quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Liturgia do dia 30/08/2017

                                           A imagem pode conter: texto

Leituras
1Ts 2,9-13
Sl 138 (139),7-8. 9-10. 11-12ab (R.1a)
Mt 23,27-32

21ª Semana do Tempo Comum - Ano A

Quarta-Feira

Primeira Leitura: 1Ts 2,9-13

9 Ainda vos lembrais, irmãos, das nossas penas e canseiras: trabalhávamos dia e noite, para não sermos pesados a nenhum de vós enquanto vos anunciávamos o Evangelho de Deus. 10 Sois testemunhas — e Deus também — de que a nossa conduta para convosco, os fiéis, foi santa, justa e irrepreensível.11 Bem sabeis que, como um pai a seus filhos,12 nós consolamos, encorajamos, insistimos diante de Deus para que cada um levasse uma vida digna dele, que vos chama ao seu reino e à sua glória.13 Por isso, de nossa parte damos graças a Deus sem cessar, porque, tendo ouvido a Palavra de Deus que vos pregávamos, a acolhestes não como palavra humana, mas como Palavra de Deus, que de fato é. Esta palavra é ativa em vós, que acreditastes.
Salmo: Sl 138 (139),7-8. 9-10. 11-12ab (R.1a)
R. Senhor, tu me examinas e conheces.
7 Para onde fugir do teu espírito, onde da tua face me ocultar? 8 Se acaso escalo os céus, no céu te encontras; se mergulho no abismo, estás presente.

9 Se nas asas da aurora alçar o voo e para além dos mares ancorar, 10 ali também conduz-me a tua mão e de mim se apodera a tua destra.

11 “Que a escuridão — direi — venha esconder-me, e a luz ao meu redor se faça noite!” 12 Para ti não existe escuro ou treva, e a noite resplandece como o dia.

Evangelho: Mt 23,27-32

Naquele tempo disse Jesus:27 Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Sois semelhantes a sepulcros caiados: por fora com bela aparência, mas por dentro cheios de ossos dos mortos e toda espécie de podridão. 28 Assim por fora vós pareceis justos, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e maldade. 29 Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Construís belos túmulos para os profetas  e enfeitais os sepulcros dos justos.30 E dizeis: ‘Se tivéssemos vivido na época dos nossos antepassados, não teríamos sido seus cúmplices no derramamento do sangue dos profetas!’ 31 Assim, dais testemunho contra vós mesmos, confessando que sois filhos dos assassinos dos profetas! 32 Acabai, então, de encher a medida de vossos pais!
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2017 - Ano A - São Mateus, Brasília, Edições CNBB, 2016.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“... vós sois como sepulcros caiados: por fora parecem belos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de toda podridão” (Mt 23,27bc).
Hoje Jesus repreende duramente os mestres da Lei e os fariseus hipócritas.
Para que Jesus chegasse a este ponto de tamanha ousadia, repreendendo em público os mestres da Lei e os fariseus, a situação espiritual deles devia ser realmente péssima.
Jesus não dizia estas coisas somente por conhecer o que vai no íntimo dos homens, como diz Jo 2,25: E não precisava de que alguém lhe desse testemunho a respeito do homem, porque Ele mesmo sabia o que havia no íntimo de cada homem. Jesus dizia estas coisas porque mesmo as pessoas simples testemunhavam continuamente a hipocrisia dos mestres da Lei e dos fariseus.
Eles, por seu lado, não podiam reagir de outro modo senão com ódio a Jesus. Este ódio vai se desafogar quando O matarem na cruz.
Jesus sabia que poderiam matá-Lo, o que tentaram mais de uma vez.
No entanto Jesus não recuou um centímetro. Os que devia acusar e desmascarar, denunciou e desmascarou. O Povo de Deus podia ter plena certeza do que Jesus ensinava com sua vida e testemunho.
Se Jesus nos encontrasse hoje, conhecendo o que vai no nosso íntimo, o que Ele nos diria?
Cuidemos de manter limpo nosso coração. Seremos os escolhidos de Deus. Para conosco Deus usará de Justiça, Misericórdia e Fidelidade.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário