sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Liturgia do dia 09/12/2017


Leituras
Is 30,19-21.23-26
Sl 146 (147) 1-2. 3-4. 5-6 (R. Is 30,18)
Mt 9,35 - 10,1.6-8

1ª Semana do Advento

Sábado

Primeira Leitura: Is 30,19-21.23-26

Assim fala o Senhor, o Santo de Israel:19 Povo de Sião, que habitas Jerusalém, tu não mais chorarás. À voz de tua súplica, ele te fará misericórdia: assim que te ouvir, ele atenderá. 20 Quando o Senhor vos tiver dado o pão da angústia e a água da amargura, aquele que te instruiu não se esconderá mais e teus olhos verão aquele que te instrui. 21 Teus ouvidos compreenderão as palavras que retumbam atrás de ti: “Este é o caminho. Segue-o!”, para que não venhas a te desviar seja para a direita seja para a esquerda. 23 Ele, então, te dará a chuva para tua semente que semeaste na terra; e o pão que produzir a terra será nutritivo e saboroso. Teu rebanho pastará, nesse dia, em vastas pastagens. 24 Os bois e os jumentos que trabalham o solo comerão uma forragem salgada, joeirada com a pá e a peneira. 25 Sobre toda a alta montanha, e sobre toda colina elevada, haverá riachos e arroios de água, no dia da grande mortandade e quando desabarem as fortalezas. 26 Então, a luz da lua será como a luz solar, e a luz do sol se tornará sete vezes mais brilhante — como a luz de sete dias — no dia em que Javé curar a ferida de seu povo e sanar as contusões de seus golpes.
Salmo: Sl 146 (147) 1-2. 3-4. 5-6 (R. Is 30,18)
R. Felizes são aqueles, que esperam no Senhor!
Oh, louvai ao Senhor, é bom louvá-lo. cantai ao nosso Deus, porque é suave. 2 Reergueu o Senhor Jerusalém, juntou os deportados de Israel.

3 Aos corações partidos ele cura, vai as suas feridas medicando. 4 Quantas são as estrelas que ele conta e chama cada uma por seu nome.

5 Onipotente e grande é o nosso Deus, sua sabedoria é ilimitada. É o Senhor que sustenta os pequeninos, mas dobra até o chão os criminosos.
Evangelho: Mt 9,35 - 10,1.6-8

Naquele tempo:35 Jesus percorria todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas, pregando a Boa-Nova do Reino e curando toda espécie de doenças e enfermidades. 36 Vendo as multidões, ficava com muita pena, porque elas estavam cansadas e abatidas como ovelhas que não têm pastor. 37 Disse então aos seus discípulos: “A colheita é grande, mas pequeno é o número dos trabalhadores. 38 Rogai, então, ao dono da lavoura para que mande trabalhadores para a colheita”.10,1 Jesus convocou os seus doze discípulos e lhes deu o poder de expulsar os espíritos impuros e de curar toda espécie de doenças e enfermidades. 6 Ide, de preferência, às ovelhas perdidas da casa de Israel. 7Pregai, pelo caminho: ‘O reino dos céus está perto’. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. Acabais de receber de graça, dai de graça.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2017 - Ano A - São Mateus, Brasília, Edições CNBB, 2016.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“Em vosso caminho anunciai: ‘o Reino dos Céus está próximo’.
Curai os doentes,
ressuscitai os mortos,
purificai os leprosos,
expulsai os demônios.
De graça recebestes, de graça deveis dar!”. (Mt 10,7-8).
Vemos Jesus, neste início de sua pregação do Reino dos Céus a partir de Cafarnaum, enviando seus discípulos para uma missão especial. Eles não vão apenas dizer que o Messias chegou, o que seria já uma grande notícia.Eles vão dizer o que está acontecendo no mundo com a chegada real do Messias: era o Messias quem devia inaugurar um tempo novo no mundo, o tempo do Reino dos Céus.
Para isto os discípulos darão sinais para comprovar que o Messias chegou e que o Reino dos Céus está vindo com Ele. Estes sinais tinham sido profetizados nos séculos passados. Todo o Povo Eleito os esperava.
Será assim que os discípulos farão o que deviam fazerpara atender a esta espera do Povo Eleito. São precisamente o que Jesus mandou. Eles, de fato, curarão os doentes, purificarão os leprosos, expulsarão os demônios e até mesmo ressuscitarão os mortos.
Jesus e seus discípulos são assim o cumprimento das antigas profecias. Como sabemos disto?
Na Primeira Leitura de hoje, Is 30,19-26, está dito:
19. Povo de Sião [isto é, o Povo Eleito], que habitas Jerusalém, não terás motivo algum para chorar: Ele se comoverá à voz do teu clamor; logo que te ouvir, Ele atenderá. Ora, isto se realiza em Jesus, quando faz as curas dos enfermos e manda os discípulos fazerem o mesmo. Jesus realiza esta profecia.
20b. ... teus olhos poderão vê-Lo,
21a. e teus ouvidos poderão ouvir a palavra de aviso atrás de ti: este é o caminho para todos, segui por ele, sem desviar-vos à direita ou à esquerda ...
Isto se realiza em Jesus: Ele cura os cegos e abre os ouvidos dos surdos, ao mesmo tempo em que mostra o caminho a seguir para o Reino dos Céus.
Esta leitura de Is 30 é apenas uma das tantas profecias que em Jesus se realizaram para a Salvação do Povo Eleito. A vinda de Jesus, portanto, não foi um acontecimento isolado da história de Israel. É parte do grande Plano de Salvação de Deus a se realizar na pessoa de Jesus em sua vida terrena, chegando ao fim em sua Vinda Gloriosa no fim dos tempos.
Neste Natal a Liturgia nos lembra tudo isto, fazendo-nos entender cada vez mais com profundidade o grande Plano de Deus para a Salvação de toda a humanidade.
Olhemos o menino Jesus em sua manjedoura e consideremos, com Ele, em oração, tudo o que, por meio Dele, Deus planejou para nossa Salvação.
E assim nosso Natal será feliz como tantos outros no passado e muitos outros que festejaremos no futuro.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário