segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Liturgia do dia 05/10/2018


Liturgia do dia 05/10/2018


Leituras
Jó 38,1.12-21; 40,3-5
Sl 138(139),1-3.7-8.9-10.13-14ab (R/. 24b)
Lc 10,13-16

26ª Semana do Tempo Comum

Sexta-Feira

Primeira Leitura: Jó 38,1.12-21; 40,3-5

1 Respondeu Javé a Jó, do seio de uma tempestade, e disse: 12 Deste ordens à manhã algum dia de tua vida, e mostraste à Aurora o seu lugar 13 para que agarrasse os cantos da terra e dela os ímpios fossem sacudidos? 14 Ela se transforma como a argila de sinetar e se tinge como um vestido. 15 Então aos iníquos ela recusa a sua luz e rompe-se o braço ameaçador. 16 Chegaste até os mananciais do mar e passeaste pelo Abismo imperscrutável? 17 Foram-te reveladas as portas da Morte ou viste as portas da Sombra? 18 Compreendeste as extensões da terra? Descreve-a, então, se a conheces toda! 19 Qual é o caminho para a morada da Luz; das Trevas, qual é a moradia, 20 para conduzi-las aos seus domínios e encaminhá-las à sua casa? 21 Certamente o sabes, pois já eras nascido, e o número dos teus dias é considerável!3 Então respondeu Jó a Javé: 4 “Sim, fui leviano; que te replicarei? Ponho a mão sobre minha boca. 5 Uma vez falei e não repetirei, duas vezes, e não prosseguirei”.
Salmo: Sl 138(139),1-3.7-8.9-10.13-14ab (R/. 24b)
R. Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!
1 Do mestre de coro; de Davi, salmo. Senhor, tu me examinas e conheces, 2 sabes quando me sento ou me levanto. Tu penetras de longe os meus intentos, 3 percebes se caminho ou se repouso, são rotina aos teus olhos os meus passos.

7 Para onde fugir do teu espírito, onde da tua face me ocultar? 8 Se acaso escalo os céus, no céu te encontras; se mergulho no abismo, estás presente.

9 Se nas asas da aurora alçar o voo e para além dos mares ancorar, 10 ali também conduz-me a tua mão e de mim se apodera a tua destra.

13 Foste tu que plasmaste as minhas vísceras e no seio materno me teceste. 14 Por tão grande prodígio vos dou graças, velaste sobre mim com tanto amor, maravilhosas são as tuas obras!
Evangelho: Lc 10,13-16

Naquele tempo, disse Jesus: 13 Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque se os milagres realizados em vós tivessem sido feitos em Tiro ou Sidon, há muito que elas teriam se convertido, sentadas no chão, vestidas com sacos e cobertas de cinzas! 14 Portanto, no juízo, Tiro e Sidon terão melhor destino que vós! 15 E tu, ó Cafarnaum, por acaso pensas que serás elevada até o céu? Serás atirada no inferno. 16 Quem vos ouve, a mim é que ouve; quem vos rejeita, a mim é que rejeita, e quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou”.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“... quem me rejeita, rejeita Aquele que me enviou.”(Lc 10,16c).
Quando Jesus percorria a Galileia anunciando o Reino de Deus, encontrou quem O acolhesse e quem O rejeitasse.
No Evangelho de hoje Jesus aparece desolado pela má recepção que teve em Betsaida e Corazim, cidades judias da Galileia.
É importante lembrar que eram cidades judias porque assim entendemos que os que o rejeitaram eram judeus. E entre eles, os líderes religiosos, os chefes de sinagogas, os anciãos do povo, os escribas e os fariseus, os que certamente impediram Jesus de permanecer naquelas cidades.
Jesus tinha-lhes falado abertamente que era o Messias. Podemos concluir isto porque em outros lugares, como em Nazaré, foi expulso da sinagoga por esse mesmo motivo.
Ora, para Jesus não há dúvida sobre a culpa dos que O rejeitaram. Serão punidos por Deus no Juízo Final.
A culpa de Betsaida e Corazim é tão grave que nem no Juízo serão perdoadas. Isto porque aqueles judeus sabiam e tinham entendido muito bem o que Jesus lhes comprovara sobre sua missão como Messias, o Salvador de Israel. Como judeus tinham condições de entender as profecias que Jesus lhes lembrou sobre Si mesmo enquanto Messias.
Para acentuar a culpa de Betsaida e Corazim, disse que Tiro e Sidônia, cidades pagãs, teriam aceito a mensagem Dele vendo os milagres que Ele fazia para comprovar que era o Salvador. Jesus esteve em Tiro e Sidônia onde teve melhor acolhida pelos milagres que lá realizara (Mt 15,21). Quando Jesus pronunciou o Sermão da Montanha, muitas pessoas da região de Tiro e Sidônia estavam presentes, mas não pessoas da Galileia (Lc 6,17) de Betsaida e Corazim.
Também sobre Betsaida e Corazim Jesus podia dizer o mesmo que disse a seus parentes de Nazaré: “ ... eu vos afirmo que nenhum profeta é bem recebido na sua própria terra.” (Lc 4,24). Mas foi bem recebido fora de sua terra, nas regiões de Tiro e Sidônia.
O que este Evangelho quer nos dizer?
Sabemos que podemos reagir ao que Jesus pede de nós tanto como Tiro e Sidônia ou como Betsaida e Corazim. Pode ser que num determinado período de nossa vida fomos Betsaida e Corazim e nos convertemos em Tiro e Sidônia. Cada um de nós precisa se perguntar, de tempos em tempos, de que lado está em relação a Jesus.
Examinemos, portanto, nossa vida de católicos.
E procuremos não decepcionar Jesus.
E se isto não nos bastar, perguntemos: para nós haverá maior misericórdia no Juízo Final do que para com Betsaida e Corazim?
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário