sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Liturgia do dia 12/12/2017



Leituras
Gl 4,4-7
Sl 95(96),1-2a.2b-3.10 (R. 3a)
Lc 1,39-47

2ª Semana do Advento

Terça-Feira

Primeira Leitura: Gl 4,4-7

Irmãos: 4 Mas quando chegou a data marcada por Deus, ele, Deus, enviou seu Filho, nascido de uma mulher, nascido súdito da Lei, 5 para resgatar os súditos da Lei, e assim fazer de nós filhos adotivos. 6 E a prova de que sois filhos, é que Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: “Abba-Papai”.7 Portanto, tu não és mais escravo, mas filho; e, se és filho, também és herdeiro: tal é a vontade de Deus.
Salmo: Sl 95(96),1-2a.2b-3.10 (R. 3a)

R. Mostrai entre as nações a sua glória.

1 Entoai ao Senhor um canto novo; sim, cantai ao Senhor, ó terra inteira! 2a Celebrai o Senhor, louvai seu nome,

2b Proclamai cada dia: “Ele nos salva!”. 3 Mostrai entre as nações a sua glória, entre todos os povos seus prodígios.

10 Dizei entre as nações: “Reina o Senhor!”. Jamais vacila o mundo que firmou, ele governa os povos com justiça.

Evangelho:  Lc 1,39-47

39 Naqueles dias, Maria se dirigiu a toda a pressa para a região montanhosa, a uma cidade da Judeia. 40 Entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. 41 Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino saltou no seio dela e ficou cheia do Espírito Santo. 42 Então, exclamou em voz alta: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu seio! 43 De onde me vem a felicidade de que a mãe do meu Senhor venha me visitar? 44 Logo que ouvi a voz da tua saudação, o menino saltou de alegria em meu seio. 45 Sim, feliz a que acreditou na realização do que lhe foi dito da parte do Senhor!”. 46 Então, Maria disse: “Minha alma engrandece o Senhor, 47 meu espírito alegra-se intensamente em Deus meu Salvador,
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2017 - Ano A - São Mateus, Brasília, Edições CNBB, 2016.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“Bendita és tu entre as mulheres e bendito o fruto do teu ventre!” (Lc 1,42).
A nós é claro entender como, para Isabel, era bendito o fruto do ventre de Maria: Ele era ‘O Senhor’, isto é, o Filho de Deus (Lc 1,32).
Para entender como Maria era bendita entre as mulheres, podemos aprofundar mais o conteúdo deste Evangelho e dos estudos sobre a Mãe de Jesus.
Este Evangelho tem por objetivo nos mostrar como a Encarnação do Filho de Deus somente se poderia realizar com a colaboração de uma mulher, um ser humano como nós, nascido neste mundo, uma filha de Adão. Um ser celeste não poderia dar um corpo humano ao Filho de Deus; é evidente: os seres celestes criados são anjos, que não podem gerar filhos.
Foi por isso que Deus preparou uma mulher especial para ser a Mãe de Seu Filho. Ela foi concebida sem pecado original. Foi assim que Deus manifestou sua escolha por Maria, já antes que nascesse. Ela é a Imaculada.
Porém a maior glória de Maria foi ter merecido, da parte de Deus, ser a escolhida para ser a Mãe de Seu Filho divino: somente a ela foi dado o privilégio de representar a humanidade, a natureza humana criada por Deus, para que Deus viesse em natureza humana ao mundo.
O Filho de Deus nascido de Maria é a única Pessoa da Santíssima Trindade a ter a natureza humana com a divina. Mulher alguma foi escolhida para este plano divino, além de Maria.
Hoje, festa da Padroeira da América Latina, meditemos estas glórias de Maria. Lembremos como para nós é um privilégio ter no céu uma intercessora tão próxima do Pai, do Filho e do Espírito Santo.Confiemos a ela tudo o que precisarmos de Deus.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário