quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Liturgia do dia 03/10/2018


Liturgia do dia 03/10/2018


Leituras
Jó 9,1-12.14-16
Sl 87(88),10bc-11.12-13.14-15 (R/. 3a)
Lc 9,57-62

26ª Semana do Tempo Comum

Quarta-Feira

Primeira Leitura: Jó 9,1-12.14-16

1 Respondeu Jó a seus amigos:2 “Realmente, eu sei que assim é: e como pode o homem ter razão contra Deus? 3 Se o mortal quisesse contender com ele, não responderia nem uma vez sobre mil. 4 Ele é sábio de coração e robusto de força: quem lhe resistiria impunemente? 5 Ele é quem remove as montanhas, sem que elas percebam, e as revolve em seu furor. 6 Ele é quem sacode a terra do seu lugar e lhe abala as colunas. 7 Ele dá uma ordem, e o sol não se levanta. Ele põe um selo sobre as estrelas. 8 Só ele é quem estende os céus, e marcha sobre as ondas do mar. 9 Ele criou a Ursa e o Órion, as Plêiades e as Constelações do Sul. 10 Ele faz obras grandiosas, insondáveis, e maravilhas inúmeras. 11 Ei-lo que passa perto de mim e não o vejo, ei-lo que segue seu caminho, e não o percebo. 12 Ei-lo a despojar: quem o impedirá? Quem lhe dirá: ‘Que é que fazes?’. 
14 Quanto menos eu poderei responder-lhe e contra ele escolher meus argumentos! 15 Tivesse eu razão, de que adiantaria defender-me? Ele é meu juiz, a quem eu deveria suplicar. 16 Se ele, ao meu apelo, acaso respondesse, teria eu certeza de ele escutar minha voz?
Salmo: Sl 87(88),10bc-11.12-13.14-15 (R/. 3a)
R. Chegue a minha oração até a vossa presença!
10 bc Clamo por ti, Senhor, dia após dia; estendo para ti as minhas mãos. 
11 Farás milagres em favor dos mortos? as sombras se erguerão para louvar-te?

12 Comenta-se entre os mortos teu amor, tua fidelidade no sepulcro? 13 Conhecerão as trevas teus prodígios, onde tudo se esquece, a tua graça?

14 Eu, no entanto, Senhor, clamo por ti; sobe a ti minha prece desde a aurora. 15 Por que, Senhor, repeles minha alma; por que escondes de mim a tua face?
Evangelho: Lc 9,57-62

Naquele tempo: 57 Enquanto faziam este percurso, um homem foi dizer a Jesus: “Vou te seguir para onde fores!”. 58 Jesus lhe respondeu: “As raposas têm suas tocas, as aves do céu têm ninhos. Mas o Filho do homem não tem onde apoiar a cabeça”. 59 E disse a um outro: “Segue-me!”. Ele respondeu: “Senhor, deixa que eu vá antes enterrar meu pai”. 60 Mas Jesus replicou: “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos, mas tu vai anunciar o Reino de Deus”. 61 Outro ainda lhe disse: “Vou te seguir, Senhor, mas deixa que eu vá primeiro me despedir da família”. 62 Jesus lhe respondeu: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não é apto para o Reino de Deus”.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
Jesus disse ...: segue-me (Lc 9,59).
Esta passagem de São Lucas é extremamente resumida. Se a lemos depressa, pouco entendemos.
Vejamos como aprofundar as condições que aqui Jesus põe aos que espontaneamente se apresentam para serem seus discípulos e aos que Ele convida para o seguirem. São três casos diferentes.
O primeiro caso é de um homem que se apresenta a Jesus dizendo que o seguiria aonde quer que Ele fosse. Era uma decisão tomada com firmeza. A este novo discípulo Jesus põe uma condição. Segui-Lo, aonde quer que Ele for, isto é, acompanhá-lo todos os dias e noites, significa estar disposto a dormir no chão, sem o menor conforto, acordar cansado, e até passar noites em claro. É isto que Jesus quer dizer com estas palavras:
“As raposas têm suas tocas e os pássaros têm seus ninhos.
Mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça”. (Lc 9,58).
O segundo caso é o de um homem que o próprio Jesus convida. Mas este convidado já apresenta uma condição inicial: seu pai morreu e ele deve ir enterrá-lo. A este Jesus adverte: quem O segue não pode se ocupar com coisas menos importantes do que o anúncio do Reino de Deus. Isto é, o anúncio do Reino de Deus é mais urgente do que as urgências de seus discípulos. Portanto a este convidado Jesus põe esta condição:
“Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai anunciar o Reino de Deus” (Lc 9,60).
O terceiro caso é o de outro convidado por Jesus que ainda se sente preso a seus pais e parentes. A este, Jesus lembra que somente são aptos para o Reino de Deus os que se decidiram a deixar para trás seus familiares e passar a fazer parte de uma nova família, a de Jesus e seus seguidores em vista do anúncio do Reino de Deus. A este, portanto, Jesus pôs esta condição:
“Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus” (Lc 9,62).
Estes três casos são apenas algumas amostras das condições que Jesus pôs aos que se decidiram a segui-Lo. Em outras passagens do Evangelho aparecem outras condições. A mais exigente de todas está em Mc 8,34-35:
34. “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga
35. Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la;
mas quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, vai ganhá-la”.
Aqui Jesus é radical.
A radicalidade do seguimento de Jesus nos impressiona. Se a tememos, lembremos quanta recompensa Jesus nos promete em troca. Diante disto nossos temores desaparecerão. Seguindo-O, receberemos Dele a Vida Eterna.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário