sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Liturgia do dia 13/12/2017



Leituras
Is 40,25-31
Sl 102 (103), 1-2. 3-4. 8. 10 (R. 1a)
Mt 11,28-30

2ª Semana do Advento

Quarta-Feira

Primeira Leitura: Is 40,25-31

25 “A quem me comparareis e quem será igual a mim?”, diz o Santo. 26 Erguei os olhos e contemplai: quem criou todos esses astros, senão aquele que alinha seu exército inteiro e chama todos pelo nome? Sua força é tão grande e seu vigor tão poderoso que nenhum deles falta à chamada! 27 Jacó, por que dizes? E tu, Israel, por que afirmas: “Meu destino está oculto a Javé; meu Deus não percebe meu direito”? 28 Não o sabes? Não o escutaste? Javé é um Deus eterno que criou os confins da terra. Ele não se cansa nem se fatiga e sua inteligência é insondável. 29 Ele revigora o extenuado e conforta grandemente quem desfalece. 30 Os jovens se fatigam e cansam, os moços chegam a tropeçar. 31 Mas os que confiam em Javé se revigoram e criam asas como águias, correm sem cansaço e caminham sem fadiga.
Salmo: Sl 102 (103), 1-2. 3-4. 8. 10 (R. 1a)
R. Bendize o teu Senhor, ó minha alma.
1 Bendize o teu Senhor, ó minha alma; louve todo o meu ser seu santo nome! 2 Sim, bendize o Senhor, ó minha alma, não esqueças nenhum de seus favores!

3 Pois perdoou as tuas culpas todas, de toda enfermidade te curou. 4 Salvou da sepultura a tua vida, cercou-te de carinho e compaixão.

O Senhor é bondoso e compassivo, lento em irar-se e cheio de clemência.

10 Não nos tratou segundo as nossas faltas, nem nos pagou segundo as nossas culpas.
Evangelho: Mt 11,28-30

Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: 28 Vinde a mim, vós todos que estais oprimidos de trabalhos e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. 29 Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis repouso para vossas almas. 30Porque o meu jugo é suave, e o meu peso, leve”.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2017 - Ano A - São Mateus, Brasília, Edições CNBB, 2016.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“Vinde a mim, vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso” (Mt 11,28).
Estas palavras de Jesus são muito fáceis de entender.
Por si não precisariam de maiores explicações.
Porém, neste Tempo de Advento, o sentido destas palavras vem da nossa disposição espiritual de esperança no nascimento do Filho de Deus, que vem no Natal.
Como sempre, não podemos separar Jesus e seu ensino das antigas tradições de seu povo judeu. Jesus tem em sua memória os fatos passados da história de Israel. Não só porque era também ele um judeuherdeiro das antiquíssimas tradições judaicas, mas, e principalmente, porque Ele tem necessidade de apelar para a memória do Povo Eleito para lhe transmitir a novidade de seu ensino. É a partir do passado de Israel que seus ouvintes entendem o que Ele tem a dizer.
Como sabemos, hoje, o que estava na mente de Jesus quando disse: “Vinde a mim, vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso”?
Se prestarmos atenção à Primeira Leitura de hoje, o pensamento de Jesus ficará muito claro. Pensemos, portanto, nas passagens desta Primeira Leitura, que é tirada de Is 40,25-31:
28. ... O Senhor é o Deus eterno que criou os confins da terra; Ele não falha nem se cansa, insondável é Sua Sabedoria;
29. Ele dá coragem ao desvalido e aumenta o vigor do fraco.
Perguntemos: a quem Isaías estava dizendo isto?
por qual motivo dizia isto, ou seja, que Deus é eterno, criou os confins da terra, não falha e não se cansa, e sua Sabedoria é insondável?
E ainda: por qual motivo Isaías devia dizer ao Povo Eleito que Deus dá coragem ao desvalido e aumenta o vigor do fraco?
Para entender isto devemos voltar ao tempo em que o Povo Eleito estava no cativeiro da Babilônia. Isaías já tinha-lhe profetizado que Deus o livraria do cativeiro.
Mas alguns ainda não se sentiam com forças para começar a longa viagem de volta, e imaginavam que iam cair sob o peso da escravidão e morreriam na Babilônia.
É, portanto, para encorajar os mais fracos e desanimados que Deus manda Isaías transmitir esta sua mensagem.
E, para isto, o profeta Isaías explica que Deus tem poder para encorajar os desanimados e sobrecarregados para que voltem a Judeia com segurança e alegria.
Deus ia fazer aquele Povo começar um período completamente novo de sua história.
Ora, isto nem custa tanto a Deus, pois Ele pode fazer muito mais, como de fato fez, por meio de Jesus.
Deus é de tal modo poderoso que qualquer coisa de que seu Povo precisar Ele pode realizar.
O Deus de Israel domina até as estrelas (Is 40,26c).
O Deus de Israel foi quem criou o mundo todo, tanto a Judeia como os confins da terra (Is 40,28b).
O Deus de Israel não é fraco como os homens; Ele nunca se cansa (Is 40,28c)
O Deus de Israel tem uma sabedoria que os homens não podem imaginar nem mesmo calcular, tal é sua profundidade.
Por qual motivo, então, os judeus na escravidão duvidariam que este Deus poderia aliviar o peso que tinham que suportar, e tirar deles o desânimo que os oprimia?
Como vemos, toda esta mensagem da Primeira Leitura é de grande encorajamento.
Quando Jesus disse: “Vinde a mim, vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso”, qual lembrança Ele provocaria em seus ouvintes? Provocaria a lembrança daquele momento totalmente novo na história de Israel, iniciado com o retorno da escravidão da Babilônia.
Jesus, como o Deus de Israel, estava iniciando um momento totalmente novo na história do Povo Eleito.
As multidões desanimadas e cansadas de uma liderança religiosa pesada, imposta pelos saduceus e fariseus, se sentiriam aliviadas com a mensagem e o ensino de Jesus.Ele veio libertar o Povo Eleito do peso das prescrições, dos acréscimos em preceitos que os saduceus e fariseus tinham inventado. Eram tão pesados que nem eles mesmos conseguir suportar. Então Jesus tinha que pôr fim a esta situação. E, por isso, convidou ao Povo Eleito: “Vinde a mim, vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso”.
Não imaginemos que Jesus fosse pretencioso fazendo estas promessas ao Povo Eleito. Ele tinha poder para isto. Não nos esqueçamos: seu poder vinha do Deus de Israel, que, como vimos na Primeira Leitura, dava ordens até às estrelas, criou os confins da terra, tem uma sabedoria incalculável, e pode fazer tudo o que quiser pelo bem de Seu Povo Escolhido.
Jesus estava ao lado de Seu Pai.
Jesus convidou o Povo Eleito a segui-Lo, livrando-o do desânimo espiritual em que vivia naquele tempo. E Jesus conseguiu, porque depois de ressuscitado criou Sua Igreja em que o peso do antigo judaísmo desapareceu.
Nós somos a Igreja de Jesus Cristo. Somos o novo Povo Eleito.
Nós estamos livres de prescrições antiquadas do judaísmo.
Nós vivemos na novidade do Espírito Santo dado a cada um no Batismo.
Jesus é nossa força.
Jesus nos dá suas mãos para nos reerguer de qualquer desânimo.
Jesus inaugurou a Igreja de Deus e nela nos incorporou.
Jesus é nossa garantia de segurança nesta e na Vida Eterna.
Por tudo isto é que entendemos Jesus, quando disse:“Vinde a mim, vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso” (Mt 11,28).
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma

Nenhum comentário:

Postar um comentário