sábado, 19 de agosto de 2017

Liturgia do dia 19/08/2017

A imagem pode conter: texto


Leituras

Js 24,14-29

Sl 15,1-2a.5. 7-8. 11 (R. Cf. 5a)

Mt 19,13-15


19ª Semana do Tempo Comum - Ano A

Sábado

Primeira Leitura: Js 24,14-29

Naqueles dias, Josué disse a todo o povo: 14 Por isso temei a Javé, e servi-o com coração perfeito e sincero; afastai os deuses a que vossos pais serviram além do rio Eufrates e no Egito, e servi a Javé. 15 Porém, se não vos agrada servir a Javé, escolhei hoje a quem quereis servir: aos deuses que vossos pais serviram além do Rio ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Quanto a mim e minha casa, havemos de servir a Javé’”. 16 O povo respondeu: “Longe de nós abandonar Javé para servir a outros deuses! 17 Javé, nosso Deus, não foi ele quem nos tirou, a nós e a nossos pais, da terra do Egito, casa da escravidão, e fez à nossa vista grandes prodígios, guardando-nos por todo o caminho que trilhamos e por todos os povos pelos quais passamos? 18 Mais que isto: expulsou de nossa presença todas as nações, assim como os amorreus que habitavam o país. Nós queremos, nós também, servir a Javé, porque ele é o nosso Deus!”.19 Então Josué disse ao povo: “Vós não podereis servir a Javé, porque ele é um Deus santo e cioso, que não perdoará vossas transgressões e pecados. 20 Se abandonardes a Javé para servir a deuses estranhos, ele se voltará contra vós, e vos maltratará e aniquilará, depois de vos ter feito o bem”.21 O povo declarou a Josué: “Seja como for, serviremos a Javé!”. 22 Então Josué respondeu ao povo: “Sois testemunhas de que vós mesmos escolhestes Javé, para servi-lo”. Eles replicaram: “Somos testemunhas”.23 “Sendo assim, tirai do meio de vós os deuses estranhos e inclinai vossos corações para Javé, Deus de Israel.”24 O povo asseverou a Josué: “Nós serviremos a Javé, nosso Deus; é a sua voz que queremos obedecer!”.
Salmo: Sl 15,1-2a.5. 7-8. 11 (R. Cf. 5a)
R. O Senhor é a porção da minha herança.
1 Guarda-me, ó Deus, em ti busco refúgio. 2 Disse ao Senhor: “És tu o meu Senhor; não tenho outra alegria além de ti!”.

5 Porção da minha herança e do meu cálice, és tu, Senhor, que guardas meu quinhão.

7 Bendigo a Deus porque ele me inspirou, fala-me o coração mesmo de noite. 8 Ponho sempre o Senhor diante dos olhos; não posso resvalar; se o tenho ao lado.

11 O caminho da vida tu me ensinas, viver junto de ti é pleno gozo, delícia eterna estar à tua destra!
Evangelho: Mt 19,13-15

Naquele tempo:13 Certas pessoas apresentaram crianças para que lhes impusesse as mãos e rezasse por elas. Mas os discípulos começaram a repreendê-las.14Por isto Jesus lhes disse: “Deixai as crianças em paz e não as impeçais de virem a mim, pois o reino dos céus é daqueles que lhe são semelhantes!”. 15 Então pôs as mãos sobre elas e partiu dali.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2017 - Ano A - São Mateus, Brasília, Edições CNBB, 2016.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“Deixai as crianças e não as proibais de virem a mim, porque delas é o Reino dos Céus”. (Mt 19,14).
A liturgia nos propõe as lições de Jesus sobre o perdão dos pecados, sobre a purificação de nossos corações a ponto de serem inocentes como os das crianças (Mt 18,3).
No Evangelho de hoje Jesus repreende os discípulos porque afastavam Dele as crianças. Pelo contrário, Jesus apreciava estar rodeado de crianças, porque por meio delas podia dar lições aos discípulos.
Ora, a lição que Jesus dá neste Evangelho é precisamente que o Reino dos Céus pertence a pessoas com coração simples, inocente e puro como o das crianças. O Reino dos Céus não é lugar para gente de coração empedernido no pecado, pecadores inveterados, gente que ainda não encontrou a alegria que é viver conforme a vontade de Deus. No Reino dos Céus entram os que purificaram seus corações.
Aprendamos esta lição dada por Jesus com a simplicidade com que Ele mesmo a entendeu. Não há dificuldade para entender isto. Somente devemos nos manter nas boas disposições que Deus nos dá com Sua Graça para não pecarmos e sermos postos fora do Reino dos Céus.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário