domingo, 27 de agosto de 2017

Liturgia do dia 26/08/2017

A imagem pode conter: texto

Leituras
Rt 2,1-3.8-11; 4,13-17
Sl 127,1-2. 3. 4-5 (R. 4)
Mt 23,1-12

20ª Semana do Tempo Comum - Ano A

Sábado

Primeira Leitura: Rt 2,1-3.8-11; 4,13-17

1 Ora, Noemi tinha um parente da parte do marido, homem muito rico, da família de Elimelec; seu nome era Booz. 2 Rute, a Moabita, disse a Noemi: “Peço-te que me deixes ir ao campo respigar atrás daqueles aos olhos dos quais eu encontrar favor”. Ela lhe respondeu: “Vai, minha filha”. 3 Foi, pois, e respigou no campo, atrás dos ceifeiros. Por acaso, encontrava-se ela na parte do campo que pertencia a Booz, que era do clã de Elimelec. 8 Disse então Booz a Rute: “Ouve, minha filha, não vás respigar em outro campo. Não te afastes daqui, mas junta-te às minhas criadas. 9 Que teus olhos observem o campo onde os homens ceifam. Vai atrás delas, pois ordenei aos empregados que não te molestem. Se sentires sede, vai aos cântaros, e bebe da água que os empregados buscam no poço”. 10 Então Rute, prostrando-se com o rosto em terra, disse-lhe: “Como pude obter graça aos teus olhos a ponto de te interessares por mim que sou uma estrangeira?”. 11 Respondeu-lhe Booz: “Estou bem informado de tudo o que tens feito com tua sogra, depois da morte de teu marido, como deixaste teu pai, tua mãe e tua terra natal, vindo para um povo que antes não conhecias. 4,13 Booz tomou, pois, Rute, e ela se tornou sua mulher; viveu com ela, e Javé permitiu-lhe que concebesse e desse à luz um filho. 14 Disseram então as mulheres a Noemi: “Bendito seja Javé, que não permitiu que te falte hoje um descendente que te redima e cujo nome seja proclamado em Israel. 15 Ele será para ti um consolo e um apoio na tua velhice; porque é tua nora, que te ama, que o deu à luz, ela que te vale mais do que sete filhos”. 16 Noemi, tomando o menino, colocou-o sobre o seu próprio seio e foi ela quem cuidou da criança. 17 As vizinhas deram-lhe um nome, dizendo: “Nasceu um filho a Noemi”, e chamaram-no Obed. Tornou-se pai de Jessé, o pai de Davi.
Salmo: Sl 127,1-2. 3. 4-5 (R. 4)
R. Eis com que bens será abençoado o que teme o Senhor!
1 Feliz és tu que temes o Senhor e andas no seu caminho! 2 Ganharão tuas mãos o pão que comes, e viverás feliz.

3 Tua esposa é a parreira carregada no coração da casa. Brotam teus filhos como as oliveiras em torno à tua mesa.

4 Eis com que bens será abençoado o que teme o Senhor! 5 De Sião te abençoe, e possas ver Jerusalém feliz; vê-la feliz ao longo dos teus dias.
Evangelho: Mt 23,1-12

1 Então, Jesus declarou ao povo e a seus discípulos: 2 “Os mestres da lei e os fariseus ocupam a cátedra de Moisés. 3 Fazei e observai, então, tudo o que vos disserem, mas não vos guieis pelo seu modo de agir, porque ensinam e não praticam. 4 Amarram pesados fardos e os colocam nas costas dos outros, mas eles próprios não os querem mover nem com a ponta do dedo. 5 Praticam todos os seus atos para atraírem a atenção dos outros. 6 Alargam assim os seus filatérios, e alongam as franjas dos seus mantos. Apreciam os primeiros lugares nos banquetes e as primeiras cadeiras nas sinagogas. 7 Gostam de receber saudações nas praças e de ser chamados de ‘Rabi’ pelos homens. 8 Quanto a vós, não queirais ser chamados de Rabi, porque não tendes senão um só Mestre é sois todos irmãos. 9 A ninguém deis o nome de Pai aqui na terra, porque não tendes senão um Pai: o que está nos céus. 10 Nem vos intituleis mestres, porque não tendes senão um Mestre: o Cristo. 11 O maior dentre vós se faça vosso servidor. 12 Quem se exaltar será humilhado e quem se humilhar será exaltado.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2017 - Ano A - São Mateus, Brasília, Edições CNBB, 2016.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
... fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. (Mt 23,5a).
Mt 23,1-12 é uma das passagens em que Jesus mais critica os escribas e fariseus.
Por qual motivo?
Pela notória hipocrisia deles.
Hipocrisia porque sabiam muito bem o que a Lei de Deus ensinava e exigia. Eles exigiam do povo a observância da Lei e de muitos preceitos, mas eles mesmos não os cumpriam. Por isso era hipócritas.
Esta é uma lição dura. Dura se tivermos nosso coração duro ao que Deus pede amorosamente de nós. Os hipócritas são vazios do amor por Deus e cheios de soberba, de amor por si mesmos.
É completamente diferente o comportamento das pessoas que amam a Deus.
Os salmos continuamente nos falam da alegria de cumprir a Lei de Deus por amor a Ele.
Os Mandamentos da Lei de Deus insistem em amar a Deus e ao próximo, e cumprindo-os, não somente conhecemos o verdadeiro motivo que Deus lhes deu, como conhecemos também o íntimo, o “coração” de Deus.
Deus é amor. Não há motivo para cumprir seus Mandamentos por egoísmo e hipocrisia.
Do mau exemplo dos escribas e fariseus tiremos uma lição negativa: não seremos como eles.
Da repreensão que Jesus lhes fez, tiremos uma lição positiva, porque nos é dada por Ele, que nos amou primeiro e por nós deu sua vida. Sabemos, de fato, em quem cremos (2Tm 1,12), em Jesus Cristo.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário