sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Liturgia do dia 15/10/2018


Liturgia do dia 15/10/2018


Leituras
Gl 4,22-24.26-27.31-5,1
Sl 112(113),1-2.3-4.5a e 6-7 (R/. cf. 2)
Lc 11,29-32

28ª Semana do Tempo Comum

Segunda-Feira

Primeira Leitura: Gl 4,22-24.26-27.31-5,1

Irmãos: 22 Na verdade, está escrito: “Abraão teve dois filhos, um da mulher escrava, outro da mulher livre. 23 Mas o filho da escrava nasceu conforme as leis da natureza, enquanto o filho da mulher livre, em virtude da promessa. 24 Temos aí um outro sentido ainda mais profundo: pois as mulheres são as duas Alianças. Uma, a do monte Sinai, dá à luz para a escravidão: ela é Agar.26 Mas a Jerusalém do alto é livre e é a nossa mãe. 27 Porque está escrito: alegra-te, estéril que não dás à luz! Grita de alegria tu que não experimentas as dores do parto: pois os filhos da mulher abandonada são mais numerosos do que os filhos da mulher que tem marido. 31 Portanto, irmãos, desse modo e que não somos filhos de uma escrava, mas filhos da mulher livre.5,1 Cristo nos libertou para que fôssemos realmente livres. Portanto, continuai firmes, sem vos sujeitar novamente ao jugo da escravidão.
Salmo: Sl 112(113),1-2.3-4.5a e 6-7 (R/. cf. 2)R. Bendito seja o nome do Senhor, agora e para sempre!1 Louvai, ó servos do Senhor, louvai o nome do Senhor! 2 Seja bendito o nome dele, bendito agora e para sempre!

3 Desde o nascer ao pôr-do-sol, louve-se o nome do Senhor! 4 Supera todas as nações, supera os céus a sua glória.

5 No céu, na terra, quem será como o Senhor, o nosso Deus?

6 Está sentado nas alturas; mas lança os olhos sobre o abismo 7 Ergue do pó os miseráveis, retira os pobres do monturo.
Evangelho: Lc 11,29-32

Naquele tempo: 29 A multidão estava aumentando e Jesus continuou: “Esta raça é uma raça perversa; pede um sinal e não lhe será dado outro a não ser o de Jonas. 30 Porque assim como Jonas serviu de sinal para os ninivitas, assim o Filho do homem servirá também de sinal para esta raça. 31 A rainha do Sul se levantará no dia do Juízo com os homens desta geração, e então os condenará; porque ela veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão, e aqui está quem é maior que Salomão! 32 Os homens de Nínive se levantarão no dia do Juízo com esta geração, e a condenarão também; porque se converteram com a pregação de Jonas, e aqui está quem é maior que Jonas!
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.Boa Nova para cada dia“Aqui está quem é maior que Salomão” (Lc 11,31g).“Aqui está quem é maior que Jonas” (Lc 11,32e).Muitas vezes temos todas as condições para nos converter, para nos arrepender, para nos confessar de nossos pecados, mas por qualquer motivo não o fazemos.Nosso comodismo e indiferença às advertências de Deus são a causa disto.Na vida espiritual corremos o risco de não dar a importância devida ao que Deus nos ensina, corrige, inspira, aconselha, tudo com amor de Pai.Isto pode ser de tal modo tão perigoso que corremos o risco de deixar passar a ocasião preparada por Deus para nossa conversão e morrermos em pecado. Podemos, finalmente, terminar na morte eterna, no inferno. Não pensemos que isto pode ser desconsiderado. Foi por motivos como este que Jesus condenou um grande número de judeus que em seu tempo não chegaram a entender que a Salvação era Ele quem trazia ao mundo. Foi por isto que a classe dirigente de Israel ignorou Jesus e o Reino de Deus, terminando por perder a Salvação que Jesus lhes trouxera.Jesus não trouxe a Salvação para que nós não lhe déssemos a menor importância.Isto somente acontece quando somos espiritualmente ignorantes.Podemos ficar fora do Reino de Deus e perder a Vida Eterna mesmo tendo vivido muitos anos dentro da Igreja.É para isto que o Evangelho de hoje nos adverte.Se a rainha de Sabá foi, de sua distante terra, procurar a sabedoria de Salomão, mais ainda deviam procurar a Sabedoria de Deus, na pessoa de Jesus Cristo, os judeus de seu tempo. Muitos dos que conviveram com Ele não O levaram a sério e foram condenados.Se os ninivitas se converteram após ouvir Jonas para lhes pregar a conversão e assim evitar a punição divina, muitos contemporâneos de Jesus não quiseram reconhecer Nele O Profeta que Moisés profetizara em Dt 18,15.18. Assim estes que desprezaram Jesus, O Profeta de Israel, terminaram condenados à morte eterna.Temos a possibilidade de encontrar Jesus todos os dias.Todos podemos comungar diariamente, estando em estado de Graça. Jesus está ao nosso alcance sempre que O procuramos.E procurá-Lo sempre é que deve ser nossa maior ocupação. Não foi isto que fez Maria, irmã de Marta, no dia em que Jesus as foi visitar? Maria escolheu a melhor parte que não lhe foi tirada: ouvir dos lábios de Jesus a verdadeira sabedoria (Lc 10,42).Sejamos fiéis a Jesus Cristo: procuremos sua companhia e intimidade sempre, mesmo em meio a nossas maiores ocupações: nosso coração esteja atento a tudo o que Ele nos ensinar, para nos conduzir à felicidade da Vida Eterna.Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário