro, ele era um pai, um prior não só por serviço e autoridade, mas um exemplo refletindo a misericórdia do mistério da cruz do Senhor, refletindo o seu amor apaixonado pelo mistério da Eucaristia.

Mariano e devoto dos Santos Anjos, ele despojou-se e se retirou em contemplação e intercessão. Foi assim que, em 18 de fevereiro, esse grande santo português, em 1162, partiu para a glória.

Peçamos a intercessão de São Teotônio para que possamos glorificar a Deus pela obediência, sempre voltando-nos para os mais pequeninos.

São Teotônio, rogai por nós!

Meditando o Evangelho de hoje Dia Litúrgico: Domingo, 18 de Fevereiro



Meditando o Evangelho de hoje

Dia Litúrgico: Domingo, 18 de Fevereiro

Evangelho de hoje: Mc 1,12-15
1º DOMINGO DA QUARESMA

E logo o Espírito o impeliu para o deserto. Aí esteve o serviam. Depois que João foi preso, Jesus dirigiu-se para a Galileia. Pregava o Evangelho de Deus, e dizia: "Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo; fazei penitência e crede no Evangelho”.

Lectio Divina

Ler: "Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo; fazei penitência e crede no Evangelho”.

Meditar: Qual é o tempo de Deus? Para Deus, o tempo da graça é sempre o agora. Nosso envolvimento com a mudança de atitudes é sempre atual, e não pode esperar. Jesus já está entre nós, o tempo já se completou, a salvação foi-nos dada, mas, no entanto, as pessoas ainda estão presas ao passado e ao futuro, reproduzindo maus hábitos e fantasiando milagres.

Orar: Senhor, soprai teu Espírito no deserto de minha vida, para que eu transforme a secura em um coração fértil, cheio de bondade e amor.

Agir: Como gesto concreto, vou priorizar momentos fortes de oração pessoal, para fortalecer meu espírito.

FONTE: http://www.avemaria.com.br/evangelho

01º Domingo do Tempo da Quaresma – Ano B 18 Fevereiro 2018 ANO B 1º DOMINGO DO TEMPO DA QUARESMA


01º Domingo do Tempo da Quaresma – Ano B