terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Liturgia do dia 27/02/2018


Liturgia do dia 27/02/2018


Leituras
Is 1,10.16-20
Sl 49(50),8-9.16bc-17. 21.23 (R/. 23b)
Mt 23,1-2

2ª semana da Quaresma

Terça-Feira

Primeira Leitura: Is 1,10.16-20

10 Ouvi a palavra de Javé, príncipes de Sodoma! Ouvi a ordem de nosso Deus, povo de Gomorra! 16 Lavai-vos, purificai-vos. Afastai vossa maldade de minha vista, cessai de fazer o mal, 17 aprendei a fazer o bem. Procurai o direito, socorrei o oprimido, sede justos para com o órfão, defendei a viúva!”. 18 “Vinde e discutamos”, diz Javé. “Vossos pecados, embora escarlates, branquearão como neve; embora rubros como púrpura, tornar-se-ão como lã. 19 Se quiserdes e escutardes, provareis dos frutos da terra. 20 Se vos obstinardes na revolta, a espada vos devorará”, pois a boca de Javé falou.
Salmo: Sl 49(50),8-9.16bc-17. 21.23 (R/. 23b)
R. A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.
8 Não por teus sacrifícios eu te acuso: tenho sempre a meus pés teus holocaustos. 9 Não tomarei os bois da tua casa, nem desejo as ovelhas do teu pasto.

16 Ao pecador, porém, Deus interroga: “Como ousas recitar os meus preceitos, trazer minha aliança em tua boca? 17 Tu, que deixas de lado os meus conselhos, e à minha advertência dás as costas.

21 Eis tudo o que fizeste, e eu calaria? Pensas que eu seja acaso como tu? Disso te acuso, e o lanço no teu rosto.

23 Quem oferece ação de graças, honra-me; darei a salvação ao homem reto”.

Evangelho: Mt 23,1-12

Então, Jesus declarou ao povo e a seus discípulos: 2“Os mestres da lei e os fariseus ocupam a cátedra de Moisés. 3 Fazei e observai, então, tudo o que vos disserem, mas não vos guieis pelo seu modo de agir, porque ensinam e não praticam. 4 Amarram pesados fardos e os colocam nas costas dos outros, mas eles próprios não os querem mover nem com a ponta do dedo.5 Praticam todos os seus atos para atraírem a atenção dos outros. 6 Alargam assim os seus filatérios, e alongam as franjas dos seus mantos. Apreciam os primeiros lugares nos banquetes e as primeiras cadeiras nas sinagogas. Gostam de receber saudações nas praças e de ser chamados de ‘Rabi’ pelos homens. 8 Quanto a vós, não queirais ser chamados de Rabi, porque não tendes senão um só Mestre é sois todos irmãos. 9 A ninguém deis o nome de Pai aqui na terra, porque não tendes senão um Pai: o que está nos céus. 10 Nem vos intituleis mestres, porque não tendes senão um Mestre: o Cristo.11 O maior dentre vós se faça vosso servidor. 12 Quem se exaltar será humilhado e quem se humilhar será exaltado.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
... fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. (Mt 23,5a).
Mt 23,1-12 é uma das passagens em que Jesus mais critica os escribas e fariseus.
Por qual motivo?
Pela notória hipocrisia deles.
Hipocrisia porque sabiam muito bem o que a Lei de Deus ensinava e exigia. Eles exigiam do povo a observância da Lei e de muitos preceitos, mas eles mesmos não os cumpriam. Por isso era hipócritas.
Esta é uma lição dura. Dura se tivermos nosso coração duro ao que Deus pede amorosamente de nós. Os hipócritas são vazios do amor por Deus e cheios de soberba, de amor por si mesmos.
É completamente diferente o comportamento das pessoas que amam a Deus.
Os salmos continuamente nos falam da alegria de cumprir a Lei de Deus por amor a Ele.
Os Mandamentos da Lei de Deus insistem em amar a Deus e ao próximo, e cumprindo-os, não somente conhecemos o verdadeiro motivo que Deus lhes deu, como conhecemos também o íntimo, o “coração” de Deus.
Deus é amor. Não há motivo para cumprir seus Mandamentos por egoísmo e hipocrisia.
Do mau exemplo dos escribas e fariseus tiremos uma lição negativa: não seremos como eles.
Da repreensão que Jesus lhes fez, tiremos uma lição positiva, porque nos é dada por Ele, que nos amou primeiro e por nós deu sua vida. Sabemos, de fato, em quem cremos (2Tm 1,12), em Jesus Cristo.
Nesta Quaresma tenhamos a coragem de nos enfrentar a nós mesmos e às nossas hipocrisias. Talvez as cultivemos como flores de nosso jardim, pois a hipocrisia acaricia nosso egoísmo.
Sabemos, de fato, como combater esta planta daninha: esquecendo-nos de nós mesmos, deixando-nos envolver pelo amor de Deus. Assim o amor a Deus e ao próximo será nossa defesa contra a hipocrisia: seremos autênticos para com todos.

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário