sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Liturgia do dia 29/11/2017

A imagem pode conter: texto


Leituras
Dn 5,1-6.13-14.16-17.23-28
Dn 3,62. 63. 64. 65. 66. 67 (R. 59b)
Lc 21,12-19

34ª Semana do Tempo Comum - Ano A

Quarta-Feira

Primeira Leitura: Dn 5,1-6.13-14.16-17.23-28

Naqueles dias: 1 O rei Baltasar deu um grandioso banquete em honra de seus magnatas, em número de mil, e diante deles bebeu vinho. Sob o efeito do vinho, mandou que lhe trouxessem os vasos de ouro e de prata que Nabucodonosor, seu pai, tinha retirado do Templo de Jerusalém, para que ele, seus grandes, suas mulheres e concubinas neles bebes-sem. 3 Foram trazidos os preciosos vasos que tinham sido tirados do Templo de Jerusalém, e neles beberam o rei, os seus grandes, as suas mulheres e concubinas. 4 Beberam vinho, e glorificaram seus deuses de ouro, bronze, prata, ferro, madeira e pedra. 5 Na mesma hora, apareceram uns dedos de mão humana, que escreviam, defronte ao candelabro, no reboco da parede do palácio real. E o rei via os dedos da mão que escrevia. 6 As feições do rei mudaram e seus pensamentos perturbaram-no; as articulações de seus quadris se relaxaram e os seus joelhos batiam um no outro.  13 Daniel, pois, foi apresentado diante do rei, que tomou a palavra e disse a Daniel: “És tu, Daniel, um dos deportados de Judá que o rei, meu pai, trouxe de Judá? 14 Ouvi dizer que o espírito dos deuses está em ti e que tens, em grau superior, ciência, inteligência e sabedoria.16 Ouvi dizer que podes interpretar coisas obscuras e solucionar dificuldades. Se podes ler esta escritura e dar-me sua interpretação, serás vestido de púrpura, trarás um colar de ouro sobre o pescoço e ocuparás o posto de terceiro no meu reino”. 17Daniel tomou a palavra e disse ante o rei: “Fica com os teus presentes e tuas regalias. Dá-os a outrem. Eu, todavia, te lerei, ó rei, esta escrita, e te darei a sua significação. 23 Antes, foste contra o Senhor do Céu: fizeste vir à tua presença os vasos de seu Templo, bebeste vinho neles com os teus grandes, tuas mulheres e tuas concubinas, em honra dos teus deuses de prata, de ouro, bronze, ferro e pedra que não veem nem ouvem e nada entendem. Não deste glória ao Deus que tem na mão o teu espírito e os teus caminhos. 24 Por isso, ele mandou a palma daquela mão que traçou o que está escrito. 25 Esta é a escrita que está traçada: Mené, Mené, Tequel e Parsin. 26 Eis a interpretação destas palavras: Mené: Deus contou os dias de teu reinado e pôs-lhe termo; 27 Tequel: foste pesado na balança e achado falto de peso; 28 Parsin: teu reino foi dividido e entregue aos medos e persas”
Salmo: Dn 3,62. 63. 64. 65. 66. 67 (R. 59b)
R. Louvai-o e exaltai-o pelos séculos!
62 Sol e lua, bendizei ao Senhor.
63 Estrelas do céu, bendizei ao Senhor.
64 Chuva e orvalho, bendizei ao Senhor.
65 Ventos, bendizei ao Senhor.
66 Fogo e brasa, bendizei ao Senhor.
67 Frio e calor, bendizei ao Senhor.
Evangelho: Lc 21,12-19

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12 Mas, antes de tudo isto, vos perseguirão, vos prenderão, vos entregarão às sinagogas e às prisões, vos arrastarão à presença dos reis e governadores por causa do meu nome, 13 e isto vos servirá de ocasião para dardes testemunho. 14 Gravai bem no espírito que não deveis preparar antes a vossa defesa; 15 porque eu mesmo vos darei uma linguagem e uma sabedoria, a que nenhum dos vossos adversários poderá resistir ou contradizer. 16Sereis entregues até por vossos pais, por vossos irmãos, vossos parentes e amigos; e eles matarão muitos dentre vós; 17 sereis odiados por todos por causa de meu nome.18 Mas nem um só cabelo de vossa cabeça se perderá.19 Com a vossa perseverança é que salvareis vossas vidas.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2017 - Ano A - São Mateus, Brasília, Edições CNBB, 2016.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“Antes que estas coisas aconteçam, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e postos na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa de meu nome.” (Lc 21,12).
Hoje Jesus continua dando sinais que antecederão o fim do mundo e o Juízo Final.
Desta vez são sinais para os discípulos mais próximos de Jesus. Devemos, hoje, entendê-los como dados a nós mesmos, em Igreja.
Mas estes sinais acontecem desde o tempo em que Jesus vivia nesta terra.
Então, quando sinais como estes serão os verdadeiros sinais dos fins dos tempos?
Também neste caso, somente podemos supor que quando os verdadeiros sinais acontecerem, saberemos, por instrução de Deus, que serão os últimos sinais. Também aqui vale dizer: “Quem viver verá”.
Também como em nossa reflexão sobre o Evangelho de ontem, é preciso lembrar que a todas as gerações de cristãos tais sinais devem acontecer.
Ora, isto não é um artifício enganador de Jesus. Trata-se de advertências que todas as gerações cristãs devem receber, para que todas permaneçam firmes na fé diante das perseguições, dos desastres, das fomes e pestes.Que ninguém abandone a fé por causa destes sinais desastrosos, nem por temor das perseguições promovidas contra a Igreja por seus inimigos.
De fato, quando tais coisas acontecerem, muitos terão tentados a abandonar ou renegar a fé por medo das consequências. É também sobre isto que Jesus nos adverte.
E, neste caso, continua nossa segurança o dito de Jesus: “Quem perseverar até o fim será salvo” (Mt 24,13).
O que devemos fazer? Vigiar e orar, porque poderemos cair na tentação do desespero, medo e renegação da fé. Até nossos parentes e amigos próximos nos tentarão a perder a fé (Lc 21,16)
Aceitemos, portanto, em nossos dias, tais sinais respeitando a intenção de Jesus: Ele os disse para nos prevenir, a nós, em nossa geração, como os deu a gerações que viveram antes de nós e as dá às gerações que viverem até o dia em que o Juízo Final chegar.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário