sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Liturgia do dia 03/02/2018


Liturgia do dia 03/02/2018


Leituras
1Rs 3,4-13
Sl 118(119),9.10.11.12.13.14 (R/. 12b)
Mc 6,30-34

4ª semana do Tempo Comum - Ano B

Sábado

Primeira Leitura:1Rs 3,4-13

Naqueles dias, o rei Salomão 4 Dirigiu-se a Gabaon para sacrificar ali, porque era este o principal lugar de culto. Sobre este altar, ofereceu Salomão mil holocaustos. Em Gabaon, apareceu-lhe Javé em sonhos, à noite, dizendo-lhe: “Pede o que queres que eu te dê”. Salomão respondeu: “Tu mostraste uma grande benevolência para com teu servo Davi, meu pai, e ele procedeu diante de ti segundo a verdade, a justiça e a retidão de coração; e tu lhe conservaste esta grande benevolência, fazendo que um de seus filhos ocupe hoje o seu trono. Agora Javé, meu Deus, tu puseste o teu servo no lugar de meu pai Davi, e eu sou criança, pequena, não sei dirigir meus atos. 8 Ora, teu servo está no meio do povo que escolheste, um povo tão numeroso que não pode ser contado nem recenseado, em razão de seu grande número. 9 Dá, pois, ao teu servo um coração cheio de juízo para governar o teu povo e discernir entre o bem e o mal; pois quem poderá governar teu povo, que é tão importante?”. 10 Agradou ao Senhor que Salomão tivesse pedido tal coisa. 11 E Deus lhe disse: “Por me teres pedido isto, e não vida longa, nem riquezas, nem a vida dos teus inimigos, mas pediste para ti o discernimento para render justiça, 12 eis que farei o que me pediste; dou-te coração sábio e perspicaz, como antes de ti não houve, nem depois de ti haverá. 13 E dar-te-ei também o que não pediste: também a riqueza e também a glória, de modo que não haverá ninguém como tu entre os reis durante todos os dias de tua vida.
Salmo: Sl 118(119),9.10.11.12.13.14 (R/. 12b)
R. Ensina-me, Senhor, teus mandamentos.
9 Como levar o jovem vida pura? Só seguindo, Senhor, tua palavra.

10 De todo o coração eu te procuro, não me deixes fugir de teus preceitos.

11 Guardei no coração tuas palavras, a fim de que não venha a te ofender.

12 Senhor, tu és bendito para sempre, ensina-me, Senhor, teus mandamentos.

13 Enumero, Senhor, pelos meus lábios, todas as decisões da tua boca.

14 Muito mais que com todas as riquezas, alegro-me cumprindo as tuas ordens.
Evangelho: Mc 6,30-34
Naquele tempo 30 os apóstolos se reuniram com Jesus e lhe contaram tudo o que tinham feito e ensinado. 31Então ele lhes disse: “Ide agora a sós a um lugar isolado, e descansai um pouco”. Pois eram tantos os que chegavam e partiam, que não sobrava tempo nem para comer. 32 Os apóstolos foram de barca para um lugar isolado, para ficarem a sós. 33 Mas aqueles os viram partir, e muitos calcularam o lugar para onde iam. Então, de todas as cidades foram para lá a pé, e chegaram antes deles. 34 Quando Jesus saiu da barca, ele viu uma grande multidão e teve compaixão deles, porque eram como ovelhas sem pastor e começou a instruí-los longamente.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
Os apóstolos reuniram-se com Jesus e contaram-Lhe tudo o que haviam feito e ensinado. (Mc 6,30). 
Este Evangelho continua narrando a missão dos ‘doze’.
Desta vez eles entregam a Jesus como que relatórios de tudo o que tinham feito. Tudo acontecera como Jesus tinha previsto. A missão dos ‘doze’ tinha sido um sucesso.
Porém o Evangelho nos mostra as consequências desta missão.
Por meio dela tanto Jesus como os discípulos ficaram conhecidos de uma grande multidão. Aquele povo imenso não quer mais se distanciar de Jesus e de seus apóstolos. Seguem-nos por onde vão. De onde vinha tanta gente?
O evangelista é claro: Saindo de todas as cidades, correram a pé, e chegaram lá antes deles (Mc 6,33bcd). O local onde Jesus estava com os discípulos era um local deserto e afastado. Mas deixou de ser local deserto quando a multidão ali se reúne.
Notemos: a força de atração da pessoa de Jesus, de sua mensagem, do testemunho de seus discípulos era tanta, que as pessoas não resistiam: correram a pé, nos diz o Evangelho. Imaginemos uma grande multidão, de todas as cidades, nessa caminhada apressada, nessa corrida entusiasmada para ir ao encontro de Jesus.
Nos nossos dias acontecem alguns fatos parecidos.
O Papa costuma atrair multidões, tanto em Roma como nos lugares para onde viaja.
O que estas multidões estão procurando nestes líderes religiosos?
Estão procurando neles uma mensagem de Deus, mensagem que preenche de sentido suas vidas e lhes dão esperança de um mundo melhor, de realização do Reino de Deus tanto na terra como no céu.
Façamos parte destas multidões em busca de Jesus Cristo.
Nele encontraremos o que mais desejamos: uma vida com Deus em Seu Reino de Verdade e Vida, de Santidade e Graça, de Justiça, Amor e Paz.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário