quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Liturgia do dia 28/12/2017



Leituras
1Jo 1,5-2,2
Sl 123(124),2-3.4-5.7b-8 (R. 7a)
Mt 2,13-18

Santos Inocentes, Mártires . Festa

Quinta-Feira

Primeira Leitura: 1Jo 1,5-2,2

Caríssimos: Esta é a mensagem que ouvimos dele e trazemos para vós: Deus é luz e nele não há nenhuma espécie de trevas. 6 Se dissermos que estamos em comunhão com ele e andamos na escuridão, nós mentimos, e não estamos agindo segundo a verdade. 7Mas se andamos na luz, como ele está na luz, estamos em comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. 8 Se dissermos que não temos pecado, nos enganamos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar e purificar de toda maldade. 10 Se dissermos que não somos pecadores, nós o fazemos mentiroso e a sua palavra não está em nós. 2,1 Meus filhinhos, eu vos escrevo isto para que não pequeis, mas, se alguém vier a pecar, temos um advogado, Jesus Cristo, diante do Pai. Ele é a vítima de expiação por nossos pecados, e não só pelos nossos, mas pelos de todo o mundo.

Salmo: Sl 123(124),2-3.4-5.7b-8 (R. 7a)
R.  Nossa alma escapou qual passarinho do laço armado pelos caçadores.
Se o Senhor não fosse a nossa força, quando se levantaram, contra nós! 3 Ter-nos-iam então comido vivos, na cólera que neles se acendia.

4 As águas nos teriam submergido e as torrentes passado sobre nós. 5 Sobre as nossas cabeças correriam as águas cada vez mais volumosas.

7b Rompeu-se de repente a sua rede, e nos vimos então em liberdade. 8 Nosso socorro é o nome do Senhor, foi o Senhor que fez o céu e a terra.
Evangelho: Mt 2,13-18

13 Depois que eles partiram, eis que um anjo do Senhor apareceu em sonho a José, dizendo: “Levanta, toma contigo o menino e sua mãe e foge para o Egito. Permanece lá até eu te avisar, porque Herodes vai procurar o menino para o matar”. 14 José se levantou, tomou consigo o menino e sua mãe, de noite, e retirou-se em direção ao Egito. 15 Lá ficou até a morte de Herodes, para que se cumprisse o que o Senhor tinha dito pelo profeta: Do Egito chamei o meu filho. 16 Quando Herodes percebeu que havia sido enganado pelos magos, ficou bastante enfurecido, e mandou matar todos os meninos de Belém e dos arredores, de dois anos para baixo, exatamente conforme o prazo de que havia sido informado pelos magos. 17 Cumpriu-se, então, o que tinha sido dito pelo profeta Jeremias: 18 Ouviu-se uma voz em Ramá; pranto e longa lamentação; Raquel a chorar por causa dos seus filhos; e não quer ser consolada, porque eles não existem mais.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2017 - Ano A - São Mateus, Brasília, Edições CNBB, 2016.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
[Herodes] mandou matar todos os meninos de Belém ... de dois anos para baixo... (Mt 2,16b).
A realidade da chacina dos inocentes de Belém por ordem de Herodes é questionada hoje pelos especialistas em História.
Para a Igreja primitiva, no entanto, este fato narrado somente por Mt 2,13-18 se reveste de significado teológico.
Trata-se do cumprimento de uma profecia de Jeremias, dado em Jr 31,15. São Mateus faz um “midraxe”, isto é, usa de texto do Antigo Testamento para explicar um fato do Novo. A explicação deste recurso de São Mateus é muito técnica e de pouca utilidade neste comentário.
O mais importante neste Evangelho é o que quer dizer sobre Jesus.
A perseguição de Herodes prenuncia o futuro Jesus Cristo perseguido pelos judeus.
No Evangelho São Mateus mostra como Jesus criança é salvo sendo levado para o Egito.
Ele não devia ser morto apenas nascido. A missão de Deus para Jesus era a de Salvador por sua morte. E isto, no passado de Israel, se realizava na figura misteriosa do “Servo de Javé”: um homem santo pagou pelos pecados de todos. É a profecia de Is 53.
No entanto a Liturgia de hoje nos mostra a chacina dos Inocentes.
É como se nos mostrasse a morte de Jesus recém-nascido.
Como para nós repugna esta simples ideia, para Deus isto não podia acontecer de modo algum.
Lamentamos a morte dos Inocentes e os veneramos.
Porém nos alegramos com a providência de Deus porque salvou Seu Filho.
Assim a bondade de Deus não nos deixa perder a alegria do Natal que continuamos a festejar por todo este Tempo litúrgico.

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário