sábado, 12 de agosto de 2017

Liturgia do dia 11/08/2017

A imagem pode conter: texto


Leituras
Dt 4,32-40
Sl 76,12-13. 14-15. 16.21 (R.12a)
Mt 16,24-28

18ª Semana do Tempo Comum - Ano A

Sexta-Feira

Primeira Leitura: Dt 4,32-40

Moisés falou ao povo dizendo:32 Interroga, pois, as idades antigas, que te precederam, desde o dia em que Deus criou o homem sobre a terra: houve, acaso, de uma a outra extremidade do céu, algo de tão grande, ou se ouviu jamais coisa semelhante? 33 Existe, porventura, um povo que tenha ouvido a voz de Deus, falando do meio do fogo, como tu ouviste, e tenha ficado com vida? 34 Existe acaso um deus que tenha vindo buscar para si uma nação do meio de outra, por meio de provações de sinais, de prodígios e de combates, com mão forte e braço estendido, e por meio de grandes terrores, coisas que, para vós, sob os teus olhos, Javé, vosso Deus, realizou no Egito? 35 A ti é que deu ver isso tudo, para que saibas que Javé é Deus e não existe nenhum outro. 36 Do céu, fez ouvir a sua voz para te instruir, e, na terra, fez com que visses seu grande fogo, e, do meio do fogo, ouvisses as suas palavras. 37 É porque ele amou os teus pais que ele escolheu, depois deles, a sua posteridade, e porque te tirou do Egito, manifestando a sua presença e o seu poder, 38 para lançar fora da tua presença nações maiores e mais poderosas que tu, e te introduzir no seu país que ele te deu, em herança, como ainda hoje se vê. 39 Sabe-o, pois, hoje, e medita-o no teu coração: Javé é Deus, lá no alto do céu, tão bem como aqui, embaixo, sobre a terra, e não há outro. 40 Guarda a sua lei e os seus mandamentos que eu te ordenei, hoje, para teres, tu e os teus filhos, felicidade e longa vida sobre a terra que Javé, teu Deus, te dá para sempre”.
Salmo: Sl 76,12-13. 14-15. 16.21 (R.12a)
R. Lembro-me então dos feitos do Senhor.
12 Lembro-me então dos feitos do Senhor, relembro as maravilhas de outra época. 13 Todas as tuas obras eu medito, tuas ações repasso em pensamento.

14 Como é sublime, ó Deus, o teu caminho, que outro Deus haverá igual ao nosso? 15 Pois és o Deus que fazes maravilhas, revelaste entre os povos teu poder.

16 Redimiste o teu povo com teu braço, e os filhos de Jacó e de José.

21 Tu guiaste teu povo qual rebanho, pelas mãos de Moisés e de Aarão.
Evangelho: Mt 16,24-28

24 Então Jesus disse aos seus discípulos: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me; 25 pois, quem quiser salvar sua vida vai perdê-la; mas quem perder a vida por amor de mim vai encontrá-la de novo. 26 Que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, se com isso perder a sua vida? Ou que poderá dar o homem, que tenha o valor da sua vida? 27 Porque o Filho do homem está para vir com os seus anjos na glória de seu Pai e há de retribuir a cada um conforme o seu procedimento. 28 Eu vos declaro esta verdade: alguns dos que aqui se acham presentes não morrerão antes de verem o Filho do homem vindo como Rei”.

Leituras:
Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2017 - Ano A - São Mateus, Brasília, Edições CNBB, 2016.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“... o Filho do Homem virá na Glória de Seu Pai ...e retribuirá a cada um de acordo com sua conduta”. (Mt 16,27ac).
Aceitar Jesus Cristo, seu Reino, sua Igreja, ser batizado em Seu Nome é a segurança de participar com Ele de Sua Glória no fim dos tempos.
Porém é necessário corresponder a Jesus Cristo pelo que espera de nós.
O Reino dos Céus nos põe condições.
Jesus Cristo nos põe condições.
E o Evangelho de hoje nos mostra que Jesus quer de nós tudo, até nossa própria vida. Se Ele deseja isto de nós, sendo Ele bom e nosso Salvador, este seu querer é o melhor para nós. E o seu oposto é o pior para nós.
A maneira pela qual Jesus nos diz isto é uma comparação: entre quem prefere ignorá-Lo e seguir sua vontade pessoal numa vida afastada de Deus. É a condição da pessoa ‘inspirada’ por Satanás como Pedro, tal como nos advertiu o Evangelho de ontem.
Porém quem seguir a Jesus vai morrer para si mesmo, para seus interesses e projetos inspirados por Satanás. Irá, ao contrário, deixar-se inspirar por Deus para reconhecer em Jesus o Messias e Filho do Deus Vivo, como o disse Pedro, tal como lemos no Evangelho de ontem.
À nossa escolha está a vida conforme Jesus viveu e pede de nós.
Se escolhemos viver segundo os caprichos inspirados pelo inimigo, perderemos a Vida Eterna.
Tudo isto é muito claro, mas por esforço pessoal não conseguimos nos livrar das tentações que encontramos a cada passo nesta vida. Isto quer dizer que a ajuda de Jesus é indispensável. Ele mesmo nos adverte: “Sem mim nada podeis fazer” (Jo 15,5).
O Evangelho de hoje, portanto, é uma santa advertência para sermos salvos: ou estamos com Jesus ou contra Ele (Mt 12,30).
Meditemos portanto sobre estas coisas extremamente sérias.
Peçamos a Jesus Cristo Sua ajuda.
Não nos queixemos das exigências de Seu Reino. Lembremos o que nos diz São Paulo: “... se já morremos com Cristo, cremos que também com Ele viveremos” (Rm 6,8). Morremos com Cristo no dia em que fomos batizados, porque morremos para a vida do pecado (Rm 6,3).
Portanto no momento presente devemos manter a limpeza batismal de nosso coração para chegarmos, assim, justificados ao momento em que estaremos diante do tribunal de Jesus. Ele não será nosso inimigo, mas nosso defensor. Demos graças a Deus!
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário