segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Liturgia do dia 09/10/2018


Liturgia do dia 09/10/2018


Leituras
Gl 1,13-24
Sl 138(139),1-3.13-14ab.14c-15 (R/. 24b)
Lc 10,38-42

27ª Semana do Tempo Comum

Terça-Feira

Primeira Leitura: Gl 1,13-24

Irmãos: 13 Decerto, ouvistes falar de que modo eu me comportava outrora no judaísmo; como perseguia com violência a Igreja de Deus e queria destruí-la; 14 e como, em questão de judaísmo, me distinguia no meio de meus concidadãos e contemporâneos, tão zelosamente estava apegado às tradições de meus pais. 15 Mas, quando aquele que me escolheu desde o seio de-minha mãe, e me chamou pela sua graça, achou bom 16 revelar seu Filho em mim, para que o anunciasse aos pagãos, logo, sem consultar a ninguém, e 17 sem ir a Jerusalém para junto dos que eram apóstolos antes de mim, fui para a Arábia e depois voltei para Damasco. 18 Três anos mais tarde, fui a Jerusalém para conhecer Cefas e passei quinze dias com ele. 19 Não vi nenhum outro apóstolo, mas somente Tiago, o irmão do Senhor. 20 O que vos estou escrevendo, atesto diante do Senhor que não é mentira. 21 Depois eu fui para as regiões da Síria e da Cilícia, 22 mas pessoalmente era um desconhecido para as igrejas de Cristo que estão na Judeia. 23 Elas apenas ouviam dizer: “Aquele que outrora nos perseguia agora está anunciando a fé que antes queria destruir”. 24 E davam glória a Deus por minha causa.
Salmo: Sl 138(139),1-3.13-14ab.14c-15 (R/. 24b)
R. Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!
1 Senhor, tu me examinas e conheces, 2 sabes quando me sento ou me levanto. Tu penetras de longe os meus intentos, 3 percebes se caminho ou se repouso, são rotina aos teus olhos os meus passos.
13 Foste tu que plasmaste as minhas vísceras e no seio materno me teceste. 14 Por tão grande prodígio vos dou graças, velaste sobre mim com tanto amor, maravilhosas são as tuas obras!

15 Eis que me conhecias por inteiro, quando fui modelado ocultamente, nas entranhas, da terra cinzelado.
Evangelho: Lc 10,38-42
38 Jesus, estando em viagem, entrou num povoado, e uma mulher, que se chamava Marta, o hospedou em sua casa. 39 Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor e escutava a sua palavra. 40 Marta, pelo contrário, estava atarefada com o serviço da mesa. Ela se aproximou e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha a servir? Manda que ela me ajude”. 41 Mas Jesus lhe respondeu: “Marta, Marta, tu te afliges e te preocupas com muitas coisas; 42 mas só uma coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada”.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“Jesus entrou num povoado e certa mulher, de nome Marta, O acolheu em sua casa”. (Lc 10,38).
O episódio do encontro de Jesus com Marta e Maria é bem conhecido de todos nós.
Nossa contemplação das cenas descritas nesta passagem de Lc 10 aí encontra grande riqueza espiritual.
Vamos considerar hoje a iniciativa de Marta em acolher Jesus na sua casa, em Betânia.
O Evangelho não diz, mas muito provavelmente Jesus, depois de ensinar o povo sobre o Reino de Deus em Jerusalém, precisou de um momento de descanso. Por isso se dirigiu a Betânia.
Jesus, ao chegar àquele povoado, provavelmente viu chegar a seu encontro, Marta, irmã de Lázaro. Marta somente poderia tomar esta iniciativa se já conhecesse Jesus. Não ficava bem uma mulher convidar um desconhecido para descansar em sua casa. Podemos supor, portanto, que Marta, Lázaro e Maria já conhecessem Jesus de outros encontros em Jerusalém ou em Betânia.
Àquela família acolher Jesus era um privilégio. Os que O convidavam podiam ouvi-Lo em particular, aproveitando-se daquela possibilidade tão rara.
Ora, o Evangelho que ouvimos hoje nos surpreende:depois de convidar Jesus para sua casa e certamente para uma refeição, não foi Marta quem pôde ouvi-Lo primeiro. Sua irmã Maria ficou aos pés de Jesus para ouvir Dele palavras de Vida Eterna. E, quando disto Marta se queixa, Jesus não a reprova propriamente. Ele lhe lembra a maior importância de ouvi-Lo do que ocupar-se com outras atividades, mesmo aquela em que Marta Lhe preparava uma refeição.
Mas não pensemos que depois Jesus não tenha atendido a Marta em sua sede de conhecer os ensinos de Jesus. Naquela refeição e depois dela Jesus atendeu a Marta, e certamente a seu irmão Lázaro, que estaria presente, apesar de não mencionado.
Ao nosso encontro Jesus vem continuamente sem que nos demos conta.
Ele disse que estaria conosco todos os dias até o fim do mundo (Mt 28,20).
Para Ele somos Marta, Maria e Lázaro.
Não nos esqueçamos de ir ao seu encontro a cada vez que Ele bater à nossa porta.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário