sexta-feira, 19 de outubro de 2018

SANTO DO DIA 20 DE OUTUBRO DE 2018.


SANTO DO DIA 20 DE OUTUBRO DE 2018.

São Pedro de Alcântara, um dos grandes místicos espanhóis.

São Pedro de Alcântara, era sempre de oração e jejum, grande pregador.

“Aqueles que são de Cristo crucificaram a própria carne com os seus vícios e concupiscências” (Gal 5,24)

Esta Palavra do Senhor se aplica muito bem a São Pedro de Alcântara, o qual lembramos hoje, pois soube vencer o corpo do pecado através de muita oração e mortificações. Pedro nasceu em Alcântara, na Espanha, em 1499.

Menino simples, orante e de bom comportamento, estudou na universidade ainda novo, mas soube, igualmente, destacar-se no cultivo das virtudes cristãs, até que, obediente ao Mestre, o casto e caridoso jovem entrou para a Ordem de São Francisco, embora seu pai quisesse para ele o Direito. Pedro foi ordenado sacerdote e tornou-se modelo de perfeição monástica e ocupante de altos cargos, o qual administrou até chegar, com vinte anos, a superior do convento e, mais tarde, eleito provincial da Ordem.

Franciscano de espírito e convicção, era sempre de oração e jejum, poucas horas de sono, hábito surrado, grande pregador e companheiro das viagens. Como provincial, visitou todos os conventos da sua jurisdição, promovendo uma reforma de acordo com a regra primeira de São Francisco, da qual era testemunho vivo. Conhecido, sem desejar, em toda a Europa, foi conselheiro do imperador Carlos V e do rei João III, além de amigo dos santos e diretor espiritual de Santa Teresa de Ávila; esta, sobre ele, atestou depois da morte do santo: “Pedro viveu e morreu como um santo e, por sua intercessão, conseguiu muitas graças de Deus”.

Considerado um dos grandes místicos espanhóis do séc. XVI e dos que levaram a austeridade até um grau sobre-humano, entrou no Céu com 63 anos, em 1562, após sofrer muito e receber os últimos Sinais do Amor (Sacramentos), que o preparou para um lindo encontro com Cristo.

São Pedro de Alcântara, rogai por nós !

XXVIII Semana – Sábado – Tempo Comum – Anos Pares 20 Outubro 2018 Tempo Comum – Anos Pares


XXVIII Semana – Sábado – Tempo Comum – Anos Pares


Liturgia do dia 20/10/2018


Liturgia do dia 20/10/2018


Leituras
Ef 1,15-23
Sl 8,2-3a.4-5.6-7 (R/. 7)
Lc 12,8-12

28ª Semana do Tempo Comum

Sábado

Primeira Leitura: Ef 1,15-23

Irmãos: 15 É por isso que, ao conhecer a fé que tendes no Senhor Jesus e a vossa caridade para com todos os santos, 16 não deixo de dar graças e de me lembrar de vós nas minhas orações. 17 Que o Deus de nosso Senhor, Jesus Cristo, Pai da glória, vos conceda um espírito de sabedoria e revelação, para que o conheçais mais profundamente! 18 Que ele ilumine os olhos do vosso coração, para que compreendais qual a esperança que nos veio pelo seu chamado, e quais as riquezas da gloriosa herança reservada aos santos, 19 e qual a extraordinária grandeza do seu poder em relação a nós que temos fé. É a força do seu poder soberano, 20 que ele manifestou em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo com que sentasse à sua direita, nos céus, 21 acima de todo Principado, Poder, Virtude, Dominação e acima de toda e qualquer outra dignidade que possa existir neste mundo ou no mundo que há de vir. 22 Ele pôs todas as coisas debaixo de seus pés e o fez, acima de tudo, Cabeça da Igreja, 23 que é o seu corpo, a plenitude daquele que preenche todos os seus membros com todos os seus dons.
Salmo: Sl 8,2-3a.4-5.6-7 (R/. 7)
R.Vós destes o domínio ao vosso Filho sobre tudo o que criastes.
2 Grande por toda a terra é o teu nome, ó Senhor nosso Deus! 3 Desdobraste no céu a tua glória, despertando o louvor dos pequeninos; é a força que opões aos teus rivais, calando os inimigos e os rebeldes.

4 Ao ver o céu, que é obra dos teus dedos, e a lua e as estrelas que plasmaste, 5 que somos nós? E do homem tu te lembras e com o filho do homem te preocupas…

6 Pouco menor que os anjos o fizeste, de glória e de esplendor o coroaste, das tuas obras deste-lhe o governo. 7 Tu puseste a seus pés todas as coisas:
Evangelho: Lc 12,8-12

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 8 Eu vos digo: todo aquele que me tiver reconhecido diante dos homens, o Filho do homem também o reconhecerá diante dos anjos de Deus; 9 mas o que me renegar diante dos homens será renegado diante dos anjos de Deus. 10 Quem falar contra o Filho do homem alcançará perdão; mas não haverá perdão para aquele que blasfemar contra o Espírito Santo. 11 Quando vos levarem às sinagogas, perante os magistrados e as autoridades, não vos preocupeis com a maneira de vos defender, nem com o que deveis dizer; 12 porque o Espírito Santo vos ensinará, naquela hora, o que deveis dizer”.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“ ... aquele que me renegar diante dos homens, será renegado diante dos anjos de Deus”(Lc 12,9).
Começamos a meditação sobre o Evangelho de hoje a partir da grave advertência de Jesus aos que Nele creem. Somos todos nós, pessoas às quais Jesus previne sobre o risco de O negar diante das pessoas.
Isto Jesus disse, primeiro, aos seus discípulos, porque num futuro bem próximo eles seriam levados aos tribunais dos judeus. Ali seriam forçados a negar Jesus, o Filho de Deus, o Messias, o Rei espiritual de Israel.
Porém Jesus não quer que seus discípulos desanimem. Não acontecerá, no momento em que forem levados aos tribunais, apenas o risco de negá-Lo. Acontecerá, no mesmo instante uma maravilhosa intervenção de Deus, descrita assim por Jesus:
“ ... não fiqueis preocupados como ou com o que vos defendereis,
ou com o que direis,
pois nessa hora o Espírito Santo vos ensinará
o que deveis dizer” (Lc 12,11-12).
Ouvindo estas palavras, os discípulos perderam o medo do risco de negarem Jesus um dia. E, mais tarde, quando receberem o Espírito Santo em Pentecostes, terão não só a fortaleza diante dos tribunais judeus, ou dos tribunais romanos, mas terão as exatas palavras dadas pelo Espírito Santo para sua defesa. Serão grandiosos os momentos destes julgamentos, porque com os discípulos o próprio Espírito Santo estará. Será uma experiência do poder de Deus que ultrapassa todos os poderes humanos.
E foi isto que aconteceu com os apóstolos e com os mártires cristãos.
Ainda não era tudo.
Jesus prometeu-lhes:
“Todo aquele que der testemunho de mim diante dos homens,
o Filho do Homem dará testemunho dele
diante dos anjos de Deus” (Lc 12,8).
Isto é, o testemunho que os discípulos dariam de Jesus seria garantido e sem temores na terra, e, mais ainda, premiado no céu.
Se alguma vez os inimigos de Jesus nos exigirem nosso testemunho de fé Nele, não precisamos ter medo de nada: não estaremos abandonados a nossas forças ou a nossas defesas apenas humanas: a ajuda divina virá em nosso socorro com as palavras inspiradas pelo Espírito Santo. É deste modo que tudo, no testemunho de Jesus, se transforma em motivo de alegria, fortalecimento na fé e esperança de prêmio na Vida Eterna.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

SANTO DO DIA 19 DE OUTUBRO DE 2018.


SANTO DO DIA 19 DE OUTUBRO DE 2018.

São Paulo da Cruz, profundo devoto da Sagrada Paixão.

São Paulo da Cruz, não abandonou o hábito preto, a cruz branca e as duras penitências.

Nasceu em Ovada (Itália) em 1694, de piedosos pais, que muito educaram o filho no Cristianismo. Foi o segundo de 16 filhos. Quando jovem de oração e contemplativo, fez uma aliança com colegas, a fim de meditarem a Paixão e morte de Jesus.

De início, trabalhou com o pai e não sentia o chamado ao sacerdócio, mas, ao apostolado. Aos 19 anos, ouvido uma exortação do pároco, sentiu-se profundamente comovido e resolveu entregar-se inteiramente ao serviço de Deus. Assim, partilhou com um Bispo, o impulso de propagar a devoção à Paixão e morte daquele que morreu por amor à humanidade e salvação de cada um.

Enviado pelo Bispo, tornou-se instrumento de conversão para milhares, até que o Bispo ordenou-o sacerdote e, mais tarde, o Papa deu a licença para aceitar candidatos em seu Noviciado.

Nasceu desta maneira a Congregação dos Padres Passionistas, com a finalidade de firmar nos corações dos fiéis um grande amor à Paixão e morte de Nosso Senhor, através das missões populares. Além da Congregação dos Passionistas, fundou também um instituto feminino de estrita clausura: as Irmãs Passionistas.

Profundo devoto da Sagrada Paixão, o fundador São Paulo da Cruz desde que começou o apostolado sozinho não abandonou o hábito preto, a cruz branca e as duras penitências, como se alimentar de pão e água e dormir no chão. Depois de muito evangelizar (também através de seus muitos escritos) e alcançar milagres para o povo, associou-se à Cruz e à Nossa Senhora das Dores, para entrar como vitorioso no Céu em 1775, somando 81 anos de idade. O Papa Pio IX canonizou-o em 1867. O seu corpo venera-se na basílica dos santos João e Paulo.

São Paulo da Cruz, rogai por nós !

Meditando o Evangelho de hoje Dia Litúrgico: Sexta-Feira, 19 de Outubro Evangelho de hoje: Lc 12,1-7


Meditando o Evangelho de hoje
Dia Litúrgico: Sexta-Feira, 19 de Outubro

Evangelho de hoje: Lc 12,1-7

TEMPO COMUM

Enquanto isso, os homens se tinham reunido aos milhares em torno de Jesus, de modo que se atropelavam uns aos outros. Jesus começou a dizer a seus discípulos: "Guardai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Porque não há nada oculto que não venha a descobrir-se, e nada há escondido que não venha a ser conhecido. Pois o que dissestes às escuras será dito à luz; e o que falastes ao ouvido, nos quartos, será publicado de cima dos telhados. Digo-vos a vós, meus amigos: não tenhais medo daqueles que matam o corpo e depois disso nada mais podem fazer. Eu vos mostrarei a quem deveis temer: temei aquele que, depois de matar, tem poder de lançar no inferno; sim, eu vo-lo digo: temei a esse. Não se vendem cinco pardais por dois asses? E, entretanto, nem um só deles passa despercebido diante de Deus. Até os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois. Mais valor tendes vós do que numerosos pardais”.

Comentário

No Evangelho, temos uma advertência de Jesus, uma chamada de atenção para que tenhamos cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Essa observação dele ainda continua muito atual, pois muitas vezes o cristão, iludido com as falsas seguranças e alegrias do mundo, deixa-se levar pela correnteza da sociedade, abandonando a vivência da verdadeira segurança e alegria, que são frutos da vivência do Reino de Deus. Viver os ensinamentos de Cristo é ser fermento de seu Reino em meio a uma sociedade tão necessitada.

FONTE:http://www.avemaria.com.br/evangelho

XXVIII Semana – Sexta-feira – Tempo Comum – Anos Pares 19 Outubro 2018 Tempo Comum – Anos Pares XXVIII Semana – Sexta-feira


XXVIII Semana – Sexta-feira – Tempo Comum – Anos Pares


Liturgia do dia 19/10/2018


Liturgia do dia 19/10/2018


Leituras
Ef 1,11-14
Sl 32(33),1-2.4-5.12-13 (R/. 12b)
Lc 12,1-7

28ª Semana do Tempo Comum

Sexta-Feira

Primeira Leitura: Ef 1,11-14

Irmãos: 11 É nele que fomos feitos herdeiros, predestinados conforme o plano daquele que dispõe todas as coisas segundo a determinação da sua vontade, 12 para sermos, em louvor de sua glória, os que de antemão pusemos em Cristo a nossa esperança. 13 É nele que também vós, depois de ouvirdes a palavra da verdade, a Boa-Nova da vossa salvação, tendo acreditado, fostes marcados com o sinal do Espírito Santo prometido, 14 garantia de nossa herança divina e da completa redenção do povo conquistado por Deus, para o louvor de sua glória.
Salmo: Sl 32(33),1-2.4-5.12-13 (R/. 12b)
R. Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!
1 Aclamai o Senhor, vós que sois justos: devem louvar a Deus os homens retos! 2 Dai graças ao Senhor ao som da harpa, na lira de dez cordas celebrai-o.
4 Pois é reta a palavra do Senhor, e tudo o que ele fez é verdadeiro. 5 Ele ama a justiça e a retidão, da graça do Senhor enche-se a terra.

12 Feliz é a nação que o tem por Deus, o povo que escolheu por sua herança! 13 Pois do alto do céu o Senhor olha e eis que filhos de Adão ele contempla.
Evangelho: Lc 12,1-7

Naquele tempo: 1 milhares de pessoas se ajuntavam à multidão, de modo que se esmagavam uns aos outros. E Jesus começou a dizer: “Tomai cuidado com o fermento dos fariseus: a hipocrisia. 2 Não há nada encoberto, que não se venha a descobrir; nem escondido, que não se venha a saber. 3 Por isso, tudo o que tiverdes dito nas trevas será ouvido em plena luz; e o que tiverdes dito ao ouvido, num quarto retirado da casa, será proclamado por cima dos terraços.4 Eu vos digo, meus amigos: não temais os que matam o corpo e depois disso nada mais podem fazer. 5 Eu vos mostrarei de quem deveis ter medo: temei aquele que, depois de matar, tem o poder de lançar na geena! Deste, sim, eu vos digo, deveis ter medo. 6 Não se vendem cinco pardais por duas pequenas moedas? E, no entanto, nem um só deles está esquecido diante de Deus! Mais que isso, até os cabelos de vossas cabeças estão contados. 7 Então não tenhais medo: valeis mais do que muitos pardais.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“Nada há de escondido que não venha a ser revelado, e não há nada de oculto que não venha a ser conhecido”. (Lc 12,2).
Começamos hoje a leitura do capítulo 12 de São Lucas; nos próximos dias ainda voltaremos a ele.
Lucas 12,1-7 reúne vários ensinos de Jesus aos seus discípulos.
Jesus aparece aqui rodeado de uma imensa multidão, tão numerosa que as pessoas até se pisoteiam. Mas São Lucas não nos diz aqui o que Jesus ensinou a tal multidão, porque logo passa a mostrar o que Ele fala em particular a seu círculo reservado de discípulos. Se menciona a multidão, quer insistir que Jesus diferencia claramente um grupo reservado de discípulos de todas as outras pessoas.
A seus discípulos, e só a eles, Jesus precisa dizer algumas coisas muito importantes:
Devem evitar o ‘fermento’ dos fariseus (Lc 12,1e), que é a hipocrisia. Os discípulos já sabiam disto porque Jesus, em ocasiões anteriores, já havia enfrentado fariseus e doutores da Lei, acusando-os de hipócritas. Chamando à atenção seus discípulos, afirma que nenhum deles poderia admitir o mínimo de hipocrisia. Para ser discípulo de Jesus é preciso ser autêntico.
Chegaria um dia em que os discípulos revelariam aos homens os segredos de Deus e de Seu Reino. Estes segredos Jesus revelara somente a eles, não à multidão e muito menos a seus inimigos, os sumos sacerdotes, os anciãos do Povo, os fariseus, os escribas e os doutores da Lei. Por enquanto, naquele momento em que Jesus está falando com os discípulos, não convinha revelar estes segredos. Um dia o farão, sem medo das consequências, que poderiam incluir a morte deles.
Jesus previne os discípulos sobre o futuro em que seus inimigos, e inimigos de seus discípulos, os procurarão para matá-los. Estes inimigos nada mais poderão fazer do que matar o corpo, enquanto que a alma imortal será levada para Deus. O corpo volta ao pó de onde veio, mas a alma volta para Deus: Eclesiastes 12,7. Ora, Jesus e seus discípulos serão mortos por seus inimigos, sem que estes se deem conta de que Deus tem o poder de mandar os inimigos para o inferno (Lc 12,5bc).
Os discípulos de Jesus serão protegidos por Deus que os ama e deles não se esquece. Se Deus cuida até dos pardais muito mais defenderá dos inimigos os discípulos de Jesus, que valem muito mais que muitos pardais. Deus preza tanto os discípulos de Jesus que, para o bem deles, sabe até quantos fios de cabelo cada um tem em suas cabeças (Lc 12,6-7).
O Evangelho de hoje termina aqui, com Jesus mostrando aos discípulos que eles serão protegidos por Deus no dia em que pregarem os mistérios do Reino e forem perseguidos e mortos por seus inimigos, a liderança de Israel.
Para confirmar esta compreensão do Evangelho de hoje, o leitor é convidado a continuar a leitura de Lc 12, dos versículos 8 a 12. Isto porque aí Jesus porá condições para que os discípulos o sigam, ou seja:
Jesus vai se declarar a favor de cada discípulo que o testemunhar diante dos homens. E isto acontecerá no Juízo Final, quando Jesus vier sobre as nuvens com seus anjos (Lc 12,9).
No momento em que os discípulos forem perseguidos e expulsos das sinagogas, não deverão temer sequer como se defenderão nos tribunais dos judeus: o Espírito Santo lhes dará palavras que inimigo algum poderá contradizer (Lc 12,11-12).
Assim terminam nossas considerações sobre o Evangelho de hoje, sabendo bem por qual motivo Jesus interrompeu seus discursos à multidão (Lc 12,1) para se dirigir em particular a seus discípulos. Ele precisou fazer isto, certamente porque não podia deixar para depois estas instruções aos que mais tarde dariam a vida por Ele.
Tudo isto nos é dado para nossa contemplação e meditação.
Pensemos no modo como Jesus tratou a multidão e como em particular deu lições importantíssimas a seus discípulos.
Vejamo-nos na figura daqueles discípulos, nós hoje como privilegiados de Jesus, porque cada dia e cada domingo somos alimentados pelo Pão da Palavra. Ele nos fala continuamente, dando-nos lições que nos alimentam espiritualmente. Ele nos lembra que para Deus valemos mais que muitos pardais, e que no Juízo Final estará à nossa espera para nos defender e nos garantir a Vida Eterna com Deus Pai.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

S. Teresa de Jesus, Virgem e Doutora da Igreja 15 Outubro 2018


S. Teresa de Jesus, Virgem e Doutora da Igreja


Liturgia do dia 15/10/2018


Liturgia do dia 15/10/2018


Leituras
Gl 4,22-24.26-27.31-5,1
Sl 112(113),1-2.3-4.5a e 6-7 (R/. cf. 2)
Lc 11,29-32

28ª Semana do Tempo Comum

Segunda-Feira

Primeira Leitura: Gl 4,22-24.26-27.31-5,1

Irmãos: 22 Na verdade, está escrito: “Abraão teve dois filhos, um da mulher escrava, outro da mulher livre. 23 Mas o filho da escrava nasceu conforme as leis da natureza, enquanto o filho da mulher livre, em virtude da promessa. 24 Temos aí um outro sentido ainda mais profundo: pois as mulheres são as duas Alianças. Uma, a do monte Sinai, dá à luz para a escravidão: ela é Agar.26 Mas a Jerusalém do alto é livre e é a nossa mãe. 27 Porque está escrito: alegra-te, estéril que não dás à luz! Grita de alegria tu que não experimentas as dores do parto: pois os filhos da mulher abandonada são mais numerosos do que os filhos da mulher que tem marido. 31 Portanto, irmãos, desse modo e que não somos filhos de uma escrava, mas filhos da mulher livre.5,1 Cristo nos libertou para que fôssemos realmente livres. Portanto, continuai firmes, sem vos sujeitar novamente ao jugo da escravidão.
Salmo: Sl 112(113),1-2.3-4.5a e 6-7 (R/. cf. 2)R. Bendito seja o nome do Senhor, agora e para sempre!1 Louvai, ó servos do Senhor, louvai o nome do Senhor! 2 Seja bendito o nome dele, bendito agora e para sempre!

3 Desde o nascer ao pôr-do-sol, louve-se o nome do Senhor! 4 Supera todas as nações, supera os céus a sua glória.

5 No céu, na terra, quem será como o Senhor, o nosso Deus?

6 Está sentado nas alturas; mas lança os olhos sobre o abismo 7 Ergue do pó os miseráveis, retira os pobres do monturo.
Evangelho: Lc 11,29-32

Naquele tempo: 29 A multidão estava aumentando e Jesus continuou: “Esta raça é uma raça perversa; pede um sinal e não lhe será dado outro a não ser o de Jonas. 30 Porque assim como Jonas serviu de sinal para os ninivitas, assim o Filho do homem servirá também de sinal para esta raça. 31 A rainha do Sul se levantará no dia do Juízo com os homens desta geração, e então os condenará; porque ela veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão, e aqui está quem é maior que Salomão! 32 Os homens de Nínive se levantarão no dia do Juízo com esta geração, e a condenarão também; porque se converteram com a pregação de Jonas, e aqui está quem é maior que Jonas!
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.Boa Nova para cada dia“Aqui está quem é maior que Salomão” (Lc 11,31g).“Aqui está quem é maior que Jonas” (Lc 11,32e).Muitas vezes temos todas as condições para nos converter, para nos arrepender, para nos confessar de nossos pecados, mas por qualquer motivo não o fazemos.Nosso comodismo e indiferença às advertências de Deus são a causa disto.Na vida espiritual corremos o risco de não dar a importância devida ao que Deus nos ensina, corrige, inspira, aconselha, tudo com amor de Pai.Isto pode ser de tal modo tão perigoso que corremos o risco de deixar passar a ocasião preparada por Deus para nossa conversão e morrermos em pecado. Podemos, finalmente, terminar na morte eterna, no inferno. Não pensemos que isto pode ser desconsiderado. Foi por motivos como este que Jesus condenou um grande número de judeus que em seu tempo não chegaram a entender que a Salvação era Ele quem trazia ao mundo. Foi por isto que a classe dirigente de Israel ignorou Jesus e o Reino de Deus, terminando por perder a Salvação que Jesus lhes trouxera.Jesus não trouxe a Salvação para que nós não lhe déssemos a menor importância.Isto somente acontece quando somos espiritualmente ignorantes.Podemos ficar fora do Reino de Deus e perder a Vida Eterna mesmo tendo vivido muitos anos dentro da Igreja.É para isto que o Evangelho de hoje nos adverte.Se a rainha de Sabá foi, de sua distante terra, procurar a sabedoria de Salomão, mais ainda deviam procurar a Sabedoria de Deus, na pessoa de Jesus Cristo, os judeus de seu tempo. Muitos dos que conviveram com Ele não O levaram a sério e foram condenados.Se os ninivitas se converteram após ouvir Jonas para lhes pregar a conversão e assim evitar a punição divina, muitos contemporâneos de Jesus não quiseram reconhecer Nele O Profeta que Moisés profetizara em Dt 18,15.18. Assim estes que desprezaram Jesus, O Profeta de Israel, terminaram condenados à morte eterna.Temos a possibilidade de encontrar Jesus todos os dias.Todos podemos comungar diariamente, estando em estado de Graça. Jesus está ao nosso alcance sempre que O procuramos.E procurá-Lo sempre é que deve ser nossa maior ocupação. Não foi isto que fez Maria, irmã de Marta, no dia em que Jesus as foi visitar? Maria escolheu a melhor parte que não lhe foi tirada: ouvir dos lábios de Jesus a verdadeira sabedoria (Lc 10,42).Sejamos fiéis a Jesus Cristo: procuremos sua companhia e intimidade sempre, mesmo em meio a nossas maiores ocupações: nosso coração esteja atento a tudo o que Ele nos ensinar, para nos conduzir à felicidade da Vida Eterna.Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.