sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Liturgia do dia 11/12/2017


Liturgia do dia 11/12/2017


Leituras
Is 35,1-10
Sl 84 (85),9ab-10. 11-12. 13-14 (R. Is 35,4d)
Lc 5,17-26

2ª Semana do Advento

Segunda-Feira

Primeira Leitura: Is 35,1-10

1 Exultem deserto e terra árida, alegre-se e floresça a estepe; como o lírio, 2 que ela floresça e floresça, rejubile-se e grite de alegria. Foi-lhe dada a glória do Líbano, o esplendor do Carmelo e de Saron. Ver-se-á a glória de Javé, o esplendor de nosso Deus. 3 Fortalecei as mãos fatigadas, revigorai os joelhos vacilantes. 4 Dizei aos corações pusilânimes:“Coragem! Não temais! Vede! É vosso Deus, a vingança que vem, a retribuição de Deus, ele é que vem vos salvar”. 5 Então os olhos dos cegos se abrirão, os ouvidos dos surdos se desobstruirão, 6 o coxo saltará como um cervídeo, e a língua do mudo gritará de alegria, pois águas jorrarão no deserto, e torrentes na estepe; 7 a terra queimada se tornará um lago, o país da sede se mudará em fontes. Nos antros dos chacais crescerão caniços e papiros. 8 Haverá uma vereda pura que se chamará “Via sagrada”. Nenhum impuro andará nela, ela será para eles, quando se puserem a caminho; os insensatos aí não passarão. 9 Não haverá leão, nem fera para aí transitar, nela caminharão os resgatados, 10por ela voltarão os libertos de Javé, chegarão a Sião, exultantes, com feliz e eterno brilho na face; com eles a alegria e o júbilo, dor e pranto já não haverá!
Salmo: Sl 84 (85),9ab-10. 11-12. 13-14 (R. Is 35,4d)
R. Eis que vem o nosso Deus! Ele vem para salvar.
9 Escuto o que nos diz o Senhor Deus: é sem dúvida a paz que ele promete. A paz para o seu povo e seus amigos, corações que se voltam para ele. 10 Perto está, seu auxílio dos que o temem, e a glória habitará em nossa terra.

11 O Amor e a Verdade hão de encontrar-se, pois a Justiça e Paz se oscularão.12 Da terra brotará fidelidade, a justiça do céu se inclinará.

13 O Senhor nos dará a sua bênção, e nossa terra então dará seu fruto. 14 Eis que a justiça irá à frente dele, virá no seu encalço a salvação.
Evangelho: Lc 5,17-26

17 Um dia, Jesus estava ensinando. E ali estavam sentados fariseus e mestres da Lei, vindos de todos os povoados da Galileia e da Judeia e também de Jerusalém. E o poder do Senhor estava nele para fazer curas. 18Alguns homens, carregando um paralítico num leito, procuravam introduzi-lo na casa e colocá-lo diante dele.19 Mas como não podiam introduzi-lo por causa da multidão, subiram ao terraço e, por entre as telhas, o desceram no leito, diante de Jesus, no meio da sala. 20Vendo a fé que os animava, Jesus disse: “Meu amigo, teus pecados te são perdoados”. 21 Então os escribas e fariseus se puseram a refletir, dizendo: “Quem é este homem que blasfema? Quem pode perdoar os pecados a não ser Deus somente?”. 22 Mas Jesus percebia os seus pensamentos e lhes perguntou: “Que estais pensando em vossos corações? 23 Que é mais fácil dizer: ‘Teus pecados te são perdoados’ ou: ‘Levanta-te e anda?’. 24Pois bem, para que saibais que o Filho do homem tem poder na terra para perdoar os pecados, eu te ordeno — disse ao paralítico — levanta-te, toma o teu leito e vai para casa!”. 25 E, no mesmo instante, ele se levantou diante de todos, tomou a sua padiola e foi para casa, glorificando a Deus. 26 Todos ficaram extasiados e glorificavam a Deus cheios de temor, diziam: “Hoje nós vimos coisas prodigiosas!”.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2017 - Ano A - São Mateus, Brasília, Edições CNBB, 2016.
Citações bíblicasBíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
... para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder de perdoar pecados ...(Lc 5,24).
Conhecemos a estória da cura do paralítico por Jesus através dos outros Evangelhos, Mateus e Marcos, que a contam com alguma variação sem mudar sua mensagem principal.
Como nos encontramos no Tempo do Advento, esta estória é lida dentro do espírito de esperança que o Advento desperta em nós a respeito da pessoa de Jesus.
Esta estória está na Liturgia da Palavra de hoje para nos dizer que o Filho de Deus, cujo nascimento aguardamos para o Natal, vem trazer o perdão do pecado de toda a humanidade representada naquele paralítico.
Notemos bem: primeiro Jesus perdoa os pecados. Isto quer dizer que para dar à humanidade a Salvação, primeiro é necessário tirar o impedimento, o pecado. Isto é o que Jesus, que esperamos no Natal, tem poder de fazer. É assim que nos preparamos para o nascimento de Jesus Cristo, aguardando a manifestação de seu poder de perdoar todos os nossos pecados.
Depois de perdoar os pecados, Jesus pode, então, dar o que esperamos como resultado desta nossa purificação: a Salvação.
Ora, a cura daquele paralítico é precisamente a prova de que Jesus pode, de fato, dar a Salvação a quem foi perdoado dos pecados. A cura deste paralítico somente foi um sinal do que Jesus Cristo faz a favor de todos nós, isto é, livrar-nos de nossos pecados e do sentimento de culpa. Do distanciamento de Deus, para, enfim, sendo salvos, vivermos com Deus para sempre.
Jesus, portanto, nasce em Belém com a missão que Deus Pai Lhe deu: perdoar os pecados da humanidade para levá-la toda de volta para Deus, nosso criador e nosso Pai.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário