sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Liturgia do dia 30/11/2017

Liturgia do dia 30/11/2017


Leituras
Rm 10,9-18
Sl 18(19A),2-3.4-5 (R. 5a)
Mt 4,18-22

34ª Semana do Tempo Comum - Ano A

Quinta-Feira

Primeira Leitura: Rm 10,9-18

Irmãos:9 Porque se confessas, com tua boca, que Jesus é o Senhor, e crês, em teu coração, que Deus o ressuscitou dos mortos, tu serás salvo. 10 É crendo de coração que se alcança a justiça e é confessando com a boca que se consegue a salvação. 11 A Escritura diz: Ninguém que nele crê será confundido. 12 Assim não há diferença entre judeu e pagão: todos têm o mesmo Senhor, rico para com todos os que o invocam. 13 Porque todo aquele que invoca o nome do Senhor será salvo. 14Mas, como vão invocar sem antes crer nele? Como crer nele sem antes escutar? Como escutar sem pregador? 15E como pregar sem ser enviado antes? Como diz a Escritura: Como são belos os passos dos que anunciam Boas-Novas! 16 Mas nem todos ouviram a Boa-Nova, pois Isaías diz: Senhor, quem acreditou no anúncio que fizemos? 17 Portanto, a fé vem da audição e a audição vem da pregação, que é mandamento de Cristo. 18 Mas, pergunto: Por acaso eles não ouviram? Certamente que sim. A voz deles se espalhou por toda a terra e suas palavras até os confins do mundo.
Salmo: Sl 18(19A),2-3.4-5 (R. 5a)
R. Seu som ressoa e se espalha em toda terra.
2 Cantam os céus a glória do Senhor, o firmamento, a obra de seus dedos. 3 Proclama um dia ao outro a sua nova, sopra uma noite à outra o seu segredo.

4 Não por meio de frases ou palavras, nem por vozes que possam ser ouvidas; 5 mas soa em toda a terra o que proclamam, chega aos confins do mundo o que eles dizem!
Evangelho: Mt 4,18-22

18 Caminhando Jesus ao longo do lago da Galileia, ele viu dois irmãos: Simão, a quem chamam de Pedro, e André, seu irmão, que lançavam a rede às águas, pois eram pescadores. 19 Disse-lhes então: “Segui-me, e farei de vós pescadores de homens”. 20 E eles, largando as redes, o seguiram imediatamente. 21 Mais adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão. Estavam na barca com o pai Zebedeu e aprontavam as redes. Ele os chamou. 22 Abandonando a barca e o pai, o seguiram imediatamente.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2017 - Ano A - São Mateus, Brasília, Edições CNBB, 2016.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
Jesus ... viu dois irmãos: Simão... e seu irmão André(Mt 4,18).
Imediatamente eles deixaram as redes e O seguiram (Mt 4,20).
A festa de hoje tem a Liturgia da Palavra especialmente preparada para comemorar o Apóstolo Santo André. É pelo Evangelho de hoje que temos a notícia de que Santo André era irmão de São Pedro.
Ao chamado de Jesus, Santo André responde imediatamente.
Mas Jesus não chamou Santo André e São Pedro sem antes saber quem eles eram. Embora isto não esteja escrito no Evangelho, devemos supor que foi assim, pois na vida real coisas como estas acontecem depois de algum tempo. Se Jesus sabia que São Pedro e Santo André eram homens que prometiam uma segura colaboração com Ele, foi por isto que os chamou.
Por outro lado, Jesus inspirava confiança aos dois discípulos. Ele dava motivo para esta confiança: a autoridade que Jesus mesmo demonstrava enquanto rabi, enquanto “Mestre”. Jesus não era um aventureiro. Eles viram em Jesus o Messias. E Jesus em tudo confirmava isto.
Santo André poderia ter recusado o convite de Jesus.No entanto, desde o primeiro momento foi fiel ao chamado, e por fim morreu crucificado para testemunhar a Ressurreição de Jesus pregando Seu Evangelho.
Pensemos na autenticidade e fidelidade deste santo apóstolo a Jesus Cristo. E aprendamos com ele a viver nosso relacionamento pessoal com Jesus Cristo. Nosso premio será o mesmo de Santo André: viveremos com Jesus Cristo no céu para sempre.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário