sábado, 5 de agosto de 2017

Liturgia do dia 05/08/2017

  A imagem pode conter: texto


Leituras
Lv 25,1.8-17
Sl 66, 2-3. 5. 7-8 (R. 4)
Mt 14,1-12

17ª Semana do Tempo Comum - Ano A

Sábado

Primeira Leitura: Lv 25,1.8-17

1 Javé falou a Moisés, sobre a montanha do Sinai, dizendo: 8 Contarás sete semanas de anos, sete vezes sete anos; de maneira que as sete semanas de ano serão quarenta e nove anos. 9 No décimo dia do sétimo mês farás soar o som claro de tua trombeta; no Dia da Expiação, fareis soar a trombeta por toda a vossa terra. 10 E santificareis o ano quinquagésimo e proclamareis liberdade, em toda a terra, para todos os seus habitantes. Será para vós um jubileu: cada qual voltará para a sua propriedade e retornará à sua família.11 O quinquagésimo ano será para vós um jubileu: não semeareis, não colhereis o que a terra sozinha produzir e não recolhereis os cachos da vinha não podada. 12 Porque é um jubileu; será sagrado para vós. Não comereis o fruto de vossos campos. 13 Nesse ano de jubileu, cada um de vós retornará à sua propriedade. 14 Se fizerdes uma venda a vosso companheiro ou se dele comprardes algo, que nenhum de vós engane seu irmão. 15 Comprarás de teu companheiro, segundo o número de anos decorridos depois do jubileu e ele te venderá, segundo o número de anos das colheitas a serem feitas. 16 Quanto mais anos houver, mais elevarás o preço, e quanto menos anos houver, mais diminuirás o preço; porque é o número das colheitas que ele te vende. 17 Que nenhum de vós prejudique a seu compatriota; temei vosso Deus, porque eu, Javé, sou vosso Deus.
Salmo: Sl 66, 2-3. 5. 7-8 (R. 4)R. Ó Deus, que os povos todos rendam graças, agradeçam-te, ó Deus, todos os povos!2 Tenha Deus compaixão, nos abençoe: faça brilhar seu rosto sobre nós! 3 Conheçam-se na terra os seus caminhos e a sua salvação entre as nações!

5 Rejubilem-se e alegrem-se as nações, porque julgas os povos com justiça e guias as nações por toda a terra.
7 Eis que a terra nos deu os seus produtos; Senhor, nosso Deus, abençoou-nos.8 Queira Deus conceder-nos sua bênção, todos o temam pela terra inteira!

Evangelho: Mt 14,1-12

1 Naquele tempo chegou aos ouvidos do governador Herodes a fama de Jesus. 2 Então ele disse às pessoas de sua corte: “Este é o João Batista que ressuscitou dos mortos, e por isso é que o poder de fazer milagres está agindo nele”. 3 Com efeito, Herodes tinha mandado prender João e o jogara algemado na prisão por causa de Herodíades, mulher de seu irmão Filipe. 4 Porque João lhe dizia: “Não é permitido conservá-la como tua mulher”. 5 Herodes, embora o quisesse matar, estava, no entanto, com medo do povo, que o tinha na conta de profeta. 6 Ora, por ocasião do aniversário natalício de Herodes, a filha de Herodíades dançou em público, e tanto agradou a Herodes, 7 que ele prometeu, sob juramento, dar-lhe tudo o que pedisse. 8 Ela, instigada por sua mãe, respondeu: “Dá me aqui, na bandeja, a cabeça de João Batista”. 9 O rei ficou triste. Contudo, por causa do juramento e dos convidados, ordenou que lhe fosse dada, 10 e mandou degolar João na prisão. 11 A cabeça dele foi levada numa bandeja e dada à jovem, que a levou para sua mãe. 12 Os discípulos de João foram buscar o corpo e o sepultaram. Depois, foram informar a Jesus.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2017 - Ano A - São Mateus, Brasília, Edições CNBB, 2016.Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.Boa Nova para cada dia“É João Batista, que ressuscitou dos mortos; e, por isso, os poderes miraculosos atuam Nele”. (Mt 14,2b).Mt 14,1-12 descreve a morte de São João Batista por ordem de Herodes Antipas.Conhecemos bem os motivos que Herodes teve para matar São João Batista, e como, de fato, o matou.Mas o Evangelho de hoje começa e termina referindo-se a Jesus.De fato, em Mt 14,2 Herodes declara que Jesus tem os poderes de fazer milagres como São João Batista que ele mandara matar.E no fim deste Evangelho (Mt 14,12c), está dito que os discípulos de São João Batista foram contar tudo sobre sua morte a Jesus.Portanto este Evangelho tem muito a ver com Jesus além de narrar a morte de São João Batista.Ora, no Evangelho de ontem vimos como os habitantes de Nazaré sabiam que Jesus fizera milagres em outros lugares. Mas não os aceitaram como prova de que Jesus era o Messias conforme predito pelos profetas. Um destes milagres era a cura da cegueira, como está dito em Is 29,18; 35,5; 42,7. Os nazarenos permaneceram cegos por falta de fé em Jesus.No entanto, Herodes, de quem não se poderia esperar fé em milagres de Jesus, é quem os afirma. Embora isto de nada tenha servido a Herodes, teve a finalidade que o autor deste Evangelho, São Mateus, quis lhe dar: um rei pecador reconhece em Jesus poderes miraculosos como os do profeta São João Batista. Jesus, para Herodes, era um profeta. Mas não foi reconhecido como profeta pelos seus concidadãos de Nazaré (Mt 13,57).Pensemos nestas atitudes contrárias: as dos nazarenos e a de Herodes Antipas.Vejamos de que lado estamos. Nós, de fato, podemos esquecer a importância que Jesus tem para nós enquanto Messias e Profeta. Estaremos assim do lado dos nazarenos. Mas reconhecemos Nele o poder que Deus Lhe deu como Messias e Profeta.Perguntemos: o que Jesus significa para nós enquanto Messias e Profeta?Nossa instrução religiosa nos dá respostas suficientes ou nisto somos ignorantes?Concluiremos que o Evangelho de hoje nos questiona sobre os conhecimentos que temos sobre Jesus Cristo. Não fiquemos atrás de Herodes.Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário