sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Liturgia do dia 14/02/2018


Liturgia do dia 14/02/2018


Leituras
Jl 2,12-18
Sl 50(51),3-4.5-6a.12-13.14.17 (R/. cf. 3a)
2Cor 5,20-6,2
Mt 6,1-6.16-18 (A esmola, a oração e o jejum)

QUARTA-FEIRA DE CINZAS

Quarta-Feira

Primeira Leitura: Jl 2,12-18

12 Mas ainda neste momento — oráculo de Javé — voltai a mim de todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e lamentos de penitência. 13 Rasgai os vossos corações, e não as vossas vestes! Voltai para Javé, vosso Deus, porque ele é clemente e misericordioso, paciente e rico de graças. E ele se compadece das desgraças. 14 Quem sabe se ele não voltará a ter de novo compaixão, deixando em sua passagem uma bênção que se transformará em oferenda sagrada e em sacrifício de libação para Javé, vosso Deus? 15 Tocai a trombeta em Sião! Determinai um jejum sagrado, decretai uma solenidade, reuni o povo, 16 convocai a comunidade, congregai os anciãos, ajuntai as crianças, até os pequeninos que ainda mamam! Que o jovem esposo saia do seu quarto e a esposa, de sua câmara nupcial! 17 Que entre o vestíbulo e o altar chorem os sacerdotes, ministros de Javé! Que eles digam: “Poupa, Javé, o teu povo! E não entregues a tua herança ao opróbrio, à zombaria das nações! Porque se haveria de dizer entre os povos: Onde está o Deus deles?”. 18 Ora, Javé se deixou tomar por um veemente amor para com a sua terra, e poupou o seu povo.
Salmo: Sl 50(51),3-4.5-6a.12-13.14.17 (R/. cf. 3a)
R. Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos!
3 Deus, tem pena de mim no teu amor, teu grande amor apague o meu pecado! Lava completamente a minha culpa, de toda iniquidade purifica-me!

5 Pois eis, eu reconheço a minha falta, meu pecado está sempre à minha frente. 6a Foi contra ti somente que eu pequei e fiz o que era mau ante os teus olhos.

12 Um coração sem mancha cria em mim, renova em mim o espírito de força. 13 Não me afastes, ó Deus, da tua face, teu espírito santo não me tires!

14 Alegre-me de novo o teu auxílio, inspira-me uma pronta obediência.

17 Eu te peço, Senhor, abre os meus lábios; proclame a minha boca o teu louvor!
Segunda Leitura: 2Cor 5,20-6,2

Irmãos:20 Portanto temos o encargo de embaixadores em nome de Cristo, como se Deus mesmo vos exortasse por meio de nós. E nós vos suplicamos, em nome de Cristo: deixai-vos reconciliar. 21 Aquele que estava isento do pecado, Deus o fez sacrifício pelo pecado por nós, para que por meio dele nos tornássemos justiça de Deus. 6,1Como nós colaboramos com ele, exortamo-vos a que não recebais em vão a graça de Deus. 2 Pois ele disse: Na ocasião favorável, eu te ouvi. No dia da salvação, eu venho em teu socorro. Eis a ocasião de todo em todo favorável; eis agora o dia da salvação.
Evangelho: Mt 6,1-6.16-18

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos 1 Evitai praticar vossas boas obras diante dos homens para serdes notados por eles, porque assim não tereis recompensa da parte de vosso Pai que está nos céus. 2Quando, portanto, deres esmolas, não faças tocar a trombeta diante de ti, como procedem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, com o fim de serem aplaudidos pelos homens. Eu vos declaro esta verdade: já receberam a sua recompensa. 3 Mas, quando deres esmola, não saiba tua mão esquerda o que faz a direita,4 para que a tua esmola fique oculta. O Pai, que vê a ação oculta, te recompensará.5 E quando rezardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar com ostentação nas sinagogas e nas encruzilhadas, para aparecerem diante dos homens. Eu vos declaro esta verdade: já receberam a sua recompensa. 6 Mas, quando rezares, entra em teu quarto, fecha a porta, e reza a teu Pai que está presente até em lugar oculto. E teu Pai, que vê o que fazes ocultamente, te dará a recompensa.16Quando fizerdes jejum; não mostreis um semblante abatido, como é costume dos hipócritas. Eles fazem isto para dar a entender que estão de jejum. Eu vos declaro esta verdade: já receberam a sua recompensa. 17 Mas quando jejuares, perfuma tua cabeça e lava teu rosto, 18para não dares a entender aos homens que estás jejuando, e sim a teu Pai que está presente, até em lugar oculto; e o teu Pai, que enxerga até em lugar oculto, te dará a recompensa.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
À TRISTEZA POR NOSSOS PECADOS, DEUS RESPONDE COM A BONDADE DE SEU AMOR.
Chegou o Tempo da Quaresma.
Chegou o tempo em que experimentamos o amor misericordioso de Deus.
Chegou o tempo em que Deus olha nossos corações arrependidos.
Chegou o tempo em que Deus cancela nossos pecados.
Chegou o tempo em que voltamos à intimidade afetuosa com Nosso Deus.
Chegou o tempo em que nossa vida se renova com o poder da Graça para uma etapa nova em nossa vida espiritual, eclesial e comunitária.
Primeira Leitura, tirada do livro do profeta Joel, começa com um convite para mover nosso coração a voltar-nos para Deus, depois de um período em que não fomos tão atentos a sua vontade e cometemos pecados.
A realidade do pecado é inegável.
O pecado corrói nosso relacionamento com Deus e com o próximo.
No pecado vivemos nas trevas, longe de Jesus Cristo, longe de sua Igreja, sem Deus no mundo.
Os efeitos do pecado são desastrosos em todos os sentidos. Ele nos revela nossa maldade e tendência ao comodismo, evitando todo empenho para nos mantermos na União com Deus.
O pecado, por fim, tem o poder de nos condenar ao inferno.
É necessário, é urgente, livrarmo-nos dele.
para isto Joel nos convida, indicando várias formas de penitência ao longo desta Primeira Leitura. Consideremos todas estas formas de penitência: jejum, orações penitenciais em comunidade e pedidos de perdão a Deus.
Porém Joel nos encoraja para que cheguemos a Deus sem medo, mas com amor e confiança em sua misericórdia. Diz Joel:
“... voltai para o Senhor, vosso Deus;
Ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo” (Jl 2,13 b-d).
Não nos aconteça que esqueçamos ou ignoremos isto que Joel nos diz.
Ter medo de Deus por causa dos pecados é errado.
O temor reverencial e amoroso por Deus é o correto.
Alimentemos nossa meditação sobre esta Liturgia da Palavra com o Salmo Responsorial de hoje:
5. Eu reconheço toda a minha iniquidade, o meu pecado está sempre à minha frente.
6a. Foi contra vós, só contra vós, que eu pequei, e pratiquei o que é mau aos vossos olhos! [Sl 50(51),5-6].
Somente conseguimos reconhecer o mal que fizemos pecando se em nosso coração existe o amor por Deus.
Somente conseguimos ir a Deus e pedir o perdão de nossos pecados se estamos conscientes de que é Deus quem ‘sofre’, em primeiro lugar, por nosso distanciamento Dele.
Deus não nos quer longe Dele. É como se Ele fosse carente de nosso afeto. É como um pai, uma mãe, que sofrem quando o filho se distancia e deles se esquece.
O Salmo Responsorial nos coloca na disposição perfeita para recebermos o perdão bondoso de Deus. É por isso que o Tempo da Quaresma ao mesmo tempo é um período de tristeza pela nossa culpa, e um momento de alegria por tomarmos conhecimento de quando Deus ‘necessita’ de nosso afeto por Ele.
É, portanto, o amor a Deus, o cumprimento do Primeiro Mandamento, que nos leva de volta a Deus.
Experimentemos este amor Dele por nós mais intensamente nesta Quaresma, a começar pelo arrependimento que demonstramos nesta Quarta-Feira de Cinzas.
Na Segunda Leitura São Paulo nos dá a razão pela qual o amor de Deus é tanto que nos perdoa de todos os pecados, todas as faltas, todos os defeitos, todas as más inclinações:
Deus nos perdoa sempre e de todo pecado porque por nós intercedeu Jesus Cristo.
Ele é o mediador único entre Deus e nós, o único que com Sua Morte e Ressurreição nos leva de volta a Deus.    
Na Morte Salvadora de Jesus Deus perdoou os pecados de toda a humanidade pecadora. Por isso São Paulo diz:
Aquele que não cometeu nenhum pecado, Deus o fez pecado por nós, para que Nele nós nos tornemos justiça de Deus. (2Cor 5,21).
Notemos: São Paulo nos diz que nossa condição humana era a de Pecado.
Entregues a nós mesmos, como poderíamos mudar esta condição?
Deus, então, por ter tanto amado o mundo, mandou seu Filho para nos tirar da condição de Pecado. A expressão de São Paulo é muito forte: Deus O fez pecado por nós. Ora, Deus odeia o Pecado. Sua Ira se abate contra toda forma de Pecado e o pune com severidade. Fazendo de Seu Filho ‘Pecado’, nele a Ira de Deus se descarregou uma vez por todas. E deste modo, Deus não vê em nós pecadores, mas imagens de Seu Filho, suas criaturas que Ele sempre amou desde a Criação.
Quando Jesus nasceu, aos pastores os Anjos cantaram:

“Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens que Ele ama”
 (Lc 2,14).
E Deus nos amou especialmente na Morte de Jesus.
Deus nos ama sem fim, até o fim dos tempos, dando-nos tempo de conversão.
Não deixemos passar esta Quaresma, portanto, sem nossa reconciliação com Deus, com uma boa confissão.
Indo a ela, lá Deus nos precede com seu amor.
E, saindo dela, ficamos livres do peso que o Pecado provoca em nossa consciência.
Começamos, portanto, nova etapa em nosso relacionamento com Deus e com todas as pessoas.
No Evangelho Jesus nos dá orientações para agradarmos a Deus mostrando-lhe nosso arrependimento sincero e cheio de afeto por Ele.
Jesus nos diz que é tendo Deus em mente que fazemos penitência em todas as suas formas. Não as fazemos para que outros nos vejam e elogiem. Isto seria inútil: não são os outros que perdoam os pecados que cometemos contra Deus e também contra o próximo. Jesus, portanto, nos alerta contra a hipocrisia.
Que nossa penitência seja sóbria, sincera, no íntimo de nossos corações.
E, diz Jesus, três vezes neste Evangelho:
“... o teu Pai que vê o que está oculto, te dará a recompensa” (Mt 6,4b.6d.18c).
Agindo assim, portanto, estaremos unidos a Jesus Cristo porque seguimos seu ensinamento, e agradaremos a Deus Pai, porque Jesus, que nos ensina tudo isto, sabe qual é a vontade do Pai quando oramos em penitência. Portanto, agindo deste modo, faremos tudo o que a Deus agrada, conforme Jesus nos ensina com afeto.

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário