sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Liturgia do dia 25/08/2017

A imagem pode conter: texto

Leituras
Rt 1,1.3-6.14b-16.22
Sl 145,5-6. 7. 8-9a. 9bc-10 (R. 2a)
Mt 22,34-40

20ª Semana do Tempo Comum - Ano A

Sexta-Feira

Primeira Leitura: Rt 1,1.3-6.14b-16.22

1 Nos dias em que os juízes governavam, houve uma fome no país. Um homem de Belém de Judá partiu então para habitar nos Campos de Moab, com sua mulher e seus dois filhos. 3 Faleceu, porém, Elimelec, marido de Noemi, e ela ficou com seus dois filhos.4 Estes casaram-se com mulheres moabitas, uma das quais se chamava Orpa, e a outra, Rute. Moraram ali uns dez anos. 5 Morreram também os dois, Maclon e Quilion. Ficou a mulher sem os dois filhos e sem marido. 6 Então ela pensou em voltar dos Campos de Moab, levando as noras, porque tinha ouvido, nos Campos de Moab, que Javé visitara seu povo, dando-lhe pão. 14b Orpa beijou a sogra e voltou para o seu povo; Rute, porém, permaneceu com ela. 15 Disse então Noemi: “Eis que tua cunhada volta para o seu povo e para o seu deus; volta também, e segue tua cunhada”. 16 Mas Rute respondeu: “Não insistas comigo para que te deixe e me separe de ti. Porque, para onde quer que fores, irei eu; onde quer que vivas, viverei eu. O teu povo será o meu povo, o teu Deus será o meu Deus. 22 Foi assim que Noemi voltou, acompanhada de sua nora Rute, a Moabita, que veio dos Campos de Moab. Entraram em Belém quando começava a colheita da cevada.
Salmo: Sl 145,5-6. 7. 8-9a. 9bc-10 (R. 2a)
R. Louvarei o Senhor a vida inteira, salmodiarei a Deus toda a existência.
5 Feliz quem põe em Deus sua esperança, quem no Deus de Jacó encontra ajuda! 6 Pois foi ele que fez o céu e a terra; o mar e tudo aquilo que contém.

7 Sempre fiel, só ele proporciona justiça ao fraco e pão ao que tem fome. É o Senhor que liberta os prisioneiros.

8 O Senhor dá ao cego a luz dos olhos, o Senhor levanta os abatidos, o Senhor ama os justos, 9a é o Senhor que protege os estrangeiros

9bc Que sustenta o órfão e a viúva, mas confunde dos ímpios o caminho.10 O senhor reina pelas gerações. Reina o teu Deus, Sião, eternamente.
Evangelho: Mt 22,34-40

Naquele tempo: 34 Quando os fariseus souberam que ele tinha reduzido os saduceus ao silêncio, fizeram uma reunião. 35 E um deles, doutor da lei, perguntou-lhe capciosamente: 36 “Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?”. 37 Jesus respondeu: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua mente. 38 Este é o maior e o primeiro mandamento. 39 O segundo é tão importante como o primeiro: Amarás a teu próximo como a ti mesmo.40 Nestes dois mandamentos se resume toda a Lei e os Profetas”.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2017 - Ano A - São Mateus, Brasília, Edições CNBB, 2016.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?” (Mt 22,36)
Esta foi a pergunta feita pelos fariseus depois que ficaram sabendo que Jesus calara os saduceus que com Ele discutiram antes (Mt 22,34).
A intenção dos fariseus era uma armadilha. Se Jesus dissesse que o maior mandamento não fosse amar a Deus sobre todas as coisas, estaria errado e desqualificado em sua auto-afirmação como o Messias esperado por Israel.
Qualquer pessoa reconhece o quanto esta pergunta dos fariseus era ingênua, pois até mesmo as crianças sabiam qual era o maior mandamento da Lei.
Mas o foco desta passagem do Evangelho de São Mateus não é esta questão do maior ou menor mandamento. A questão era outra: garantir aos leitores que ninguém em Israel tinha maior sabedoria do que Jesus: Ele já tinha eliminado os saduceus da lista de seus opositores, e, agora, neste Evangelho, elimina facilmente também os fariseus. Ninguém mais havia que pudesse contrastar a sabedoria de Jesus. Ele respondia a todos e resolvia todas as dificuldades, enigmas ou armadilhas que lhe fizessem.
Esta passagem de São Mateus tem por finalidade dar a seus leitores a certeza de que sua aceitação de Jesus como Salvador era correta. Jesus era o sábio rabi cheio do Espírito Santo para atender a todas as dificuldades espirituais e teológicas de seus discípulos.
Discípulos de Jesus somos nós hoje em dia.
Sabemos que muitos pretensos sábios querem desautorizar a mensagem, o ensino, a ação salvadora de Jesus. Mas sabemos também que ao longo dos séculos estes inimigos de Jesus sempre terminaram vencidos, enquanto que Jesus vive para sempre.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário