sábado, 30 de dezembro de 2017

Liturgia do dia 16/12/2017



Leituras
Eclo 48,1-4.9-11
Sl 79 (80), 2ac.3b. 15-16. 18-19 (R.4)
Mt 17,10-13

2ª Semana do Advento

Sábado

Primeira Leitura: Eclo 48,1-4.9-11

Naqueles dias: 1 Surgiu então Elias, profeta semelhante ao fogo, cuja palavra ardia como um facho. 2 Fez sobre Israel vir a fome e, por seu zelo, os reduziu a pequeno número. 3 Pela palavra do Senhor fechou o céu e fez por três vezes descer fogo. Ó Elias, como te tornaste glorioso por teus prodígios! Quem ousaria gabar-se de ser como tu? 9 Foste arrebatado em turbilhão de fogo, por um carro com cavalos de fogo; 10 foste designado nas ameaças futuras para apaziguar a Cólera antes que explodisse, para reconciliar, com os filhos, o coração dos pais, e restabelecer as tribos de Jacó. 11 Felizes os que te virem e adormecerem no amor. Também nós possuiremos a vida!
Salmo: Sl 79 (80), 2ac.3b. 15-16. 18-19 (R.4)
R. Restaura-nos, Senhor, Deus dos exércitos; brilhe o teu rosto, e então seremos salvos!
2 Ó pastor de Israel, dá-nos ouvido, tu que levas José como um rebanho!

3 Tu, que te sentas sobre os Querubins, mostra o teu esplendor a Benjamim, e aos olhos de Efraim e Manassés; desperta o teu poder e vem salvar-nos!
15 Volta-te para nós, Deus dos exércitos; olha do céu, visita esta videira, 16 tua mão a plantou, vem protegê-la!
18 Sustente tua mão teu protegido, o nascido de Adão, que confirmaste!19 Para longe de ti jamais iremos: dá-nos viver para invocar teu nome!
Evangelho: Mt 17,10-13

Ao descerem do monte,10 os discípulos lhe perguntaram: “Por que dizem os escribas que Elias deve vir antes?”. 11Respondeu-lhes: “Elias há de vir para restabelecer todas as coisas. 12 Mas eu vos digo que Elias já veio e não o reconheceram, mas fizeram com ele o que quiseram. Do mesmo modo, também o Filho do homem está para sofrer da parte deles”. 13 Então, os discípulos compreenderam que Jesus lhes tinha falado a respeito de João Batista.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2017 - Ano A - São Mateus, Brasília, Edições CNBB, 2016.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“Elias vem, e colocará tudo em ordem” (Mt 17,11b).
“Elias já veio ... e fizeram com ele tudo o que quiseram” (Mt 17,12bcd).
O Tempo do Advento é o da preparação para a vinda ao mundo do Filho de Deus, na Sua Encarnado em Jesus Cristo. Sob esta orientação lemos Mt 17,10-13.
Como este Evangelho deve ser entendido como preparação para o Natal de Jesus?
É precisamente vendo o que diz. E este Evangelho fala de três vindas:
a)      A vinda de Elias ao Povo Eleito, num momento em que a maioria dos judeus vivia na idolatria, porque seu rei, Acab, fora seduzido pela sua mulher fenícia e caiu no culto do falso deus Baal. Para nos lembrar disto, a Liturgia de hoje nos apresentou Elias na Primeira Leitura, onde lemos Eclo 48,1-4.9-11, de onde separamos:
1. O profeta Elias surgiu como um fogo, e sua palavra queimava como uma tocha.
2. Fez vir a fome sobre eles e, no seu zelo, reduziu-os a pouca gente.
3. Pela palavra do Senhor fechou o céu e de lá fez cair o fogo por três vezes.
4. Ó Elias ... ! 10. ... foste designado para a calmar a ira do Senhor ... para reconduzir o coração do pai ao filho, e restabelecer as tribos de Jacó.
Sobre a vocação profética de Elias devemos ter presenteseu chamado por Deus num tempo de crise de fé e de reforma religiosa em Israel. Devemos ter também presente como Elias foi perseguido e ameaçado de morte somente porque fazia o que Deus lhe mandava.Seus inimigos eram reis e poderosos que afastavam o Povo Eleito de sua vocação à santidade que a Lei lhe dava por vontade de Deus.
O mesmo acontecerá com João Batista e Jesus. Portanto Elias é, em sua pessoa, em sua vocação e sofrimentos, imagem do Filho de Deus que vem ao mundo na pessoa de Jesus.
b)  A vinda de João Batista ao Povo Eleito, num momento em que Israel precisava de profunda reforma religiosa. Sobre ele nos fala Mc 1,1-8. Leiamos:
2. ... envio meu mensageiro à tua frente, para preparar o teu caminho ... .
4. Foi assim que João Batista apareceu ... pregando um batismo para a conversão dos pecados.
7. E pregava, dizendo: “Depois de mim virá alguém que é mais forte do que eu...”.
A vocação profética de João Batista aconteceutambém, como a de Elias, num momento de decaimento espiritual e religioso de Israel. Para combater este decaimento, Deus mandara que João Batista primeiro anunciasse o Messias, que ia ter mais poder do que ele, para realizar o plano de Deus para a salvação do Povo Eleito e de toda a humanidade.
Mas além disso, a preparação do Povo Eleito que João Batista devia fazer consistia em convidar os judeus que amavam a Deus a reconhecerem seus pecados, confessá-los no Batismo de água, purificando-se para a vinda da Justiça Divina no advento iminente do Reino de Deus. E João Batista cumpriu esta missão.
Não esqueçamos que como Elias, João Batista teve como inimigos o rei e sua rainha, mais os dirigentes religiosos de Israel. Se Elias foi levado para o céu num carro de fogo, João Batista não foi poupado da decapitação.
Qual a importância de lembrarmos estas duas figuras proféticas, antes da vinda do Profeta Jesusprometido a Israel por Moisés em Dt 18,18?
A importância destas lembranças consiste precisamente na comparação entre a vinda dos profetas enviados por Deus a Seu Povo e o envio do Filho de Deus a Israel e a toda a humanidade.
É desta maneira que entendemos, agora, o envio do Filho de Deus ao mundo no Natal, com toda a sua verdade realista de alegria sem esquecer o sofrimento que esta vinda inclui.
c)   A vinda do Filho de Deus, Jesus Cristo, ao Povo Eleito e a toda a humanidade.
Quando Jesus nasceu o Povo Eleito precisava de profunda reforma religiosa. Uma parte era confiada a João Batista antes Dele. Mas a de Jesus era confiada a reforma jamais vista na História de Israel.
Como Elias e João Batista Jesus terá como inimigos reis e as lideranças religiosas decadentes de Judá.
Como Elias e João Batista Jesus foi ameaçado de morte, e de fato, como João Batista, padeceu a morte provocada por seus inimigos.
Mas há uma grande diferença entre a morte de João Batista e a de Jesus: a de Jesus foi a salvação de Israel e de toda a humanidade.
Vendo, portanto, Jesus em seu destino salvador, constatamos o que Ele tem de especial comparado a Elias e a João Batista. Jesus Cristo é o Salvador. Por meio Dele a humanidade obtém o perdão dos pecados e se torna Templo do Espírito Santo.
Assim, considerando o sentido da vinda do Filho de Deus no Tempo do Natal, temos sua compreensão iluminada pela comparação com as vindas de Elias e de João Batista. Foi assim que o Povo Eleito pôde entender o nascimento do Messias.
O Messias, vindo ao mundo, enfrentou a oposição dos poderosos de seu tempo.
No entanto desde seu nascimento Deus estava com Ele.
Ele não era um profeta como os anteriores. Era ‘o profeta’ definitivo que Deus prometera a Moisés. Assim como Moisés fez dos israelitas um Povo com a Lei de Deus, Jesus fez dos judeus e da humanidade inteira um único Povo Eleito salvo pelo amor de Deus na Sua Morte de Cruz.
Temos, assim, muito que meditar, portanto, quando vemos o Menino Jesus recém-nascido em sua manjedoura. Recordemos tudo o que Sua Vinda significou para Deus e para o Seu Povo santo, do qual agora somos parte. E adoremos Jesus com uma oração de gratidão e afeto.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

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