quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Liturgia do dia 02/12/2017



Leituras
Dn 7,15-27
Sl Dn 3,82. 83. 84. 85. 86. 87 (R. 59b)
Lc 21,34-36

34ª Semana do Tempo Comum - Ano A

Sábado

Primeira Leitura: Dn 7,15-27

15 Eu, Daniel, fiquei perturbado no meu íntimo e as visões do meu cérebro me atemorizaram. 16 Acercando-me dum dos assistentes, perguntei-lhe a verdadeira significação de tudo isto. Respondeu me e forneceu-me a interpretação das coisas: 17 ‘Estes quatro grandes animais são quatro reis que se levantarão da terra. 18 E os santos do Altíssimo receberão o reino e o possuirão para sempre, pelos séculos dos séculos’. 19 Depois disto, desejei informação exata sobre o quarto animal, que era diferente de todos os outros, sobremaneira terrível, com dentes de ferro e garras de bronze, que devorava, despedaçava e calcava aos pés o que sobrava; 20 e sobre os dez chifres que tinha na cabeça, e o outro que brotava, enquanto os três caíram por causa dele, isto é, do chifre que tinha olhos e uma boca que falava arrogantemente e que sobressaía entre os outros. 21 Eu comtemplava aquele chifre lutando com os santos e prevalecendo sobre eles, 22 até que veio o Ancião e sentenciou a favor dos santos do Altíssimo, tendo chegado o tempo em que os santos obtiveram o Reino. 23Ele disse: ‘O quarto animal será um quarto reino na terra, diferente de todos os reinos. Devorará toda a terra, calcá-la-á aos pés e a esmagará. 24 Os dez chifres representam isto: e, após eles, outro surgirá e será diferente dos primeiros e abaterá os três reis; 25 proferirá palavras contra o Altíssimo e provará os santos do Excelso. Tentará mudar os tempos e as leis e os santos serão entregues em suas mãos, por um tempo, dois tempos e a metade de um tempo. 26 Mas o tribunal se sentará e lhe tomará o poder, que será totalmente destruído e levado à perdição até o fim. 27 E o reino, o império e as grandezas dos reinos debaixo de todos os céus serão dados ao povo dos santos do Altíssimo. Seu Reino é um reino eterno e todas as dominações o servirão e lhe obedecerão’.
Salmo: Sl Dn 3,82. 83. 84. 85. 86. 87 (R. 59b)

R. Louvai-o e exaltai-o pelos séculos!

82 Homens, bendizei ao Senhor!

83 Israelitas, bendizei ao Senhor!

84 Sacerdotes do Senhor, bendizei ao Senhor!

85 Servos do Senhor, bendizei ao Senhor!

86 Espíritos e almas dos justos, bendizei ao Senhor!

87 Santos e humildes de coração, bendizeiao Senhor!
Evangelho: Lc 21,34-36

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 34Portanto, tomai cuidado convosco para que os vossos corações não fiquem pesados por causa dos excessos da mesa, da embriaguez e das preocupações desta vida, para que este dia não vos pegue de repente, 35 como uma armadilha; porque vai atingir a todos os habitantes da terra. 36 Vigiai, então, e rezai em todos os momentos, para serdes dignos de escapar de todas essas desgraças e de vos apresentardes com segurança diante do Filho do homem”.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2017 - Ano A - São Mateus, Brasília, Edições CNBB, 2016.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“ ... ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes de pé diante do Filho do Homem”. (Lc 21,36).
Jesus nos dá suas últimas advertências para estarmos preparados para Sua Vinda Gloriosa, o último sinal do fim do mundo e da chegada do Juízo Final.
Primeiro Ele nos previne contra tudo o que possa nos distrair da atenção e espera pela Sua Vinda Gloriosa.
Em seguida Ele nos lembra o que dissera antes: “ ... levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima” (Lc 21,28bc). Isto é, se não estivermos em condições de nos levantar e erguer a cabeça, por estarmos ocupados com as preocupações, distrações ou prazeres desta vida, perderemos este momento único em que Jesus vai nos dar a Salvação definitiva.
Ora, também neste caso sabemos que todas as gerações da humanidade em todos os tempos devem ouvir isto que Jesus nos diz no Evangelho.Seu aviso, suas advertências, são para todos os que viveram e viverão depois de sua Ascenção ao céu, depois do envio do Espírito Santo em Pentecostes, até o dia de Sua Vinda Gloriosa.
Para nós estes avisos de Jesus são mais do que suficientes.
Não devemos temer o fim do mundo apesar de todos os desastres e perseguições pelas quais a Igreja deve passar.
Não devemos temer o Juízo Final, porque para nossa alegria o Filho do Homem virá sobre as nuvens para ser nosso advogado diante de Deus. E assim todos os que tivermos perseverado até o fim seremos salvos. Demos graças a Deus, desde hoje, por estas profecias realistas, consoladoras e fonte de esperança a todos nós que cremos no amor de Deus e na Salvação para a Vida Eterna.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário