segunda-feira, 8 de outubro de 2018

DISCURSO DO SANTO PADRE FRANCISCO AOS MEMBROS DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DO ESTADO POLICIAL

DISCURSO DO SANTO PADRE FRANCISCO
AOS MEMBROS DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DO ESTADO POLICIAL

Paulo VI Hall
Sábado, 29 de setembro de 2018

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

Tenho o prazer de encontrá-lo hoje e compartilhar, juntamente com toda a sua Associação Nacional, desejos e resoluções. Agradeço ao seu Presidente, o Chefe da Polícia do Estado, por suas palavras e saúdo todos os que fazem parte da Associação. Ela une os membros da Policia ainda em operação e aqueles que, mesmo tendo terminado seu serviço, ainda se sentem parte dela e levam adiante seus ideais. A Associação propõe "repassar as tradições da Polícia do Estado" ( Estatuto , artigo 2.1) favorecendo a união de todos os seus membros, em licença ou em serviço. Desta forma, a experiência dos membros idosos e seu patrimônio histórico-cultural é reforçado, o que não deve ser disperso, mas transmitido e ampliado, e ajuda a fortalecer o vínculo entre as gerações, por vezes infelizmente comprometido no contexto das relações sociais.

É muito significativo que alguns membros do público possam participar da sua Associação, mesmo que eles não sejam membros da Polícia, eles assumem seus valores e seu compromisso. Constituir-se como uma grande família: uma família aberta a todos aqueles que querem se comprometer com o bem comum a partir de seus princípios; uma família que gostaria de envolver e acolher cada cidadão, para disseminar uma cultura de legalidade, respeito e segurança.

Sem esses fundamentos, nenhum contexto social pode alcançar o bem comum, mas, mais cedo ou mais tarde, se tornará um emaranhado de interesses pessoais, sem relação um com o outro, até mesmo opostos. O bem de uma sociedade, na verdade, não é dado pelo bem-estar da maioria, nem pelo respeito dos direitos de "quase todos". Em vez disso, é dado pelo bem da coletividade como um grupo de pessoas, de modo que, enquanto alguém sofre, "todos os membros sofrem com ele" (cf. 1 Cor 12:26).

Quando faltam legalidade e segurança, os mais fracos são sempre os primeiros a serem danificados, porque têm menos meios de se defender e de se sustentar. De fato, toda injustiça afeta acima de tudo os mais pobres, e todos aqueles que de várias maneiras podem ser chamados de "últimos". Por último, em nosso mundo, estão aqueles que deixam suas terras por causa da guerra e da miséria, e devem começar do zero em um contexto completamente novo; os últimos são aqueles que perderam suas casas e empregos, e estão lutando para sustentar suas famílias; os últimos são aqueles que vivem marginalizados e doentes, ou são vítimas de injustiça e abuso. Para todos eles você está perto de você quando tenta prevenir o crime e trabalha para combater o bullying e a fraude; quando você coloca seu tempo e energia na formação de jovens e na supervisão de escolas, na proteção do território e do patrimônio artístico; na organização de conferências e treinamento para uma cidadania mais ativa e consciente.

É uma questão de satisfação e esperança de ver quantas áreas são alcançadas por suas iniciativas, movidas não pela atenção a um único aspecto da vida civil, mas pela solicitude pelas pessoas, que você alcança em qualquer situação de necessidade ou nas armadilhas em que se encontram. como um bom pai, que não se limita a dizer ao filho de uma vez por todas que ele deve ser cuidadoso com os perigos, mas está interessado nas várias armadilhas que pode enfrentar e está gradualmente tentando ensiná-lo e acompanhá-lo.

Agradeço, portanto, a mensagem de partilha e solidariedade que você transmite, em um compromisso muitas vezes oculto. Torne-se cada vez mais promotor desse cuidado amoroso das pessoas, que é a síntese de seus próprios ideais, sabendo que é capaz de gerar novos relacionamentos e dar vida a uma ordem mais justa. De fato, com o seu empenho, você contribui para a inserção, na mistura da sociedade, do fermento da igualdade e da fraternidade, que nunca deixa de produzir seus frutos.

Vemos bem se considerarmos os primeiros séculos do cristianismo: como os valores transmitidos pelo Evangelho transformaram radicalmente a vida e a mentalidade de toda a sociedade humana. É assim que a proclamação da fraternidade entre todos os homens, trazida pelos primeiros discípulos de Jesus e seus sucessores, tem minado gradualmente as bases sobre as quais a escravidão era justificada, até que seja percebida como uma instituição iníqua e provoque sua escravidão. 'extinção. Do mesmo modo, a mensagem de um Deus que morre na cruz sem acusar, mas perdoando, aceitando o sofrimento e a humilhação por amor, derrubou a hierarquia de valores e deu nova dignidade aos abandonados e aos excluídos. Além disso, as ações de Jesus para com as mulheres, os doentes e as crianças marcaram um profundo ponto de virada cultural em relação a tudo o que veio "antes de Cristo", e apontou toda atitude de violência ou violência como injusta para séculos futuros. desinteresse nessas categorias de pessoas.

Relembrei brevemente alguns frutos da difusão da mensagem evangélica na sociedade humana, para ter sempre em mente como a colocação dos valores da solidariedade e da paz, que encontram o seu ápice na pessoa e na mensagem de Jesus, foi capaz, e ainda hoje, para renovar as relações interpessoais e sociais. É precisamente o que esperamos para o nosso tempo, sabendo que quando praticamos a caridade, isso muda o mundo e a história, mesmo que não percebamos imediatamente seus efeitos. Este é o nosso objetivo, e é isso que você contribui para fazer como uma Associação Nacional de Polícia Estadual sempre que, seguindo o exemplo de seu Padroeiro Miguel Arcanjo, você se opõe a tudo que fere ou destrói o homem.

Ao cumprimentá-lo, agradeço-lhe pelo trabalho que realizou com tanta dedicação, e pedindo sua oração por mim, invoco em sua Associação e em todos os seus membros a bênção e proteção de Deus.

FONTE: http://w2.vatican.va/content/francesco/it/speeches/2018/september/documents/papa-francesco_20180929_associazione-nazionale-polizia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário