quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Liturgia do dia 02/10/2018


Liturgia do dia 02/10/2018


Leituras
Ex 23,20-23
Sl 90(91),1-2.3-4.5-6.10-11 (R/. 11)
Mt 18,1-5.10

26ª Semana do Tempo Comum

Terça-Feira

Primeira Leitura: Ex 23,20-23

Assim diz o Senhor:20 Vou enviar um anjo diante de ti, para que te guarde pelo caminho e te conduza ao lugar que eu preparei. 21 Toma cuidado na sua presença, e escuta a sua voz. Não te revoltes contra ele, pois não perdoará as vossas transgressões: nele está o meu Nome! 22 Se escutares atentamente a sua voz e fizeres tudo o que eu te disser, serei inimigo dos teus inimigos, e adversário dos teus adversários. 23 E meu anjo caminhará diante de ti e te conduzirá à terra dos amorreus, dos heteus, dos fereseus, dos cananeus, dos heveus e dos jebuseus, aos quais exterminarei.
Salmo: Sl 90(91),1-2.3-4.5-6.10-11 (R/. 11)
R. O Senhor deu uma ordem aos seus anjos, para em todos os caminhos te guardarem.
1 Feliz o que se abriga sob o Altíssimo, do Todo-poderoso vive à sombra! 2 Dize ao Senhor: “Tu és o meu refúgio; meu baluarte, o Deus em quem confio!”.

3 Do ardil do caçador te guardará, do contágio da peste que arruína. 4 Ele te cobrirá com suas asas, encontrarás abrigo em suas penas. Sua fidelidade se assemelha a uma couraça e escudo que protegem.

5 não terás a temer o horror da noite, nem a flecha que voa em plena luz; 6 nem a peste que ronda pelas trevas, o contágio que alastra ao meio-dia.
10 Jamais te atingirá desgraça alguma, nem chegará o mal à tua casa. 11 Pois a seus anjos Deus ordenará em teus caminhos todos te guardarem.
Evangelho: Mt 18,1-5.10

1 Naquele momento os discípulos aproximaram-se de Jesus para perguntar: “Quem é o maior no Reino dos céus?”. 2 Jesus chamou um menino, colocou-o no meio deles, 3 e respondeu: “Eu vos declaro esta verdade: se não vos tornardes de novo como os meninos, não podereis entrar no Reino dos céus. 4 Portanto, aquele que se fizer pequeno como este menino será o maior no Reino dos céus. 5 Quem acolher um menino como este em meu nome, é a mim que acolherá. 10 Cuidado! Não desprezeis um só destes pequeninos! Porque eu vos digo que os seus anjos, no céu, contemplam sem cessar a face de meu Pai que está nos céus.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“Quem se fizer pequeno como esta criança é o maior no Reino dos Céus” (Mt 18,4)
O objetivo da Liturgia da Palavra deste dia é chamar-nos à atenção para a importância dos Anjos da Guarda, que comemoramos hoje.
É no Evangelho de hoje que Jesus aproveita uma discussão entre seus discípulos para lhes dar lições importantes.
Eles discutiam sobre quem deles seria o maior no Reino de Deus. Para os corrigir, Jesus lhes mostrou uma criança dizendo: “Quem se fizer pequeno como esta criança é o maior no Reino dos Céus” (Mt 18,4). Esta foi a primeira lição. No Reino dos Céus quem dita a importância das pessoas é Deus, não os homens. Se para os discípulos uma criança tinha pouca importância, para Jesus e para Deus Pai elas têm, como Jesus mesmo vai ilustrar ao longo deste Evangelho.
A segunda lição, portanto, é a importância que Jesus deu à criança, cujos direitos, naquele tempo, pouco eram respeitados pela sociedade. Aqui Jesus se mostra identificado com os menos favorecidos e quer que sejam acolhidos como se fossem Ele mesmo: “Quem recebe em meu nome uma criança como esta, é a mim que recebe” (Mt 18,5).
Ainda a favor das crianças, e agora, com uma terceira lição, Jesus diz: “ ... Eu vos digo que seus Anjos veem sem cessar a face de meu Pai que está nos céus” (Mt 18,10).
É deste modo que Jesus afirma a importância dascrianças, modelos de simplicidade/grandeza no Reino dos Céus. Não somente devem ser acolhidas como ao próprio Jesus, como também respeitadas por causa da atenção especial que o Pai tem por elas: a Deus Pai interessa que seus Anjos cuidem de seus filhos e filhas crianças.
Não pensemos que esta seja uma estória para alegrar as crianças e ser esquecida por adultos.Trata-se de um ensino sério de Jesus a homens maduros, um tanto rudes, como eram seus discípulos. Nós podemos nos descobrir rudes como eles se continuarmos a ver as crianças apenas sob o olhar humano e não o de Deus Pai e de Jesus Cristo. Isto é, nossa maneira de ver as crianças e respeitá-las deve se aperfeiçoar a tal ponto que neste comportamento imitemos Jesus e Deus Pai. Há sérios motivos para isto nos nossos dias. Conhecemos muitos casos de maus tratos contra as crianças, especialmente em países em críticas condições de desenvolvimento. E, em nossas famílias, há casos de desrespeito aos direitos das crianças e adolescentes.
Por fim, reflitamos de maneira mais elevada: se Jesus nos fala que as crianças são protegidas por seus Anjos da Guarda, significa que um olhar espiritual sobre elas deve ser adquirido, e isto entendido não como mera doce advertência de Jesus, mas como mudança em nossa própria mentalidade quanto ao nosso modo de tratar as crianças de todo o mundo. Ajudemos, consequentemente, quem se dedica ao serviço das crianças, em todas as formas de promoção humana e espiritual desta parte fundamental da sociedade.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário