quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Liturgia do dia 01/10/2018


Liturgia do dia 01/10/2018


Leituras
Jó 1,6-22
Sl 16(17),1.2-3.6-7 (R/. 6b)
Lc 9,46-50

26ª Semana do Tempo Comum

Segunda-Feira

Primeira Leitura: Jó 1,6-22

6 Um dia em que os filhos de Deus se apresentaram diante de Javé, o Satã veio também entre eles. 7 Perguntou então Javé ao Satã: “Donde vens tu?”. Respondeu-lhe o Satã: “De dar voltas pela terra e de percorrê-la toda”. 8 Disse Javé ao Satã: “Notaste o meu servo Jó? Não há ninguém na terra que lhe seja igual: íntegro e reto, temente a Deus, afastado do mal”! 9 Mas o Satã retrucou a Javé: “É a troco de nada que Jó teme a Deus? 10 Não tens protegido, qual uma muralha, a sua pessoa, a sua casa e todos os seus bens? Abençoas tudo quanto ele faz! E seus rebanhos cobrem toda a região! 11 Mas estende tua mão e toca no que ele possui! Tenho certeza de que ele te lançará maldições em teu próprio rosto!”. 12 Disse Javé ao Satã: “Pois bem! Tudo o que ele tem está em teu poder! Mas não estendas a tua mão contra a sua pessoa!”. E o Satã saiu da presença de Javé. 13 Ora, um dia em que seus filhos e suas filhas estavam à mesa e bebiam vinho em casa do irmão mais velho, 14 um mensageiro veio dizer a Jó: “Os bois lavravam e as jumentas pastavam perto deles. 15 De repente, irromperam os sabeus e pilharam tudo, passando a fio de espada os criados. Somente eu escapei para trazer-te a notícia”. 16 Estava este ainda a falar, quando veio outro e disse: “O fogo de Deus caiu do céu; queimou, consumiu as ovelhas e também os servos. Somente eu escapei para trazer-te a notícia”. 17 Estando ainda este a falar, veio outro e disse: “Os caldeus dividiram-se em três esquadrões, lançaram-se sobre os camelos e os levaram. Mataram os teus servos a fio de espada. Somente eu escapei para trazer-te a notícia”. 18 Falava ainda este, e eis que veio outro e disse: “Teus filhos e tuas filhas estavam comendo e bebendo vinho na casa do irmão mais velho. 19 De repente um vento impetuoso se levantou da região do deserto, bateu nos quatro cantos da casa, e esta ruiu sobre os jovens, que morreram. Somente eu escapei para trazer-te a notícia”. 20 Levantou se então Jó, rasgou o manto, raspou a cabeça, caiu prosternado por terra 21 e disse: “Nu saí do ventre da minha mãe, nu retornarei para ele. Javé deu, Javé tirou: bendito seja o nome de Javé!”. 22 Em todas essas coisas não pecou Jó, nem proferiu insolências contra Deus.
Salmo: Sl 16(17),1.2-3.6-7 (R/. 6b)
R.Inclinai o vosso ouvido e escutai-me!
1 Senhor, acolhe a minha causa: é justa; inclina o teu ouvido ao meu clamor. Presta atenção à voz da minha súplica, pois não trago a mentira nos meus lábios.

2 Venha de tua face o julgamento, sabem ver os teus olhos o que é reto! 3 Se sondares, Senhor, meu coração, se até durante a noite o examinares, e mesmo que me proves pelo fogo, não acharás em mim iniquidade.
6 Clamo por ti, ó Deus, pois me respondes; inclina o teu ouvido: ouve o que eu digo. 7 Derrama sobre mim a tua graça: salvas o pecador que em ti se abriga!
Evangelho: Lc 9,46-50

Naquele tempo: 46 surgiu à mente dos discípulos uma questão: qual dentre eles seria o maior? 47 Mas, como Jesus sabia que propunham esta questão no seu íntimo, tomou um menino e o colocou ao seu lado. 48 Então lhes disse: “Quem acolhe este menino em meu nome, é a mim que acolhe; e quem me acolhe, acolhe aquele que me enviou; porque o menor entre vós, ele é que é o maior”. 49 E João começou a falar: “Mestre, vimos alguém expulsando demônios em teu nome e quisemos proibi-lo, porque não te segue conosco”. 50 Mas Jesus respondeu: “Não proibais. Quem não está contra vós, está a vosso favor”.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“ ... aquele que entre vós for o menor, esse é o maior” (Lc 9,48).
No Evangelho de hoje vemos em detalhe um dos pontos em que os discípulos de Jesus revelaram sua confusão sobre o Reino de Deus e a imaginada hierarquia de seus ‘ministros’.
Um dia Jesus ouviu uma discussão entre seus discípulos. Eles queriam saber qual deles seria o maior no futuro Reino de Deus que Jesus estabeleceria na terra.
Jesus, então, chamou uma criança e a indicou como modelo para quem desejasse ser o maior no Reino de Deus. E disse:
“... aquele que entre vós for o menor, esse é o maior” (Lc 9,48).
Ora, de todos aqueles homens ali reunidos, quem poderia ser o maior por se considerar o menor, que veio servir e não para ser servido (Mc 10,45)? Era o próprio Jesus!
Ele, portanto, foi destinado por Deus Pai para ser o maior em Seu Reino. O Salmo 109(110),1 foi interpretado pela Igreja primitiva como afirmação sobre o Reino de Cristo ao lado de Deus Pai, que aqui diz:
“Assenta-te ao meu lado direito ...” [Sl 109(110),1]. [É assim que Jesus ocupa o primeiro lugar no Reino de Deus].
Porém esta compreensão ainda estava muito longe da mente dos discípulos de Jesus que discutiam quem seria o maior no Reino de Deus. Enquanto isto, Jesus tinha paciência, sabendo que um dia o Espírito Santo lhes ensinaria tudo.
A tentação de ser o maior ataca a todos nós, um dia ou outro, de um jeito ou de outro. Nosso orgulho nos leva a isto, e distorce o verdadeiro sentido de nosso ser cristão dentro do Reino de Deus.
Rezemos pela mudança desta mentalidade, e aprendamos de Jesus a maneira correta de nos dispormos ao serviço de todos, não para sermos servidos. Foi ele que também disse:
“Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração” Mt 11,29. Aprendendo com Ele encontraremos, então, nosso lugar no Reino de Deus.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário