quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Liturgia do dia 08/12/2017


Leituras
Gn 3,9-15.20
Sl 97(98),1.2-3ab.3cd-4 (R. 1a)
Ef 1,3-6.11-12
Lc 1,26-38

Imaculada Conceição de Nossa Senhora - Solenidade

Sexta-Feira

Primeira Leitura: Gn 3,9-15.20

Depois que Adão comeu do fruto da árvore, 9 Chamou então Javé Deus pelo homem: “Onde estás?”. 10 Ao que este respondeu: “Ouvindo o rumor de teus passos no Jardim, tive medo, porque estava nu, e me escondi”. 11De novo perguntou ele: “Quem te deu a conhecer que estavas nu? Comeste acaso da árvore da qual te ordenara que não comesses?”. 12 Respondeu o homem: “A mulher que me deste por companheira foi quem me deu da árvore, e eu comi”.13 Disse Javé Deus à mulher: “Que fizeste?”. E a mulher respondeu: “A Serpente me enganou, e eu comi”. 14 Disse então Javé Deus à Serpente: “Porque fizeste tal coisa, maldita sejas entre todos os animais domésticos; e entre todos os animais selvagens. Rastejarás sobre o teu ventre e comerás o pó todos os dias de tua vida. 15 Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Sua descendência te esmagará a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”. 20 O homem impôs à sua mulher o nome de “Eva”, porque ela se tornou a mãe de todos os viventes.
Salmo: Sl 97(98),1.2-3ab.3cd-4 (R. 1a)
R. Entoai ao Senhor cântico novo, que ele fez maravilhas!
1Entoai ao Senhor cântico novo, que ele fez maravilhas! Sua mão poderosa e braço santo valeram-lhe a vitória.

2 Revelou o Senhor o seu auxílio, sua justiça aos povos.3ab De seu fiel amor ele lembrou-se, em favor de Israel.

3cd Os extremos da terra contemplaram nosso Deus a salvar-nos. Aclamai o Senhor, ó terra inteira, com cânticos e música!
Segunda Leitura: Ef 1,3-6.11-12

Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que do céu nos acumulou com toda espécie de bênçãos espirituais em Cristo.4 Pois nos escolheu nele, antes da criação do mundo, para sermos santos e imaculados diante dele no amor.Também nos predestinou, num ato de amor, para sermos seus filhos adotivos por Jesus Cristo. Este foi o plano deliberado de sua benevolência 6para louvor da glória de sua graça. Por ela nos encheu de bênçãos no Bem-Amado.11 É nele que fomos feitos herdeiros, predestinados conforme o plano daquele que dispõe todas as coisas segundo a determinação da sua vontade, 12 para sermos, em louvor de sua glória, os que de antemão pusemos em Cristo a nossa esperança.
Evangelho: Lc 1,26-38

Naquele tempo: 26 No sexto mês, o anjo Gabriel foi mandado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27 a uma virgem prometida em casamento a um homem chamado José, da casa de Davi. A virgem se chamava Maria. 28 O anjo entrou onde ela estava e lhe disse: “Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo”. 29 Ela se perturbou com estas palavras e perguntava de si para si o significado desta saudação. 30Mas o anjo continuou: “Não tenhas medo, Maria! achaste graça diante de Deus. 31 Conceberás e darás à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. 32 Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor lhe dará o trono de Davi, seu pai. 33 Ele reinará eternamente sobre a casa de Jacó e seu reino não terá fim”. 34 Então, Maria perguntou ao anjo: “Como se fará isso? Pois sou virgem”.35 O anjo respondeu: “O Espírito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo te envolverá em sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer será santo e será chamado Filho de Deus. 36 Vê: também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. E ela, que era chamada estéril, já está no sexto mês; 37 porque a Deus nada é impossível”.38 Maria disse então: “Eis aqui a serva do Senhor. Seja-me feito segundo a tua palavra”. E o anjo a deixou.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2017 - Ano A - São Mateus, Brasília, Edições CNBB, 2016.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
Primeira Leitura: Gn 3,9-15.20.
“E a mulher respondeu: ‘a serpente me enganou e eu comi’ ”. (Gn 3,13cd).
A Primeira Leitura de hoje se abre com a cena do paraíso.
Mas é a do paraíso perdido.
Perdido pela desobediência de Adão e Eva à proibição divina: ... da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás. (Gn 2,17)
Seduzidos pela serpente, tanto Eva como Adão comeram do fruto proibido. Adão culpou Eva e Eva culpou a serpente, dizendo: ... ‘a serpente me enganou e eu comi’ ”. (Gn 3,13d).
Embora a culpa não tenha sido só de Eva, mas também de Adão, a Liturgia de hoje nos faz considerar o erro de Eva. Isto tem um objetivo nesta solenidade da Imaculada Conceição de Maria. Trata-se de opor Maria a Eva.
Eva cometeu o pecado original que foi passado a todos os seus descendentes.
Maria foi preservada, desde antes de seu nascimento,do pecado original, pelo mérito futuro da Morte de Jesus que redimiu a todos os batizados.
São Paulo nos explica esta mudança da condição humana em relação ao pecado e a sua consequência, a morte, para a condição de perdão do pecado e herança da Vida Eterna.
Em Rm 5,19 ele diz: ... pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim, pela obediência de um, muitos serão feitos justos.
Ora, se consideramos Eva em comparação com Maria, Mãe de Jesus, entendemos como Eva foi desobediente e por isso pecadora. Mas isto Deus não quis para a Mãe de Seu Filho: Maria nasceu sem pecado e sem culpa por ele: nunca foi desobediente nem pecadora. A prova disto é o que Deus manda Gabriel dizer a Maria: “Ave, Cheia de Graça”.
Portanto com o nascimento de Maria concebida sem pecado, Deus prepara a Salvação dos que viviam em pecado, os filhos de Eva. Será em Jesus Cristo, o Filho de Deus, que o plano divino se realizará.
Deus podia realizar seu Plano de Salvação sem Maria. Deus encontraria outro meio. Mas preferiu que Seu Filho se encarnasse da maneira própria do gênero humano.
São Paulo novamente nos ajuda, explicando por qual razão Deus quis que Seu Filho nascesse de mulher. Lemos Gl 4,4-6:
4. ... vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a Lei,
5. para remir os que estavam debaixo da Lei [que punia com a morte o pecado], a fim de recebermos a adoção de filhos.
6. E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.
Tenhamos bem presente a diferença entre os filhos de Eva e os filhos de Deus assim semelhantes ao Filho de Deus, Jesus Cristo:
- como filhos de Eva todos somos pecadores e merecemos a morte eterna.
como filhos de Deus todos somos redimidos do pecado, somos como o Filho de Deus, herdeiros da Vida Eterna: a morte eterna não tem mais poder sobre nós.
Meditemos sobre estas coisas tão importantes para nosso relacionamento com Deus, com Jesus, com o Espírito Santo. Por meio de Jesus e de Sua Mãe, não somos mais inimigos de Deus, mas seus filhos.
Salmo Responsorial: Sl 97(98),1-4.
Cantai ao Senhor um canto novo, porque Ele fez prodígios. [Sl 97(98),1ab].
Qualquer pessoa do Povo Eleito podia cantar este Salmo. Era o reconhecimento dos prodígios que Deus realizava em meio a seu Povo.
O motivo deste canto era o fato de Deus ter feito não somente o que era necessário para a sobrevivência daquele Povo sempre atacado por inimigos e sofrido com escravidões. Deus os libertava sempre dos sofrimentos, e isto muitas vezes de maneira fora do comum: eram ‘prodígios’.
Um prodígio é algo que ultrapassa as leis naturais,manifestando o poder divino superior ao dos homens e da natureza.
Deus libertou seu Povo da escravidão no Egito com os prodígios do Mar Vermelho.
Deus libertou seu Povo da escravidão na Babilôniaquando todos os judeus imaginavam que sua existência não ia ter continuidade. Deu-lhes líderes que os reconduziram a Jerusalém, para reconstruírem o Templo e se afirmarem como nação consagrada a Ele.
Consideremos um prodígio especial de Deus, neste dia, a Imaculada Conceição de Nossa Senhora.
Pelo prodígio que foi sua Imaculada Conceição, devemos cantar nossa gratidão a Deus. Este prodígio não foi vantagem exclusiva de Maria, mas dele todos nós nos beneficiamos: ela foi Imaculada para gerar o Filho imaculado de Deus. Mais ainda: pelo nascimento e morte de Jesus, Deus nos deu também a nós a possibilidade de sermos santos e imaculados como Maria. É o que São Paulo nos vai dizer na Segunda Leitura.
Tudo o que Deus fez na vida de Maria se irradia até nós. A Graça-Amor de Deus, de que ela era plena, nos é dada no Batismo e nos permitirá a entrada no céu.
Sejamos gratos a Deus por meio da Mãe de Jesus.
Segunda Leitura: Ef 1,3-6.11-12.
Em Cristo Ele nos escolheu, antes da fundação do mundo, para que sejamos santos e irrepreensíveis sob o seu olhar, no amor. (Ef 1,4).
Quando São Paulo anunciou seu Evangelho aos pagãos encantou-os com esta afirmação maravilhosa: aqueles pagãos não estavam destinados a continuarem num mundo de pecados e imoralidades, sem direito a um lugar no céu. Eles tinham sido escolhidos por Deus por terem aceitado o Batismo em nome de Jesus Cristo.
São Paulo dizia mais: aqueles pagãos não poderiam deixar esta oportunidade de merecerem ir para a habitação celeste que Jesus lhes oferecia. Seria desrespeitar o plano divino já feito antes que o mundo fosse criado!
Aqueles pagãos não sabiam que Deus já pensara neles antes da criação do mundo! Não estranhemos isto. Há muitos cristãos hoje que não sabem disto. Mas nós sabemos.
Sabemos que qualquer um que acredite e Jesus Cristo e aceite o Batismo, Deus o destina para a Vida Eterna. Epara entrarmos na Vida Eterna devemos ser santos e irrepreensíveis. Ora, isto em primeiro lugar é a Graça de Deus que realiza, com nossa participação dentro de nossas limitações humanas. Mas Deus tem poder de fazer isto, e vai fazer definitivamente quando nos chamar para Si.
Pensemos neste destino de todas as pessoas segundo este plano de Deus.
E consideremos de modo especial uma pessoa privilegiada: Maria a Mãe de Jesus. Se todos nós podemos ser santificados por Deus pelos méritos de Jesus Cristo, ela já foi santificada antes mesmo de seu nascimento, pelos méritos futuros de Cristo Salvador.
Evangelho: Lc 1,26-38.
“Alegra-te, cheia de Graça, o Senhor está contigo!”.(Lc 1,28bc).
Do céu vem a voz do Anjo Gabriel que afirma:
“Alegra-te, cheia de Graça, o Senhor está contigo!”
Como o Anjo podia dizer isto?
Como o Anjo sabia que Maria era cheia de Graça?
Como ele sabia que Deus estava com Maria, isto é, que habitava no íntimo de seu coração?
O que sabemos sobre os Anjos é quase nada.
Não sabemos se o Anjo Gabriel soube por si mesmo que Maria era cheia de Graça e que Deus habitava em seu coração.
No entanto, quando perguntamos o que ‘Anjo’ significa, encontramos a explicação: ‘Anjo’ significa ‘mensageiro’. Portanto o que São Gabriel diz a Maria é mensagem de Deus: o Anjo soube de Deus que Maria era cheia de Graça e que o próprio Deus habitava em seu coração humano.
Mas o que significam estas expressões?
‘Cheia de Graça’ significa que não falta a Maria nada que uma pessoa em estado de Graça tenha. Ora, estar em ‘estado de Graça’ significa não estar em pecado, em inimizade com Deus. É estar mergulhada na santidade do próprio Deus.
‘O Senhor está contigo’ não é outra coisa que explicação e confirmação de que Maria era a ‘cheia de Graça’. ‘Graça’, por sua vez, é outra maneira de dizer o próprio Deus, pois somente Dele a Graça provém e Nele existe, para ser dada a todas as pessoas que estão em amizade com Ele.
Mas para a solenidade de hoje é fundamental responder a esta pergunta:
A partir de quando Maria ficou cheia de Graça e desde quando o Senhor estava com ela?
A resposta é dada pela tradição da Igreja.
Por esta tradição de séculos, a Mãe de Jesus devia nascer sem o Pecado Original.
Isto quer dizer que antes de seu nascimento já era ‘Cheia de Graça’. Se isto o Anjo lhe diz, não significa que Maria mesma tivesse consciência disto. Pode ser que somente depois de ouvir o Anjo é que entendeu que já era ‘Cheia de Graça’ desde antes de seu nascimento.
Mas ela perguntaria: por qual motivo Deus a fizera ‘Cheia de Graça’?
A resposta vem no que o Anjo continua a anunciar: ela será Mãe do Filho de Deus, que, como Deus, tem em Si plenamente a Graça.
Sendo Jesus o Filho de Deus que em si tinha plenamente a Graça, a Igreja concluiu que não convinha que Ele se tornasse homem como filho de uma mulher que fosse marcada pela falta da Graça.Ela não podia ter a mancha do pecado original. Ela devia ser ‘Cheia de Graça’ desde antes de nascer.
Que isto não nos pareça estranho.
São Paulo nos diz que Deus nos destinou, salvos por Jesus e batizados em nome da Trindade, a sermos santos e imaculados sob o olhar divino, no Amor.
Aqui temos a resposta com a ajuda de São Paulo.
É no Amor de Deus que está a Graça e a Graça consiste no Amor de Deus.
Deus ama a todas as pessoas. Quer que seu Amor em expressão de ‘Graça’ esteja em todos nós. Ora, isto não é outra coisa que a declaração divina de que o pecado não está mais em nós, e que viveremos dignamente para Deus porque formos purificados pelo Sangue de Jesus Cristo.
Se conosco Deus se comporta assim, muito mais se comportaria com amor e Graça ao escolher aquela menina de Nazaré para ser a Mãe de Seu Filho.
Meditemos sobre estas coisas e entenderemos a grandeza de Maria, Mãe do Filho de Deus. Peçamos a ela que nos ajude a nos mantermos cheios da Graça de Deus e que Ele habite para sempre, com Seu Amor, em nossos corações.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário