terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Liturgia do dia 17/02/2018


Liturgia do dia 17/02/2018


Leituras
Is 58,9b-14
Sl 85(86),1-2.3-4.5-6 (R/. 11a)
Lc 5,27-32

Sábado depois das Cinzas

Sábado

Primeira Leitura: Is 58,9b-14

Assim fala o Senhor,9b Se excluíres de ti o jugo, as ameaças e as tramas de injustiça, 10 se deres pão ao faminto e saciares a fome torturante, tua luz se erguerá nas trevas e tuas sombras se tornarão meio-dia. 11 Javé te guiará constantemente e nos desertos ele te saciará. Ele te dará vigor e serás como um jardim regado, como uma fonte de água, de águas inesgotáveis. 12Construirás de novo as ruínas antigas, edificarás nas fundações anteriores. Serás chamado Reparador das brechas, Restaurador das moradas em ruínas. 13 Se te absténs de conculcar o sábado e de tratar de negócios no dia santo; se chamas o sábado: “Delicioso, e Venerável o dia consagrado a Javé”; se o veneras, evitando as viagens e os tratos e conversas de negócios,14 então acharás tuas delícias em Javé, guiar-te-ei em triunfo sobre as alturas do país. Eu te nutrirei com a herança de teu pai Jacó, porque a boca de Javé falou.
Salmo: Sl 85(86),1-2.3-4.5-6 (R/. 11a)

R. Ensina-me, Senhor, os teus caminhos, e eu te serei fiel a vida inteira.

1 Inclina o ouvido, escuta-me, Senhor, porque me vejo pobre e desvalido! Porque te sou fiel, guarda a minh’alma; confio em ti, Senhor, salva o teu servo!

3 Tem compaixão de mim: és o meu Deus; clamo por ti, Senhor, o dia inteiro. 4 Traze alegria à alma do teu servo, pois ergo a ti, Senhor, meu coração.

5 Senhor, és bom e pronto a perdoar, cheio de amor por todos que te invocam. 6 Ouve com atenção a minha prece; escuta a minha voz, que te suplica.
Evangelho: Lc 5,27-32

Naquele tempo Jesus 27 saiu, reparou num cobrador de impostos que se chamava Levi, sentado à sua mesa de cobrança, e lhe disse: “Segue-me!”. 28 E, deixando tudo, ele se levantou e começou a segui-lo. 29 Levi ofereceu-lhe então um grande banquete em sua casa. Era numerosa a participação de cobradores de impostos e outras pessoas, que estavam à mesa com ele. 30 Os fariseus e mestres da lei começaram a murmurar e dizer aos discípulos de Jesus: “Por que comeis e bebeis com os cobradores de impostos e outra gente de má vida?”. 31Mas Jesus lhes respondeu: “Não são os homens de boa saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. 32Não vim chamar os justos, mas os pecadores para a conversão”.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“Por que vós comeis e bebeis com os cobradores de impostos e com os pecadores”? (Lc 5,30b).
Este Evangelho trata do convite que Jesus fez a Levi, que será chamado Mateus, para ser seu discípulo.
Levi era cobrador de impostos, um “pecador público” para os judeus.
Chamando-o para ser seu discípulo, Jesus quis mostrar claramente, publicamente, que sua missão, dada por Deus, era a de converter os pecadores. E foi isto o que aconteceu com Levi. 
Acontece que Levi ficou muito agradecido a Jesus. E o convidou para um almoço em sua casa. Mas este almoço era observado por alguns fariseus.
Eles diziam aos discípulos de Jesus: “Por que vós comeis e bebeis com os cobradores de impostos e com os pecadores”? (Lc 5,30b).
Para os fariseus a refeição ficava contaminada espiritualmente se era feita com pessoas impuras pelo pecado, os pecadores, os cobradores de impostos, traidores do povo, entregues ao inimigo, Roma.
Mas o plano de Jesus estava longe da compreensão dos fariseus.
Jesus, o Salvador, viera salvar. Salvar quem estava impuro, quem estava no pecado, quem estava espiritualmente doente.
É por isto que Jesus responde aos fariseus: “Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão”. (Lc 5,32).
Se os fariseus tivessem entendido bem, os pecadores eram eles:
- por soberba, 
- por orgulho,
- por se colocarem acima dos outros;

- por pretensão de santidade.

Jesus viera também para eles.
Mas, como o orgulho é o maior pecado que endurece o coração, esta soberba fez com que os pecadores fariseus se considerassem justos, santos. Isso era falso, mas eles não se enxergavam cheios de pecado. O que esta passagem do Evangelho nos ensina?

Nos ensina a não sermos como os fariseus.
Nós consideramos os outros mais pecadores do que nós. No entanto somente Deus sabe qual é o pecado de cada um, quem é justo ou pecador.
Com humildade peçamos a Jesus para conhecermos nosso íntimo e reconhecer nossos pecados, sem julgar os outros e sim a nós mesmos.
Veremos então que em sua bondade Jesus veio mover nossos corações ao amor de Deus. Então estaremos convertidos e salvos por Ele.

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário